Escolhendo a melhor plataforma de e-commerce
Dando início a nossa série de artigos com base no nosso post sobre criação de lojas virtuais, iremos abordar o assunto plataforma de e-commerce.
Após a concepção do negócio e desenvolvimento da ideia, o primeiro passo é realizar a escolha da plataforma onde sua ideia irá ganhar forma e terá a cara que você imagina para seu negócio.
Mas não pense que apenas o aspecto visual deve ser priorizado; longe disso, outros aspectos devem ser levados em conta, como a parte administrativa do site. Nesse artigo iremos abordar tudo aquilo que é importante ser lembrado para a escolha de uma plataforma que atenda suas necessidades.
Para que serve uma plataforma de e-commerce
Primeiro iremos definir o motivo da existência de uma plataforma e-commerce. Ela pode ser vista como, em uma analogia com uma loja física, o espaço onde será inserida a loja virtual. Através da loja virtual o cliente terá acesso a seus produtos e serviços, informações da loja como endereço, telefone, CNPJ. Mas também através da plataforma você será capaz de acessar informações relacionadas a logística, dados de visitas, vendas realizadas, ou seja: todas as informações relacionadas a parte administrativa. Portanto, uma plataforma é muito mais que layout, aquele que aparecerá para o cliente. Na área de tecnologia da informação podemos dividir esse cenário como Front End e Back End.
História das plataformas para e-commerce
Antes de dar início ao processo que lhe ensinará a forma correta de realizar a escolha de uma plataforma, iremos agora falar um pouco sobre a evolução de plataformas com o decorrer dos anos – fique à vontade para avançar ao próximo tópico se preferir, esse contexto é apenas para reforçar a evolução das plataformas. São quatro gerações diferentes de plataformas voltadas ao e-commerce, cada uma delas com características próprias e que foram se aprimorando com o passar do tempo até chegarmos ao cenário atual, onde tudo está integrado.
A primeira geração de plataformas para e-commerce
Essa geração utilizou tecnologias como Java e Asp.net para conseguir desenvolver projetos para o e-commerce. Elas eram desenvolvidas sob medida, quase na forma de “trabalho manual” pela própria equipe de TI das empresas ou por desenvolvedores independentes que eram contratados para esses projetos, que costumavam não ser rápidos. Em alguns casos eram montadas grandes equipes e investido muito dinheiro. Geralmente essas pessoas contratadas eram aquelas com conhecimento técnico, mesmo sem experiência em negócios.
A segunda geração de plataformas para e-commerce
A segunda geração surgiu quando empresas de plataformas independentes surgiram. Com essas plataformas, as lojas virtuais não precisavam mais criar códigos próprios e ainda ganhavam tempo, afinal, não eram eles que tinham que desenvolver todo o projeto e ainda economizam recursos, pois seus profissionais não precisavam ficar focados nesse.
A terceira geração de plataformas para e-commerce
No momento em que se percebeu que era fundamental ter todo o processo do e-commerce integrado aos sistemas internos da empresa, fizeram com que as plataformas ficassem ligadas a logísticas, CRM e pagamentos, afinal, as plataformas se tornariam parte integrante da estrutura do negócio, e não uma unidade isolada.
A atual geração – A quarta geração de plataformas para e-commerce
Hoje vivenciamos a 4ª geração de plataforma, aquelas que chamamos de full-service, onde todos os processos relacionados ao e-commerce podem ser realizados com a plataforma. A atual geração contempla que as próprias plataformas ofereçam serviços extras, como desenvolvimento logístico e agências de marketing digital.
