Acesso rápido

Como um ERP pode colocar sua loja em um outro patamar de faturamento

por Galleger Ilhe Terça-feira, 18 de dezembro de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

Para um lojista que vende pela internet, o principal objetivo é atingir altas vendas no empreendimento, certo? No entanto, quando esse momento chega, gerenciar esse aumento não se torna uma tarefa muito fácil. Esse é um processo que requer preparo, dedicação e organização. É aqui que entra a funcionalidade do chamado Enterprise Resource Planning (ERP).

Um ERP é um sistema de gestão empresarial que permite a integração completa com lojas virtuais para um controle de vendas eficiente. Em resumo, seria a unificação dos dados e processos de vários sistemas em um único ambiente, facilitando a tomada de decisão de qualquer gestor. Entre os principais objetivos de um sistema ERP estão:

  • Controle do fluxo das vendas (estoque, faturamento, entregas, trocas e devoluções);
  • Gerenciamento dos pagamentos;
  • Análise do desempenho;
  • Armazenamento de informações;
  • Realização de obrigações fiscais;
  • Disponibilização de relatórios de análises.

Diante desses pontos, é possível perceber que um ERP permite uma gestão simplificada e facilitada. Isso possibilita ao lojista maior tranquilidade e um acompanhamento das atividades do e-commerce de forma eficaz. Apostar em um sistema ERP é um importante passo para garantir mais vendas e resultados completamente satisfatórios. Continue a leitura que você irá entender o por quê detalhadamente.

Controle do estoque

O controle de estoque é, sem dúvidas, a maior vantagem apresentada por um ERP. A partir dessa funcionalidade, os administradores do e-commerce conseguem ter uma visão ampla das vendas dos itens em estoque. Com esse conhecimento, o lojista entende os produtos que estão tendo rotatividade e os produtos que ainda estão muito encalhados.

É aqui que entra as estratégias de marketing. Ao adquirir essas informações, a equipe consegue promover ações de divulgação para aumentar as vendas e fazer rodar o estoque. Caso essa não seja uma alternativa de solução, é preciso então reavaliar se compensa continuar com os produtos que não possuem tanta venda.

Essa possibilidade de controlar o estoque é um grande diferencial do ERP e uma ótima maneira do lojista saber como está a aceitação dos seus produtos pelos consumidores, para realizar soluções capazes de alavancar as vendas.

Apresentação de dados

Apresentando os dados completos do fluxo de vendas do negócio, um sistema ERP permite que a equipe de vendas do e-commerce consiga compreender perfeitamente se tudo está correndo bem ou se é momento de pensar em novas estratégias.

O acompanhamento do comportamento dos visitantes também é um ponto positivo. Isso permite um conhecimento profundo da carteira de clientes, possibilitando que a equipe prepare a estratégia certa para atingir o público-alvo. Esse modelo de abordagem, apresentando ao consumidor o que ele realmente deseja, facilita o aumento considerável nas vendas e um relacionamento duradouro com a pessoa.

Processos simplificados, rápidos e eficientes

Com a utilização de um ERP no e-commerce, os processos internos se tornam simplificados, rápidos e eficientes. Isso ocorre também com a emissão de boletos, notas fiscais e NFe, outra grande vantagem do sistema. A agilidade, aliada ao controle de estoque e aos dados disponibilizados (já citados acima), faz com que o lojistas consiga ter uma visão geral do empreendimento. A partir disso, as tomadas de decisões são certeiras, o que estimula o aumento das vendas e garante a fidelização.

Ninguém gosta de receber produto errado ou atrasado. Erros assim demonstram uma gestão ruim do e-commerce, o que afeta a fidelização e a recorrência de compra. O sistema ERP entra para solucionar esses problemas e garantir que todos os pedidos sejam entregues corretamente. Uma alternativa ideal que contribui para o lojista e também consumidores.

Já conta com a integração de um sistema ERP em sua loja virtual? Conte-nos nos comentários como tem sido a sua experiência.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.