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Estratégia de preços da Amazon para capturar o público do mercado

por Burc Tanir Terça-feira, 21 de agosto de 2018   Tempo de leitura: 8 minutos

Ser bem-sucedido no mercado de comércio eletrônico como a Amazon envolve adotar estratégias de preços bem planejadas.

As táticas que muitas vezes funcionam para e-commerces independentes, no entanto, nem sempre funcionam para todo o mercado online.

O objetivo de qualquer plataforma é gerar o maior número de vendas possível. No entanto, com a concorrência cada vez mais feroz,  tornando-se cada vez mais difícil se destacar diante dos seus concorrentes.

Como os métodos tradicionais de venda online, você precisa levar em consideração o custo pago pelo produto, o valor cobrado pela concorrência atualmente e seu posicionamento atual em termos de vendas.

Nessa postagem, vamos analisar um conjunto de diferentes estratégias de preços que você pode usar para capturar o público dos mercados e aumentar seu número de vendas.

Não opte pela tática race to the bottom

Uma das piores estratégias de preços do e-commerce é a abordagem race to the bottom. O mesmo se aplica se você também estiver tentando vender na Amazon.

Uma abordagem race to the bottom é um conceito que pressupõe que a avaliação dos seus produtos em um valor menor do que qualquer outro que seus concorrentes estejam oferecendo para dominar o mercado.

Agora, a razão pela qual estamos contra essa abordagem é dupla. A primeira é que dá a ilusão de que você está vendendo produtos baratos. Especialmente se pretende construir uma marca, isso será ineficaz à medida que você cresce.

A segunda é que você reduz sua margem de lucro e corre o risco de vender seus produtos com prejuízo. Você pode fazer um bom negócio com seu fornecedor, que pode produzir seus óculos de sol por 0,10 $ a unidade.

Mas e se seus concorrentes conseguirem produzir os óculos por 0,05 $ a unidade? A menos que consiga fazer melhores negócios com seus fornecedores, a concorrência será sempre capaz de reduzir seus preços  a uma taxa que você não pode competir.

Se você deseja reduzir os preços de seus produtos, então uma maneira eficaz de o fazer é atribuir preços a seus produtos entre 1,2% a 1,5% acima do vendedor atual mais barato. Assim, você vai evitar a abordagem race to the bottom, mas ainda atribuirá preços competitivos dentro de sua própria indústria.

Você também precisa considerar seus próprios custos para administrar seu negócio. Esses custos incluem (mas não são limitados a):

  • Custos de envio;
  • Impostos alfandegários para quaisquer vendas internacionais;
  • Envio de pagamentos;
  • Taxas FBA da Amazon;
  • Taxas de devolução do cliente;
  • As suas próprias taxas de devolução;
  • Taxas de comissão da Amazon.

Use uma ferramenta de atribuição de preços para se manter competitivo

A natureza da Amazon implica que você esteja consistentemente rodeado de concorrentes. Quando um cliente busca um produto específico, é apresentado não só o seu produto, como os produtos de seus concorrentes.

É por isso que é extremamente importante usar um software de preços competitivos para ajudar você a navegar por toda a indústria de conteúdos, tanto dentro como fora da Amazon.

Se usar dados como sua força motriz, você deve monitorar ativamente as estratégias de preços de seus concorrentes principais, atuais e anteriores. Isso dará a oportunidade de alterar proativamente seus próprios preços com base nos dados adquiridos.

Fonte: Prisync.com

Lembre-se: seja qual for a estratégia de preços, a meta deverá ser aparecer na primeira página da Amazon para qualquer termo de pesquisa introduzido. Não aparecer na primeira página irá prejudicar tanto suas vendas que, na verdade, não importa qual será a estratégia de preços que você implemente.

A grande vantagem do uso de software para ajudar você a analisar pontos de preço históricos e atuais é que ele oferece uma riqueza de inteligência que pode usar para promover suas futuras estratégias de preços.

