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Especialista apresenta os 5 principais erros no e-commerce

por Frederico Flores Quinta-feira, 09 de maio de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

O número de vendas pela internet está crescendo exponencialmente a cada ano, seja por meio das lojas virtuais ou dos marketplaces. O comércio eletrônico brasileiro deve crescer 16% até o final de 2019 e o volume de vendas deve chegar a R$ 79,9 bilhões. Para quem começou a empreender no e-commerce, como foi o meu caso e de milhares de brasileiros, este crescimento é motivo de orgulho. Afinal, o setor começou com faturamento anual de R$ 500 milhões no início dos anos 2000, apresentava pouquíssimas tecnologias e hoje não para de crescer e inovar.

Cada vez mais o nível de concorrência no mundo digital aumenta. Para driblar esse cenário é preciso estar atento às novidades do mercado que ajudam o lojista durante sua jornada empreendedora — além de construir uma estratégia eficaz para as vendas pela internet. O lojista online pode perder vendas por conta de detalhes pequenos, por isso é fundamental estar de olho em toda a jornada do cliente.

Problemas como rastreabilidade aparecem como um dos erros que mais comprometem o negócio do pequeno empreendedor. Outros como imagens dos produtos e estrutura de URL também são comuns em sites de e-commerce — e podem ser resolvidos antes de causar um problema maior para o lojista.

A partir de um estudo com 80 problemas mais comuns, analisados em mais de 1.300 lojas online, separei 5 erros no e-commerce bastante relevantes. Confira os equívocos a seguir para não repetir em seu negócio e otimizar sua gestão.

Rastreabilidade

Este é um dos erros mais graves do e-commerce e é fundamental que seu site seja fácil de rastrear para o sucesso do negócio. Se o conteúdo/página não puder ser rastreado por quaisquer motivos, ele não será indexado no Google. Ou seja, não será exibido nos resultados de pesquisa dos consumidores. Esse é um erro comum que deve ser visto como prioridade por quem vende pela internet.

Dos sites analisados, cerca de 85% apresentam problemas como redirecionamentos permanentes e 80% de bloqueios de rastreamento.

Estrutura de URL

O Google recomenda manter a estrutura da URL simples, para que tanto os rastreadores (robôs) quanto os humanos possam lê-los. Uma dica é usar hifens ao invés de underlines. Garantir URLs curtas e com poucos parâmetros também pode ajudar a melhorar a legibilidade do seu e-commerce.

Cerca de 55% das páginas analisadas possuem underlines em URL e 22% têm URL muito longo.

Segurança de implementação de HTTPS

A segurança do site é uma alta prioridade para lojas virtuais. Um navegador que sinaliza uma conexão insegura pode assustar seus clientes e impedir a compra. Migrar para HTTPs pode ser um desafio, mesmo para as grandes empresas de comércio eletrônico. A maioria dos sites analisados possui páginas com links para a versão antiga (HTTP) e páginas com conteúdo misto — e os mecanismos de pesquisa não sabem se a página é segura.

Desempenho de site

A velocidade de carregamento do seu site afeta a experiência do usuário e a sua classificação nos mecanismos de pesquisa. Os relatórios mostram que, para cada segundo de demora no tempo de carregamento, você pode ver uma redução de 7% nas conversões.

Velocidade de carregamento lenta da página (80% dos sites) e arquivos javascript e CSS não compactados (51%) são alguns dos problemas detectados na análise.

Imagens

Imagens quebradas podem causar problemas para qualquer site. Quando se trata de e-commerce, a falta de imagens quase sempre resulta na perda de dinheiro. Imagens amadoras, tremidas ou desfocadas também podem afastar o seu consumidor na hora de fechar a compra. Invista em fotos profissionais dos produtos, aposte em ângulos diferentes e não esqueça de colocar as infos do item, como tamanho, altura, etc. Isso ajuda o consumidor a ter uma visão mais real do produto que irá receber.

O problema mais detectado nas análises foi “atributos alt ausentes”, presente em mais de 85% dos sites.

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