Quais os tipos de plataforma existentes no mercado
Hoje existem três diferentes tipos de plataforma no mercado, cada uma com suas características próprias, atendendo a uma demanda diferente. Gratuitas: Essas plataformas não têm custo, pelo menos na aquisição. Para utilizar plataformas gratuitas (normalmente) não será preciso uma equipe técnica que consiga tirar o melhor proveito delas; entretanto, é importante ter cuidado para não prejudicar a segurança da empresa, principalmente com a utilização de plug-ins de terceiros. Um dos problemas destas plataformas é que elas podem ter pior performance, em conversão e velocidade. De código aberto (ou open-source): Esse tipo de plataforma é desenvolvida por vários colaboradores diferentes, ou seja, ela é aberta. Uma plataforma de código aberto pode ser considerada “universal”, não sendo feita para atender a apenas um determinado formato de e-commerce; muito pelo contrário, ela é feita para atender a maioria. Por esse motivo, podem necessitar de upgrades/alteração, sendo necessário investimento numa equipe técnica. A manutenção ou a alteração do código também irá gerar novos custos. Se você quer ter muitos recursos disponíveis e personalizar apenas o que é essencial, as plataformas open-source são uma boa pedida. Pagas: A modalidade paga pode fornecer dois tipos diferentes de plataformas: personalizada ou alugada.
No caso da escolha da plataforma, fique atento a todos os custos envolvidos e como eles se desenvolverão no futuro. Não leve em conta apenas o valor da mensalidade, pois os outros custos podem subir como tempo e se tornarem muito mais relevantes. Uma das maneiras de conseguir identificar a plataforma com menor custo para seu negócio é utilizar a técnica TCO, explicada abaixo.
O que é TCO?
Total Cost of Ownership, TCO (em português, Custo Total De Posse), trata-se de uma metodologia que te força a identificar todos os custos de uma plataforma. Nisso incluímos desde o pagamento inicial (setup), até os custos que serão gerados com a operação em andamento. Algumas das métricas que devem ser analisadas em TCO são (sempre considerando projeção para pelo menos 1-2 anos):
Esses são só alguns dados básicos que precisam ser levados em conta para a aplicação do TCO. Usando o TCO, você pode ter certeza de quanto custará de fato utilizar uma determinada plataforma em comparação com a outra. O TCO é especialmente útil quando você quer comparar duas plataformas que têm modelos de precificação muito diferentes, como uma open-source VS uma alugada.
Como definir a melhor plataforma para seu negócio
Tudo o que foi dito até então pode soar como teoria ou, pelo menos para você, não ter sido direto. Mas as informações anteriores são válidas para que você consiga escolher a melhor plataforma. Vamos aos fatos: A Forrester realizou uma pesquisa e apontou que 48% dos e-commerces estão em processo de troca ou planejam realizar essa troca em até 3 anos. Alguns especialistas indicam que o planejamento de validade da plataforma deve ser de 3 a 5 anos. Portanto, utilize essa informação para calcular a validade que sua plataforma terá de acordo com suas perspectivas de negócio. Separamos algumas informações que precisam ser levadas em conta para escolher sua plataforma:
Com essas informações você será capaz de montar um briefing e apontar as suas necessidades. De acordo com as suas necessidades a realidade (investimento) a ao qual se encontra poderá confrontar as informações com as modalidades de plataformas existentes e chegar até aquela modalidade que melhorar irá lhe atender. O importante nessa etapa é listar todas suas necessidades (lembre-se de considerar suas necessidades para os próximos 2-3 anos, não apenas as do primeiro ano de operação) e procurar a plataforma de e-commerce que melhor às atende. Após identificar as mais adequadas, elimine aquelas que estão fora do seu orçamento inicial! Para complementar e enriquecer seu briefing, listamos alguns pontos que podem complementar essa análise e ainda ser adaptadas de acordo com seu negócio.
- A escolha da plataforma deve ser realizada no início do projeto.
- Não se contente com algo comum, pois na internet existe inúmeros e-commerces que já atuam no mesmo mercado que você pretende entrar. Portanto, se for possível, escolha uma plataforma boa; não apenas uma plataforma barata.
