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Especificidade: um dos segredos para obter sucesso no e-commerce

Por: Adeise Marcondes

CEO e especialista em Estratégias de Marketing Digital na EmpreendEra. Administradora de Empresas, formada em Comércio Exterior e pós-graduada em Ensino e Marketing. Possui 20 anos de experiência na área comercial e vendas.

Ao pé da letra, especificidade significa particularidade, de qualidade própria, de uma espécie, peculiar. Com isso, quero te propor uma reflexão: você já parou para pensar se, dentro do seu negócio, em seus produtos e/ou serviços, no seu e-commerce, existe especificidade de verdade? Já analisou ou, melhor ainda, recebeu algum feedback sobre o quanto o que você faz é único? É exclusivo? Tem alguma particularidade? Se ainda não, saiba que esse pode ser o caminho para que você, de uma vez por todas, comece a ter sucesso em seu negócio.

O caminho, ainda que não distante, pode não ser tão fácil quanto parece. Isso porque hoje — no comparativo com alguns poucos anos atrás — vivemos em uma era digital, que permite uma infinidade ainda maior de concorrência. Então, para mergulhar de fato em um oceano azul, a especificidade pode ser um desafio, mas também o grande segredo.

Quais os pontos importantes do seu negócio?

Para percorrer esse caminho, imagine-se em uma loja com diversos setores. Os consumidores são seus potenciais clientes, que entram e precisam escolher o produto preferido para comprar ou serviço para contratar. Agora, pergunte-se: se existem tantos itens nessa loja, por que o cliente compraria de você? E a resposta é simples: para o cliente comprar de você, você precisa de um produto atraente, especial, marcante e “notável”. Ou seja, elementos únicos que ressaltam você dos demais.

Isso, claro, é possível ao elencar e definir alguns pontos importantes sobre a sua marca, que finalmente farão você trabalhar a sua especificidade.

Entre os pontos, o primeiro deles é entender e conhecer o seu cenário, seu mercado e nicho de atuação. Comece buscando conhecer seus concorrentes, suas características e diferenciais. A partir daí encontre uma oportunidade nesse mercado, que ocupe um espaço diferente na mente do consumidor.

Seja a caça, e não o caçador

Em seguida, defina a sua especialidade; a sua área de atuação; os tipos de problemas que irá resolver para o seu cliente; e não menos importante, quais serão os benefícios que você vai oferecer para eles — isso porque pessoas buscam soluções, diferente dos seus concorrentes.

Entenda que você precisa parar de ficar o tempo inteiro querendo ‘caçar’ e vender. Mais importante do que chegar até as pessoas é estar atraente a elas. Esse é o segredo: você tem que ser ‘caçado’ pelo cliente e não sair ‘caçando’. Por este motivo é tão importante entregar informações relevantes para seu público sobre o seu produto e/ou serviço. Se importe e se interesse com o que é importante de fato para ele e faça isso de forma genuína e com alta entrega de valor.

Imagine que o seu relacionamento com o cliente é como em um casamento. Ninguém acorda dizendo: “hoje eu vou casar com a primeira pessoa que encontrar na rua”. Não, isso não acontece! Primeiro surge uma paquera, depois uma conversa, um cinema e aí vem o namoro. Só depois chega o casamento, que você pode comparar a um cliente fidelizado.

E é isso! Sabendo onde quer chegar e como quer ser percebido, você tem condição de planejar todo esse caminho para chegar até lá. E lembre-se: seu diferencial já existe, você só precisa percebê-lo e trabalhar para criar esse posicionamento.