Acesso rápido

O que considerar na hora de escolher a plataforma do seu e-commerce?

por Galleger Ilhe Sexta-feira, 07 de abril de 2017   Tempo de leitura: 6 minutos

Boa parte do sucesso do seu e-commerce está ligado à plataforma que você escolheu para operar sua loja. Por esta razão, a decisão deve ser bem avaliada. É preciso pensar quais são suas necessidades, o tamanho do seu negócio e se as funcionalidades que cada ferramenta pode te oferecer irão satisfazer o que você deseja. Tem dúvidas do que averiguar para tomar essa decisão? Veja os principais fatores que mais interferem na performance de um e-commerce.

Customização

Plataformas customizáveis fazem toda a diferença no seu negócio. Esse é o recurso que vai fazer com que a sua página transmita a imagem da sua empresa. Por isso, é interessante escolher uma plataforma que dê possibilidades de personalização e torne seu site único, sem limitações que impeçam seu crescimento.

As opções de código aberto ou open source são mais customizáveis que os modelos alugados ou os chamados SaaS. Mas, se você não entende de programação, lembre-se de contratar empresas especializadas para esse trabalho.

Opções de pagamento

O e-commerce está muito competitivo, assim, eliminar as possíveis objeções do consumidor é extremamente importante para fazer com que seus visitantes virem clientes.

Entre as mais comuns está a desistência da compra quando o consumidor não encontra a possibilidade de executar o pagamento pela forma desejada. Assim, o ideal é ofertar diversas opções de pagamento, como por exemplo, boleto, cartão de crédito e débito em conta.

Além disso, você também pode optar pelos intermediadores de pagamento, como Pagar.me, Payu e Paypal. Eles possuem integração transparente com a maioria das plataformas, disponibilizam todas as bandeiras e alguns ainda fazem a análise de risco e garante o chargeback. Dessa forma, você oferece possibilidades ao consumidor, o que melhora o número de conversões da sua loja.

Integração

Esse é um quesito que muitos empreendedores esquecem de questionar. Aqui é essencial procurar saber se a plataforma desejada faz integração com os sistemas utilizados pela sua loja, como CRM e ERP. A integração com outros sistemas faz toda a diferença no funcionamento da sua loja, visto que essa ferramenta otimiza seu tempo e diminui as chances de falhas no processo.

Para os empreendedores que querem vender por marketplace, também é imprescindível que a plataforma tenha integração com esses canais e operação fácil para esses grandes shoppings on-line.

Servidor

Procure questionar sobre a disponibilidade do servidor. É nele que sua loja virtual estará hospedada e quanto maior essa disponibilidade, menor a possibilidade do seu e-commerce sair do ar. Por isso, investir em um servidor é muito importante para manter sua operação sem grandes problemas.

Atendimento e suporte

Ao escolher uma plataforma, procure saber se o atendimento e o suporte técnico será feito pelo próprio fornecedor da plataforma ou se este serviço será terceirizado. Empresas que se responsabilizam também pelo atendimento são as mais recomendadas, pois assim todos os serviços estão centralizados em uma equipe.

Custo

O valor do investimento deve ser muito bem analisado. Pesquisar os preços de cada solução e escolher qual se encaixa melhor no seu capital é parte do processo de decisão. No entanto, eleger a plataforma apenas pelo custo baixo, pode se transformar em um problema no futuro. Procure saber as vantagens e desvantagens de cada plataforma, optar por uma solução mais completa e que atenda as necessidades da sua loja, pode compensar.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.