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Como a estratégia de SXO pode melhorar o relacionamento com o cliente?

By Weslley Costa Monday, 16 de August de 2021   Read time: 4 minutes

Um assunto que começou em 2015, mas continua relevante quando falamos em experiência do usuário, é o termo SXO. Trata-se da sigla para Search Experience Optimization, ou Otimização da Experiência de Pesquisa (que nada mais é do que a junção de SEO com UX).

Neste conteúdo vou falar um pouco sobre a importância do SXO e explicar como ele funciona. Confira os principais tópicos que abordarei neste conteúdo:

  • O que é SEO – Search Engine Optimization
  • UX e CX são a mesma coisa? Quais as diferenças?
  • Importância do SXO para a experiência do usuário
  • Por que apostar na experiência do usuário?

O que é o SEO – Search Engine Optimization?

SEO, ou Search Engine Optimization, são técnicas utilizadas para otimizar mecanismos de buscas como o Google, Bing e entre outros.

Essas técnicas de otimização são frequentemente utilizadas para melhorar o posicionamento de uma ou mais páginas de destino de um site, aumentando as chances de ser encontrado e acessado.

Mas o assunto de hoje é o SXO, que também é associado a uma evolução do SEO. Então antes de falar nesse assunto, vou pontuar o conceito de UX e a diferença do papel de CX.

UX e CX são a mesma coisa? Quais as diferenças?

O conceito entre UX e CX é bem diferente, principalmente quando falo de áreas em que são trabalhadas. Entretanto, essas duas estratégias devem estar alinhadas para que a experiência de um usuário ou cliente seja única e a melhor possível.

UX, ou User Experience, é uma estratégia que pensa no usuário e em todas as interações que ele terá com o produto ou serviço para que todo o processo seja realizado de forma orgânica, fluida e intuitiva. É importante ressaltar que a área de UX não diz respeito apenas ao desenvolvimento ou criação da identidade visual do produto, mas também na criação de uma experiência única como todo.

Já quando falo em Customer Experience (CX), devemos de cara desassociar como somente um setor de suporte ou atendimento. Afinal, o profissional de CX é o que tem mais contato com o produto ou serviço da sua empresa. E, além disso, também está muito próximo dos clientes, tentando entender pontos de atrito em sua experiência.

Agora que esclarecemos e diferenciamos esses dois conceitos, vamos voltar para o nosso assunto: SXO!

Mas, afinal, qual a importância de entender o SXO

O Google está em constante evolução e atualização de seu algoritmo para entregar sempre o melhor conteúdo ao usuário, pensando tanto em qualidade quanto em experiência.

Com a evolução do mundo digital, a união de técnicas de SEO com UX se tornou inevitável. Por isso, se a sua empresa pretende crescer organicamente e aparecer nas melhores posições nos mecanismos de busca, é preciso investir, além do conteúdo, em experiência também.

Como melhorar a experiência do usuário

Separei 3 dicas rápidas e práticas que você pode utilizar para melhorar e entender o que é preciso mudar na sua experiência.

Teste A/B

Faça testes de conteúdo e formato pelas suas páginas do site ou blog e entenda o que chama mais atenção para o usuário e os conteúdos que são mais relevantes.

Funil de conversão

Com informações do seu usuário crie um funil, ou seja, uma trilha de conteúdos de topo, meio e fundo de funil para levá-lo a conversão.

Jornada do usuário

Pense nos principais touchpoints do seu usuário e do seu cliente para criar uma experiência única de comunicação com a marca.

Porque apostar na experiência do usuário?

O consumidor tem evoluído e apresentado diversas mudanças de comportamento e consumo. Ou seja, o perfil 5.0 do consumidor se mostra heavy user de tecnologias e redes sociais. Portanto, muito além do que a compra de um serviço ou produto, este consumidor valoriza a experiência por completo, desde o primeiro contato com a marca até o pós-compra.

Por isso, apostar na experiência do seu usuário também é investir na sua marca e na fidelização de clientes. Afinal, se a experiência desde o início for agradável, a empresa sairá na frente de outros concorrentes e ainda vai ganhar um cliente fiel.

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