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Erros fatais que você pode estar cometendo na sua loja virtual

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

Quando falamos em e-commerce, há muitas ações que são subjetivas e particulares de cada segmento. Você deve levar isso em conta todas as vezes que tomar alguma decisão na sua loja virtual. No entanto, existem premissas básicas que seu negócio pode seguir para fazer o básico bem feito e, da mesma forma, há erros básicos que você pode estar cometendo mas são facilmente ser contornados.

Não existe uma fórmula ou uma receita ideal para seu e-commerce, isso deve ficar claro em sua mente. Às vezes, pode ser que o baixo faturamento da sua loja virtual tenha um motivo bem simples de ser solucionado. Ao longo do artigo, vou apontar alguns dos erros mais comuns em lojas virtuais, e que podem ser os motivos pelos quais você não está vendendo.

Não valorizar as informações do usuário

Toda informação é relevante no quesito lead. Telefone, região, música que escuta, cor preferida, nada é em vão. Todo pequeno conteúdo que você coleta do seu usuário pode ser crucial para um ação de marketing eficiente. Levar em consideração essas informações do lead pode ser muito bom para o branding do seu negócio. Um exemplo eficiente de estratégia para fazer nesta etapa é o e-mail marketing segmentado, que, se bem utilizado, pode ser uma poderosa ferramenta de conversão.

Checkout demorado

Nada desanima mais um cliente do que demorar horas para finalizar uma compra que ele tanto quer. Quando o processo de finalização da compra é muito longo, o cliente o vê como um passo a mais para travar sua compra. Evite o excesso de páginas para concluir o pagamento. Exija um registro simples e mantenha todas as informações necessárias em, no máximo, duas páginas para que o checkout seja o mais eficiente possível.

Não mostrar seus pontos fortes

Use e abuse dos pontos fortes da sua loja. Se o seu e-commerce possui um certificado de segurança, deixe explícito na sua home, pois isso vai fazer com que o seu cliente sinta-se mais seguro ao comprar. Ele pode deixar de fazer uma compra por não saber dessa possibilidade de confiança. Outro exemplo são avaliações, que nada mais são do que provas sociais da eficiência da sua loja virtual. Esses podem ser fatores necessários na compra do seu cliente. E, se não usadas com sabedoria (através de usabilidade e de campanhas de marketing, por exemplo) podem ser investimentos perdidos.

Poucas opções de pagamento

A forma de pagamento é um dos maiores fatores incidentes na compra ou na desistência dela. Você não pode perder uma venda devido ao baixo desempenho do seu método de pagamento. É importante disponibilizar a forma de pagamento que o seu cliente deseja usar, e nem sempre será o mesmo método de outro cliente, podendo variar muito de compra para compra. Por isso, invista em boas opções de pagamento, que muitas vezes podem ser até mescladas (boleto+cartão, por exemplo) e exigem um pouco mais de atenção e de investimento. É essa preocupação com o cliente que vai cativá-lo e fidelizá-lo.

Usabilidade em segundo plano

São vários os fatores que podem levar o consumidor a desistir da compra no e-commerce. Uma delas é não considerar a experiência do usuário para o seu negócio online. Quando a usabilidade é positiva, ela pode trazer ganhos efetivos. Todos os processos da sua loja virtual devem ser pensados na satisfação do cliente, e isso deve ser visto em primeiro lugar. Pode ser um banner fora do lugar, a cor do carrinho ou a forma dos botões, todos os pequenos detalhes devem ser estudados e inseridos em lugares e momentos estratégicos, assim, a sua loja terá mais conversão.

Design amador

Os consumidores online tem um perfil muito mais impaciente. Afinal, existem diversas opções de lojas virtuais que ele pode encontrar facilmente em poucos cliques. Por isso, você deve estar preparado para suprir a expectativa do seu cliente desde os primeiros segundos de navegação. O momento de decisão de compra começa na primeira impressão que o consumidor tem do e-commerce. O layout da loja virtual tem de passar uma imagem profissional, sem ser poluído ou confuso. O ideal é que o design seja clean e contenha informações claras.

Não melhorar a performance da página

Da mesma forma que a internet se atualiza todo momento, a sua loja virtual não pode ficar para trás, ainda mais quando falamos de performance. Uma das primeiras coisas que faz com que um consumidor desista da compra é a velocidade baixa. Dessa forma, invista no bom funcionamento do seu e-commerce, caso isso não seja executado da maneira esperada, todas as outras etapas não farão sentido.

Domínio pouco explicativo

É fundamental se certificar de que a sua URL seja compreendida pelo consumidor, pois isso facilita a busca e o ranqueamento da sua loja virtual. O endereço da página do seu e-commerce influencia no número de acessos. O ideal é que o domínio seja curto e de fácil escrita, para melhor memorização. Muitas vezes, para assertividade do seu e-commerce, utilizam-se até mesmo das palavras-chave relacionadas ao seu segmento.

Vitrine sem estoque

Fique atento à integração da sua loja virtual ao seu estoque. Não dá para vender algum produto que você não tem em estoque. Por isso, a integração é indispensável, erros processuais não só evitam vendas como impedem a fidelização do seu cliente.

Falhas existem, em todos os negócios, e no seu e-commerce não será diferente. O importante é que você seja transparente com o seu cliente em todas as etapas da compra. Faça o máximo pelo usuário, a comunicação com ele deve vir sempre em primeiro lugar. Invista nessa relação e colha frutos em seu faturamento posteriormente. São simples ações que vão alavancar suas vendas. Não deixe de monitorar todos os processos da sua loja virtual e garantir que o básico está sendo bem feito.