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Como a estratégia de blog funciona no e-commerce?

Por: Rebeca Araújo

Formada em Publicidade e pós-graduada em Comunicação e Semiótica, atua diariamente com a criação de conteúdo para e-commerce dos mais variados segmentos e tipos de públicos. Escritora de blogs há três anos, atualmente é analista de conteúdo jr. na web.art group.

Nunca se falou tanto sobre a produção de conteúdo para a Internet. Entre lives e vídeos, outro tipo de criação muito solidificada também tem o seu espaço para e-commerces: os blog posts.

Ainda que o seu surgimento seja antigo, muitas marcas começaram a adotar esse tipo de estratégia agora e vêm colhendo bons frutos com essa ferramenta. Com uma grande busca para se diferenciar dos concorrentes e conquistar novos clientes, os blogs de e-commerce são um excelente investimento para os mais variados segmentos de empresas.

Quais os impactos de um blog para o e-commerce da marca?

De forma muito eficaz, apostar em uma estratégia de blogpost é pensar no longo prazo e participar de um processo chamado inbound marketing, ou marketing de atração. Nesse tipo de estratégia, os conteúdos publicados no blog são capazes de gerar uma série de benefícios para todas as etapas do funil.

Porém, você deverá trabalhar alinhado com outras áreas como o SEO e entender qual o seu maior intuito com o blog. Além disso, é possível ter outros tipos de resultados, entendendo a mente do consumidor e ser impactado positivamente com a performance do seu e-commerce.

Tráfego orgânico para sua loja

Chamamos de tráfego orgânico todos os tipos de visitas alcançadas por um site de forma espontânea, sem investimento de capital (mídia paga). Esse tipo de fluxo de acessos é originado pelos mecanismos de busca – nesse caso, o Google ou o Bing.

O blog de um e-commerce ajuda a potencializar as visitas no site da loja e, quando o seu conteúdo está bem estruturado e integrado com as estratégias de SEO, as chances de conseguir boas posições no ranqueamento realizado pelos buscadores é maior.

Saiba que não existe ao certo um prazo para “maturação” de performance de um conteúdo de blog. Porém, tudo o que foi colocado dentro do artigo será avaliado pelos robôs, incluindo algum tipo de plágio ou cópia. Dessa forma, é importante investir em conteúdos originais para o blog, pois, caso contrário, as chances de um banimento e processos são certeiras.

Processo de educação de clientes

A estratégia de conteúdo dentro de e-commerce faz parte do inbound marketing. Diferentemente dos estilos de marketing tradicionais, o inbound atua na educação de seus clientes e visitantes.

Por exemplo, em vez de falar de forma mais direta e “agressiva” sobre o seu produto logo de cara, um blog post pode ser melhor aproveitado educando o leitor sobre o que é o produto, como cuidar, benefícios que ele pode fornecer, modelos disponíveis, entre outros assuntos relacionados.

Maior chance de fidelização e preferência

Esse processo de ensinar e ajudar o seu cliente é muito valioso no momento de escolher entre as opções disponíveis no mercado. Vamos imaginar que o produto procurado pelo seu usuário seja muito comum, mas, pela ajuda fornecida pelo seu conteúdo, o cliente está mais propenso em escolher o seu serviço e o seu site.

Pode parecer pequeno, porém todos os clientes gostam de ser bem tratados pelas marcas, sentindo-se encantados por tudo o que está sendo fornecido por elas. Com um blog ativo que trata de assuntos relevantes para o seu público, aos poucos, a sua loja estará muito mais fixa na cabeça de seus visitantes, tornando-se prioridade de compra na hora da decisão final.

Mais autoridade e fortalecimento de marca

Com uma produção de conteúdo para blog bem planejada, tratando de assuntos pertinentes e uma boa periodicidade de publicações, aos poucos, o seu e-commerce começa a chamar atenção do Google. Com buscadores cada vez mais específicos e desenvolvidos, as chances de o seu artigo alcançar uma posição orgânica alta também cresce.

Tudo isso ajuda na hora de fortalecer a sua loja virtual, trazendo mais tráfego para o site e aumentando também a sua conversão de uma maneira muito mais barata e que pode ser aproveitada durante anos após a publicação.

Vale a pena?

Com tantos atributos positivos, investir em uma estratégia de blogs para o seu e-commerce vale muito a pena. O conteúdo de blog é muito rico para ajudar os seus clientes mais cativos e trazer outros visitantes para a sua página. Graças à facilidade das pesquisas pelo Google e Bing, o seu futuro cliente precisará de poucos cliques para chegar até o seu blog e passar todo o processo de compra de forma prática e rápida.

Escolher a estratégia de blog no e-commerce é criar uma conexão real com clientes interessados em aprender mais e crescer junto com você!

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