- Peça opinião de profissionais experientes, dentre eles os designers gráficos, web designers, profissionais de marketing e publicidade sobre a plataforma que você está escolhendo. Procure falar com profissionais do mercado de e-commerce também.
- Verifique se vai precisar rodar vídeos, usar imagens de alta definição em seu site. Se sim, é importante escolher uma plataforma que tenha suporte para essas tecnologias.
- Plataforma de e-commerce não é só o lado estético da loja virtual, mas também o lado operacional de seu negócio. Leve isso em consideração na escolha.
Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a realizar a escolha de sua plataforma! No próximo post da série você descobrirá quais as diferentes formas de receber pagamento pela internet e como escolher a que mais se adequa a seu negócio. Para acompanhar os próximos artigos dessa série, inscreva-se em nossa lista de email e te enviaremos os artigos seguintes!
— ARTIGOS DA SÉRIE —
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Artigo super explicativo. Parabéns.
Muito Obrigado Ana! Espero que esse artigo possa ser útil a você e a tantos outros que buscam explicações sobre alguns processos ao abrir um e-commerce. Fique atenta aos próximos artigos da série.
Não conhecia esse tal de TCO… gostei bastante ok. Obrigado mesmo.
Isso é importante Fernando. Obrigado!
Nossa! Muito bom este texto !
Artigo interessante , nunca li texto sobre este tema que abordasse com tanta clareza e de forma entendível! Parabéns . Espero mais publicações .
Muito Obrigado Karoline, fico feliz em ter ajudado.
Ótimo texto. Bem organizado, bom conteúdo, a leitura flui naturalmente. Vai ser muito útil para o meu negócio. Continue assim.
Obrigado Marcus!
As 10 questões relevantes para a escolha da plataforma foram muito úteis, muito obrigado…
Fico feliz em ter contribuído Josuel!
Excelente texto, tanto forma de escrever quanto no conteúdo. Espero pelos próximos artigos, com certeza vão ajudar minha empresa ainda mais.
Matheus Oliveira, fique atento as próximas publicações!
Muito esclarecedor!
Ansiosa pelas próximas publicações
Que bom que consegui lhe ajudar Amanda. Fique atenta as próximas edições.
Muito bom ! Belo Artigo !
Obrigado Adriano!
Muito boa a reportagem! Vai me ajudar muito. Espero que explique as outras etapas para abrir uma loja virtual.
Obrigado Aline. Acompanhe a série e boa sorte em seu e-commerce! Caso tenha alguma dúvida não exite em nos questionar.
Teria como fazer um comparativo das plataformas ? Ex: Prestashop x Magento x OpenCart.
Pedro, muito obrigado pela sugestão. A questão da escolha de uma plataforma deve levar alguns critérios bem particulares de cada negócio. Com certeza cada uma delas oferece pontos positivos e negativos. Mas, sem dúvida facilitaria, principalmente para quem está nesse processo de escolha. Estamos estudando uma forma de fazer esse comparativo sem ser injusto com nenhuma fornecedora.
Também gostaria de saber dessa comparação de plataformas e se possível, de hospedagens também.
Vlwww
Renato, obrigado pela sugestão. Conforme respondi ao Pedro, estamos estudando essa possibilidade.
Muito bom o artigo (e a série).
Mas acho que você poderia citar exemplos de plataformas existentes (mais conhecidas) e um review breve de cada uma.
O mesmo também seria legal para os meios de pagamentos (gateways etc) 😉
Abraço.
Obrigado Rodrigo. Em breve teremos novidades a respeito.
Rodrigo, quanto aos meios de pagamento, no artigo http://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/pagamento-digital-como-escolher-o-sistema-de-pagamento-seu-e-commerce/ existe um comparativo entre os diferentes meios d pagamento para lojas virtuais. Veja se é isso que deseja, se não for, fico a disposição.
E a relação entre a plataforma e SEO? Como fica? Parece que algumas já são otimizadas outras não?
