Acesso rápido

As principais formas de envio para o seu e-commerce

por Gabriel Linden Segunda-feira, 19 de agosto de 2019   Tempo de leitura: 3 minutos

Ter parceiros estratégicos capacitados é fundamental para o seu e-commerce possuir boas práticas logísticas. Dentro disso, e do mercado em que você atua, deverá definir as principais formas de envio que utilizará para atender o seu público.

Posso destacar a mais conhecida: Correios. Mas existem outras alternativas práticas que você poderá
encontrar e desenvolver em seu projeto logístico. Vamos então ao resumo de alguns formatos que podem ser implementados.

Correios

Essa é a forma mais comum entre pequenos e médios e-commerces pela sua praticidade na implantação. O serviço dos Correios possui integração com diversas plataformas, o que facilita muito neste quesito. Além disso, o sistema de rastreamento é bastante acessível tanto para o usuário/cliente quanto para o lojista, facilitando assim a comunicação entre as pontas.

Obtendo um contrato com uma agência oficial dos Correios e dependendo do nível de faturamento de sua empresa, você pode ser colocado em diferentes faixas de preço, assim quanto maior suas vendas, menores serão os seus custos de envio nesta modalidade.

Transportadoras

As transportadoras, quando se trata de integração com plataformas de e-commerce e sistemas ERPs, por exemplo, não são simples ao mesmo nível em comparação com os Correios. No entanto, se você comercializa materiais grandes (acima de 70cm principalmente) ou trabalha com diversos volumes para cada pedido, o formato de
transportadora pode ser ideal para você diminuir seus custos e, consequentemente, aumentar suas margens de lucro.

Pesquise as principais empresas que trabalham na sua região e, se você vende para todo o país, cote os melhores preços para cada estado. Mesmo sem uma integração completa com sua plataforma, essa pode ser uma boa opção para otimização de custos e de tempo de entrega.

Motoboys

No mundo atual, a palavra expressa é muito utilizada para caracterizar as entregas realizadas e, ao mesmo tempo, demasiadamente cobradas pelos usuários. A questão é: todos querem receber suas encomendas para ontem, não é mesmo? O uso de motoboys pode contribuir para um serviço de entrega rápida, mesmo em que uma área
limitada, dentro do raio de alcance do centro de distribuição.

Existem hoje empresas com aplicativos específicos para entregas via motoboys e que apresentam o trajeto de entrega em tempo real (vale a pena pesquisar sobre elas). Ou você pode, também, optar por profissionais freelancers, mas sempre ficando atento às questões trabalhistas, pois esses podem ser caracterizados como funcionários de sua empresa, dependendo da forma de atuação.

Retirada pessoalmente

Se você quer diminuir custos e ainda proporcionar uma experiência agradável ao seu cliente, esse formato pode ser um grande trunfo. Caso você possua uma loja física além de seu e-commerce, esse tipo de entrega é bastante válido para que possa trazer o cliente para a experiência calorosa do PDV, agilizar a entrega, diminuir custos e se enquadrar na cultura omnichannel tão falada atualmente.

Mesmo que você não possua um ponto físico – somente um escritório, por exemplo – a Retirada Presencial pode ocorrer e será um grande diferencial, visto que – conforme já publicado neste próprio portal – cerca de 60% dos consumidores brasileiros que fizeram compras online, em uma amostra de 550 pessoas, pediram para retirar seus
itens em um ponto físico.

Além das citadas acima, existem outras formas de envio que você pode pesquisar e identificar qual a que se encaixa melhor em seu mercado. Assim, é muito importante estar atento às mudanças de tarifas e preços, bem como a qualidade do serviço de cada formato, para que se mantenha estabelecida uma margem de lucro saudável em
suas vendas sem perder a agilidade na entrega.

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