EQI: entenda a pesquisa que avalia a qualidade dos e-commerces no Brasil

por Davi Song Segunda-feira, 02 de julho de 2018   Tempo de leitura: 7 minutos

Você sabe como está a qualidade das informações dos seus produtos no e-commerce? Já parou para pensar que a falta de dados pode fazer o usuário abandonar o carrinho? Foi pensando nesse e em vários outros problemas encontrados no comércio eletrônico é que surgiu o EQI.

O E-commerce Quality Index (EQI) é o primeiro indicador que analisa o conteúdo das páginas de produto e a qualidade do e-commerce brasileiro – do ponto de vista do consumidor.

A pesquisa, realizada pela Lett, especialista em Trade Marketing Digital, traz aspectos que te farão pensar em estratégias para melhorar a experiência de compra do usuário no seu site ou em outros portais que vendem seus produtos.

Entenda melhor o que é o EQI e quais foram os resultados da primeira versão dessa pesquisa.

O que é o EQI?

O E-commerce Quality Index é o estudo que mostra, sob diversos aspectos, a saúde do e-commerce do Brasil. Seus resultados podem ser acessados online.

O foco do trabalho é apresentar por meio de números, ou seja, em uma análise quantitativa, como é a experiência de compra do consumidor nas lojas online.

Além disso, o EQI serve como benchmarking para que varejistas e marcas possam compreender como seus produtos estão sendo anunciados online. Assim, é possível traçar estratégias mais assertivas para conquistar os e-shoppers.

Quais e-commerces foram avaliados pelo EQI?

Foram analisadas mais de 2 milhões de páginas de produtos anunciados nos 57 maiores e-commerces do Brasil, durante o mês de maio de 2018.

Entre os sites avaliados, podemos destacar:

  • Lojas Americanas;
  • Casas Bahia;
  • Magazine Luiza;
  • Netshoes;
  • Saraiva;
  • Walmart;
  • Ricardo Eletro;
  • Carrefour;
  • Centauro;
  • Fastshop;
  • e muitos outros!

Como o EQI foi calculado?

O cálculo do EQI é baseado em 4 pilares:

  • Navegação: menus de categorias;
  • Informações do produto: título e descrição;
  • Conteúdo visual: número de imagens;
  • Satisfação de compra: avaliações e comentários dos consumidores.

Como está a experiência de compra dos usuários no e-commerce?

A nota geral do EQI foi de 5,32 em uma escala de 0 a 10. Isso mostra que a experiência do usuário no comércio eletrônico está muito baixa, ou seja, ele está insatisfeito.

Se considerarmos que a nota 6 é algo aceitável, apenas 16 das 57 lojas avaliadas seriam aprovadas. Isso quer dizer que 72% dos e-commerces brasileiros não apresentam informações adequadas sobre os produtos que vendem.

Meio assustador, não é mesmo? O principal desafio do e-commerce brasileiro é conseguir oferecer experiências de compra que sejam iguais ou superiores ao que acontece nas lojas físicas. E o resultado do EQI mostra que as lojas online estão bem despreparadas para oferecer um serviço de qualidade.

A pesquisa também apresenta os melhores e piores resultados considerando os pilares do estudo. 

Como utilizar os dados do EQI para melhorar suas vendas online?

Os resultados do EQI mostram que a experiência de compra online precisa melhorar consideravelmente para que o consumidor tenha confiança em comprar em determinado site.

Para isso, é fundamental fornecer o maior número de informações possíveis para o usuário. Dados completos fazem toda diferença no momento da compra.

Portanto, lembre-se de focar em imagens de qualidade e atualizadas e, mais que isso, imagens que realmente ilustram o que é o produto.

Também tenha descrições completas com todos os detalhes técnicos sobre o item e foque no título otimizado para SEO para que o site seja encontrado pelos buscadores, como o Google.

Sempre se coloque no lugar do consumidor para oferecer a melhor experiência de compra a ele.

 

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.