Evandro, obrigado por ler nosso artigo. Logo publicaremos uma analise da relação entre Plataforma e SEO. Caso queira, posso encaminhar esse texto para você, assim que for publicado, o que acha?
Parabéns, muito elucidativo;e com certeza, ajudou a muitos! Vou te mandar um e-mail com uma pergunta ok. Agradeço sua atenção. Sucesso!
Beta, Obrigado pelo elogio. Sim, me mande o e-mail que lhe ajudo sem problemas.
Muito bom parabéns Ótimo documento bem educativo com certeza vai me ajudar muito. Obrigado !
Obrigado Vinicius!
Anderson, boa matéria! Deveria ter um ranking de empresas que fazem esses serviços, só assim teríamos melhor opção de escolha.
Já fiz 2 escolhas uma me frustou e outro com tempo me deixou de lado.
Agora estou a procura de outra,só que mais atento.
Roberto, fica difícil montar um ranking, sabe o motivo? Cada caso é um caso. Parece clichê, mas as vezes um negócio tem maior capital para investimento e outras tem mais tempo para colocar o projeto no ar. Se fossemos falar em uma lista com as melhores, teríamos que pensar em diferentes situações. Mas vamos pensar em alguma forma de fazer algum material especial. Obrigado pelo Feedback.
Excelente Anderson, estou com projeto de loja virtual, vou ajustar alguns detalhes a partir desse material que tem compartilhado, obrigado.
Excelente artigo. Parabéns.
Tenho uma dúvida: Eu tinha um ecommerce na plataforma Magento. Tinha em média 120 visitas diárias, ocorre que o Magento apresentou um erro e como não conseguimos solucionar e então resolvemos apostar na plataforma Prestashop. Não temos do que reclamar, a não ser o número de visitas que despencou para meros 20 acessos diários. (analisado pelo google Analytics). Tivemos o site 2 semanas fora do ar (pagina de manutenção). Preciso entender o que ocorreu com meus visitantes.
Excelente artigo. Parabéns!
Para quem esta iniciando com ecommerce qual plataforma vocês sugerem (paga) com um preço justo, tem muitas na internet, isso acaba confundindo muito devido a tantas informações técnicas.
Att
Boa tarde Anderson,
Após utilizar uma plataforma durante anos, por exemplo, é possível migrar para uma outra plataforma com mais funcionalidades sem perder o domínio? Obrigado!
Muito bom o texto! Obrigado!
Oi Anderson, tudo bem?
Quais são as principais plataformas do mercado? As mais conhecidas e fáceis de serem customizadas… Sou designer e não conheço muito de programação, mas gostaria de começar a desenhar alguns e-commerces… você indica alguns? Muito obrigada!
Boa tarde Anderson , gostei bastante do texto abordando o investimento e estudo do nosso negócio
Queria uma explicação um pouco mais técnica na questão das linguagens do mercado , tenho um e-commerce alugado , e quero migrar para um plataforma mais robusta , estou em dúvida com a Vtex ou um em magento , vi que com as 2 tenho uma gestão boa no e-commerce, integração com MarkPlace e afins , minha dúvida , qual seria a melhor opção entre essas 2?
Abs
Se..todos…falasse..assim…nota…10
Excelente artigo, muito bem explicado! Obrigado! Mas ainda tenho muitas dúvidas pois acho que e-commerce muito complexo, principalmente na parte do back-end.
Muito esclarecedor esse artigo. Estou entrando de cabeça no mundo dos e-commerce e seus artigos estao sendo muito uteis e importantes para tomadas de decisoes. Muito obrigado!
Pessoal, eu já utilizei diversas plataformas que tinham um bom custo mensal, mas sempre tínhamos problemas com o suporte que era muito ruim.
Depois de pesquisar muito, encontrei a B4W que utiliza a Plataforma Magento e tem um atendimento excelente.
Recomendo.
Obrigada e boa sorte!