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Estoque descentralizado no e-commerce

Por: Valéria Mancini

Valéria Mancini é especialista em comércio eletrônico, marketing e negócios digitais. Com mais de 10 anos de experiência no setor, Valéria é Account Manager da Alephee, uma empresa com três anos de mercado que ajuda marcas, distribuidores e varejistas em sua transformação digital, criando redes, conectando a cadeia comercial para desenvolver estratégias de comércio eletrônico.

Contar com maior segurança em relação aos produtos, gestões e entregas é fundamental para as empresas do e-commerce conquistarem ganhos importantes na operação e no atendimento ao consumidor. Para os vendedores de autopeças, que trabalham com itens de diversas marcas e modelos de veículos, é importante contar com o máximo de atenção.

Quando pensamos no momento que esse setor vive, em que a tecnologia está ganhando espaço a cada dia, é essencial contar com um novo aliado para garantir o sucesso nas operações: o estoque descentralizado, opção que está sendo adotada pelos principais e-commerces.

O estoque descentralizado é caracterizado por centros de distribuições em várias regiões e que trazem ganhos para comerciantes de autopeças.

Quais são os outros tipos de estoque?

Antes de entrarmos em detalhes, precisamos entender como funcionam os outros dois tipos de sistemas que podem ser utilizados: estoque compartilhado e estoque terceirizado.

  • Estoque compartilhado: se o lojista contém um estabelecimento fixo, é possível contar com essa estratégia para o negócio, já que o mesmo estoque do site é o que será vendido na loja, conquistando economia de espaço e gerenciamento integrado. Mas, para obter sucesso, é preciso ter uma grande integração e uma atualização de estoque real, para evitar que a venda de um produto não seja duplicada na loja física e online.
  • Estoque terceirizado: quando olhamos a terceirização, podemos separar em duas categorias – dropshipping e cross docking. Na primeira, a entrega fica por responsabilidade do fornecedor. Já a segunda é quando o fornecedor entrega o produto para a loja entregar ao cliente. Em ambas as modalidades, é possível contar com uma grande quantidade de itens, já que não existe a necessidade de contar com um estoque.

Com a terceirização do estoque, os vendedores também podem potencializar os negócios e ampliar o catálogo de produtos, deixando aqueles com maior rotatividade no espaço físico e, no estoque terceirizado, os que vendem menos ou necessitam de maior investimento ou espaço para ficar na loja.

Estoque descentralizado aparece como aliado para o e-commerce de autopeças

O estoque descentralizado é caracterizado por centros de distribuições em várias regiões e que trazem ganhos importantes para os comerciantes de autopeças. O primeiro é a possibilidade de atingir lugares distantes do país e de maneira ágil, já que as peças estarão em locais estratégicos para o lojista.

A organização aparece como segundo ponto importante, onde o centro de distribuição controla a operação (fornecedores e nível de estoque), e cada unidade monitora as vendas, reposição e itens disponíveis. A economia na operação também será maior, com o risco de perda menor e, por conta da posição logística, redução de despesas.

Quais os benefícios do estoque descentralizado para o e-commerce?

Além das vantagens anteriormente citadas, os comerciantes digitais, ao adicionarem o estoque descentralizado na estratégia de negócios, conquistam outros benefícios que os colocam em posição de destaque no mercado, como:

  • Vantagem em relação aos concorrentes
  • Possibilidade de aumentar o faturamento com vendas para lugares distantes
  • Aumento de espaço no mercado

Com os consumidores aderindo às compras online para adquirir itens para os veículos, é um diferencial que os comerciantes de autopeças estejam prontos para atender a pedidos de diversas regiões do país. Você já está preparado para isso?

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