Você poderá usar os dados para antecipar as tendências de seus concorrentes e entender exatamente quais produtos precisam ter seus preços analisados novamente e quando isso deve ser feito. Usando essas informações, você será capaz de entender melhor quando precisará fazer pacotes de produtos, usar técnicas de up-selling ou apenas identificar produtos que são casos perdidos.

Focar na percepção do preço

Pense em algumas das razões pelas quais os compradores optam por adquirir seus produtos na Amazon. Uma das principais vantagens dos usuários que compram na Amazon é a percepção de bons negócios – em que os compradores acreditam que obtêm as melhores oportunidades de negócio na web.

Mas, sabe-se que a Amazon está constantemente aprimorando os preços de seus produtos (muitas vezes, a toda hora). A empresa pode tirar proveito da percepção de preços e dominar o mercado.

Você também pode seguir essa mesma abordagem como vendedor da Amazon. Tudo o que você precisa fazer é dar a impressão de que seus produtos reduzem as médias do mercado com mais frequência do que na realidade.

Essa coluna tem um preço de 66,13 $, após uma redução do preço inicial de 75 $. Agora, para o cliente comum, esse é um desconto decente. A Amazon vai mais longe e lista também a porcentagem poupada.

Agora, a percepção entra em jogo quando buscamos esse produto fora da Amazon.

Na verdade, é mais barato comprar o produto fora da Amazon e o preço listado acima nem é um preço com desconto.
Como os preços da Amazon são geralmente mais baixos, a percepção de uma boa oportunidade de negócio está presente.

Nesse caso, você deve considerar o que seus concorrentes fora da Amazon estão cobrando por seus produtos, portanto, apesar do preço que está cobrando na Amazon, você ainda parece ter uma oportunidade de negócio melhor do que as de suas concorrentes.

Considerar a sazonalidade

Você provavelmente não venderia uma árvore de Natal em março pelo mesmo preço que venderia em novembro, certo?

Os produtos com elemento de sazonalidade devem levar em conta esse fator na estratégia geral de preços. Muitos produtos têm a eles associado um período de vendas concentradas – momento em que geram o maior número de vendas.

Entender se você se enquadra nessa categoria é a primeira vantagem para entender quando você pode esperar seus taxas mais elevadas de retorno do lucro.

Se não tem a certeza se possui um elemento de sazonalidade, então observe seus relatórios de vendas anteriores para decifrar quando seu produto é mais vendido. Por exemplo, esta árvore de Natal custa, atualmente, 169,99 $.

Contudo, se usarmos um software de preços dinâmicos, podemos constatar que, ao longo do tempo, o preço variou. Os preços sazonais são uma abordagem de preços dinâmicos que permite que os varejistas de e-commerce otimizem seus preços com base em determinados períodos de um dia, um mês, um ano ou durante a vida útil de um produto no mercado.

Não é de surpreender que o preço mais baixo tenha sido em novembro, quando era de apenas US 99,99 $. Isso pode ter acontecido porque eles queriam capitalizar o número de pessoas que procurariam uma árvore de Natal durante as festas de final de ano.

Em março, quando há menos demanda, eles podem recuperar seus custos para as pessoas que possam precisar de uma árvore de Natal.

Assim, por meio de preços sazonais, você estará sempre atento às tendências do mercado e do que seus concorrentes estão oferecendo. Com esse conhecimento, você pode ser saber onde diminuir ou aumentar seus preços em determinados momentos.

Reflexões finais sobre a estratégia de preços da Amazon

Espero que o presente artigo tenha lhe dado algum motivo de reflexão quando se trata de sua estratégia de preços na Amazon. Por favor, tenha em mente, no entanto, que dominar a Amazon é uma tarefa difícil e muitas vezes leva tempo.

À medida que você testa diferentes abordagens, em breve ficará claro qual estratégia de preço funciona melhor para sua empresa e para seus produtos.

Uma estratégia de preços eficaz na Amazon envolve observar e examinar dados históricos anteriores da Amazon, considerar a atividade da concorrência e usar os períodos sazonais de pico para maximizar seus lucros.Qual estratégia de preços da Amazon você usou no passado?

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