Logo E-Commerce Brasil

ERP: seu maior aliado nas vendas para a Black Friday

Por: Rossano Cavicchiolli

Gerente de Go2Market da Nordware, especializada em e-commerce e marketplaces integrados ao ERP SAP Business One. Possui 20 anos de experiência na área comercial com atuação em multinacionais do varejo de consumo como Kraft, Nestle e Ipiranga, e empresas de tecnologia para o varejo entre elas a Positivo, BXBsoft, Softpar, SaaSTec.

A poucos meses da data mais importante do e-commerce brasileiro, os lojistas já começam os preparativos. Muito mais do que o paraíso dos descontos, a Black Friday é uma grande oportunidade para o crescimento das lojas virtuais.

De acordo com a Ebit|Nilsen, em 2019 foram faturados mais de R$ 3 bilhões, apenas nos dias 28 e 29 de novembro. O Compre&Confie registrou um total de 4,8 milhões de pedidos nesse mesmo período. Um crescimento de 32% em relação ao ano anterior.

Só com esses números dá para perceber por que tantas marcas investem tempo e dinheiro no desenvolvimento de estratégias para a Black Friday. No entanto, existe um ponto que nem sempre é considerado pelas lojas menores: a logística.

É muito fácil tomar a decisão de colocar toda loja com descontos agressivos, mas perder a noção de quantos itens realmente existem no estoque. Ou saber de qual marketplace veio cada pedido. Ou ainda se todos os produtos estão tendo a mesma saída.

Conseguir organizar todas as informações importantes e relevantes para o negócio em um cenário tão caótico pode ser desesperador. São nesses momentos que os erros acontecem e as chances de frustrar algum consumidor aumentam.

A importância do ERP para a Black Friday

Uma maneira de evitar esses problemas e garantir uma Black Friday proveitosa, é assegurar que o lojista tenha uma boa equipe ao seu lado e as ferramentas certas em mãos. E o ERP é uma delas.

O Enterprise Resource Planning (ERP) nada mais é que um sistema de gestão empresarial que pode ser aplicado em diferentes atividades dentro do mesmo negócio. Essa ferramenta é uma aliada muito útil para qualquer empresa, independente do seu tamanho. Entretanto, é importante escolher aquela que mais se adéqua às suas necessidades.

No universo do e-commerce, o ERP ajuda os lojistas a terem vários dados e informações sobre seu negócio em apenas um lugar. Dessa maneira, a tomada de decisões estratégicas é muito mais rápida e segura — e a chance de cometer erros diminui. Além disso, esses sistemas normalmente são integrados ao estoque da loja, permitindo um maior controle e organização do que entra e do que saí.

ERP e o controle de estoque

Dentro de um cenário de Black Friday, o sistema será o grande aliado do vendedor. Quando implementado corretamente, o ERP consegue puxar todas as informações da loja virtual em questão de poucos segundos, seja do marketplace ou do próprio site. Assim, a equipe de vendas pode controlar a demanda e, com poucos cliques, consegue saber informar quando um produto tiver com estoque esgotado, por exemplo. Isso pode evitar danos à reputação da marca perante o consumidor.

Outra vantagem é a possibilidade de entender melhor a demanda do e-commerce. Com os dados que são fornecidos pelo sistema, o lojista consegue entender quais itens têm menos demanda e pode pensar em ações que favoreçam o giro do seu estoque durante esse período de descontos.

Como comentado anteriormente, a Black Friday pode ser uma ótima oportunidade para diversas lojas alavancarem suas vendas e adquirem novos consumidores. Porém, não é uma tarefa fácil. Ela exige organização e comprometimento por parte do empreendedor digital para não frustrar as expectativas do comprador. E nesse momento ter um bom ERP do seu lado pode ser o grande diferencial.