Cinco erros mais comuns para quem está começando no e-commerce

por Jonathan Benitez Terça-feira, 01 de junho de 2021   Tempo de leitura: 4 minutos

Assim como o mundo físico, o empreendedorismo digital é passível de erros e acertos. mas na rede é possível encontrar informações que ajudam a chegar ao sucesso. Se você está prestes a iniciar um negócio na Internet, ou está reavaliando este momento, aqui estão cinco erros comuns que devem ser evitados.

Não ter um planejamento claro

O business plan é uma ferramenta indispensável também para os negócios digitais, antes mesmo de eles nascerem. Aprofundar-se no seu segmento de negócio, definindo pesquisas focadas no seu cliente, produto, concorrências e fornecedores é essencial, isso faz você não ter surpresas ao abrir o seu negócio.

O planejamento de uma empresa é como um manual de um produto complexo, se você não ler não saberá nem como ligar, ou pior, você pode usá-lo, mas de forma errada. Dessa reflexão pode ser que a organização conclua que é necessário abrir mão de alguns clientes e focar em outros, por exemplo. Leia mais sobre plano de negócios antes de pilotar seu projeto.

Não sei quem é meu cliente

A ausência de planejamento para se comunicar com o seu consumidor é um dos erros que matam um negócio digital, é como se você estivesse vendendo areia no deserto, ou gelo na Antártida. Algumas perguntas norteiam a definição da persona (publico alvo): Quem é seu cliente? Quantos anos ele tem? Como o seu cliente gosta de ser tratado? Quais são suas dores? De que forma ele gosta de se comunicar?

É bastante comum em negócios digitais a comunicação com o cliente não ser bem-sucedida por não se fazer antecipadamente uma análise estratégica.

Eu acho que vale, mas meu cliente não

Gestão de preço ineficiente também é um erro bastante comum. A jornada de compras na internet tem como uma das principais características a consulta de preços. Em assim sendo, é preciso competir por esse diferencial, seja em um produto ou serviço. Você tem duas opções, trabalha com preço competitivo ou cria valor no seu produto para vende-lo mais caro, mas na segunda opção você precisa ser muito bom para construir valor na Internet.

O erro é quando acreditamos que nosso produto vale um preço, mas o cliente não enxerga, se estiver atingindo seus objetivos ok, caso contrário repense.

Copy vende

Nos negócios digitais, copy sem estratégia não levando em conta metodologia não são efetivos. Eles precisam estar baseados nos gatilhos mentais do cliente, trabalhar estímulos a serem recebidos pelo cérebro e que influenciam diretamente a tomada de decisão para a compra, sempre com ética e responsabilidade.

Na prática, o design de banners, posts e publicações devem estear alinhados com a necessidade e desejos do cliente. A preocupação deve ser, portanto, comercial aliada ao cuidado visual. Segundo um estudo da Bazaarvoice anúncios com o gatilho da prova social obtém 35% de mais cliques e custam 60% menos em investimento.

Campanhas sem gestão é rasgar dinheiro

Outro fator é o marketing eficiente que precisa instituir o conceito de teste AB, ou seja, experimentar a mesma campanha com pelo menos dois formatos e entender a eficiência e eficácia de cada molde. Não testar pode custar o sucesso de uma campanha nas mídias digitais, assim como não acompanhar as métricas. Quantos clientes passam, quantos convertem, qual é a taxa de abandono de carrinho, além de compreender o retorno obtido com um investimento específico. Sugiro acompanhamento diário de todos os principais KPIs.

Baseados nessas cinco dicas, é possível implantar um modelo de gestão eficiente capaz de melhorar a performance de vendas pelo e-commerce, diminuindo o risco principalmente para quem está começando. Profissionalismo e investimento de tempo em melhoria contínua são os únicos caminhos possíveis para o sucesso de qualquer negócio.

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