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Entrevista: Leandro Bassoi, do Mercado Envios fala sobre logística e seu impacto nas operações do Mercado Livre

Fundado em 1999, o Mercado Livre é uma companhia de tecnologia líder em comércio eletrônico na América Latina e presente em 16 países. Por meio de suas áreas de negócios MercadoLivre.com, Mercado Pago, Mercado Livre Classificados, Mercado Livre Publicidade, Mercado Envios e KPL, oferece soluções de comércio eletrônico para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos por meio da Internet. MercadoLivre.com é um marketplace que atende a mais de 145 milhões de usuários registrados e criou um mercado com ampla variedade de bens e serviços de uma forma fácil, segura e eficiente.

Para entender melhor a respeito da unidade logística do Mercado Livre, o Mercado Envios, e seu impacto nas operações da empresa, a equipe do Axado entrevistou o diretor da área, Leandro Bassoi. Confira a entrevista abaixo:

  1. Qual a importância da logística em um marketplace?

A logística é um fator chave na experiência do comprador no comércio eletrônico em geral, representando em torno de 8% a 12% das despesas da empresa. Uma experiência ruim com a entrega do produto destrói um bom trabalho feito antes no site.

De nada adianta oferecer uma ótima navegação e meio de pagamento que facilite a compra, se a entrega ou até mesmo a logística reversa não oferecerem a mesma experiência. É um ciclo que tem começo, meio e  fim e é nesse momento que se constrói (ou destrói) a confiança dos clientes na loja.

Uma gestão logística bem feita gera clientes satisfeitos que voltam a comprar e recomendam, maximizando o valor do cliente para a empresa. O marketplace tem que definir regras que privilegiem seus compradores e controlar os vendedores para garantir que os mesmos trabalhem de acordo com elas.

Por último e não menos importante, os prazos e preços de fretes oferecidos são fundamentais para que os clientes tomem a decisão de finalizar a compra. Caso esses prazos e preços sejam piores do que os da concorrência, certamente o cliente buscará opções. Ter prazos e preços competitivos é condição sine qua non para conseguir vender mais. E isso é papel dos marketplaces.

  1.   Como era a logística do Mercado Livre antes da criação do Mercado Envios?

O processo logístico do Mercado Livre começou com Mercado Envios, há 4 anos. Antes disso, o vendedor fazia internamente todo o processo logístico, desde a cotação do valor para envio e resposta ao cliente, até a embalagem e despacho.

A logística era um ponto de muita atenção e desgaste por parte de comprador e vendedor, que trocavam mensagens para combinar prazo e preço e, somente depois disso, fechavam a compra.

Além disso, o vendedor de médio ou grande porte tinha que ter um contrato com cada transportadora, renegociar valores e tabelas de fretes periodicamente, o que sugava tempo e esforço da equipe.

Com o Mercado Envios, o vendedor passou a contar com uma padronização do custo de frete já no ato da compra, acompanhamento do envio do produto por rastreamento e seguro em caso de extravio ou roubo da mercadoria. Do outro lado, o comprador também ganhou com essa nova ferramenta.

Os valores de frete passaram a ser mais baixos, pois o contrato utilizado e a tabela de frete negociada são do Mercado Livre, que atualmente faz 6 milhões de envios por mês, o que faz com que o valor seja reduzido e todo esse benefício repassado ao consumidor.

Além do preço de frete mais baixo, o comprador passou a receber o código de rastreio diretamente no link do produto comprado, o que reduziu a quantidade de perguntas ao vendedor sobre a localização do produto. Tudo isso faz com que o cliente tenha uma melhor experiência de compra e o vendedor reduza os processos do pós-venda. O Mercado Envios garante destaque e competitividade no marketplace, além de agilidade e segurança nas negociações.

  1.   De que forma o Mercado Envios otimizou as operações e corrigiu os problemas existentes?

Trouxemos agilidade, economia e vendas para nossa plataforma. O processo de vendas ao longo dos anos era carente de informações sobre tempo médio de entrega, custos de transportes e rastreamento.

Com o Mercado Envios, um novo cenário se estabeleceu nas relações de compra e venda, pois otimizamos processos com informações valiosas para uma experiência diferenciada, padronizamos custos e, o melhor, aumentamos as probabilidades de vendas concretizadas com a satisfação de compradores e vendedores.

Atualmente, o vendedor só precisa monitorar o processo de entrega no Mercado Livre, como parte de seu pós-venda. Caso algo não saia bem, buscamos a solução automaticamente, enviando notificações ao vendedor e ao comprador, melhorando o que antes gerava desconforto e insatisfação para ambos.

  1.   O que podemos esperar do Mercado Envios daqui pra frente?

No primeiro semestre deste ano, a aquisição do Axado veio para ampliar os serviços de Mercado Envios. Juntos, vamos potencializar a entrada de lojas oficiais no Mercado Livre e aprimorar nosso sistema interno de gestão de transportes. Além disso, estamos ampliando nossa oferta de serviços.

Nosso serviço de coleta para vendedores com mais de dez pedidos por dia está sendo ampliado e logo estará em algumas cidades do interior de São Paulo. Com esse serviço, além de trazer a comodidade de uma coleta no mesmo horário todos os dias, oferecemos embalagens personalizadas grátis aos nossos vendedores para melhorar a experiência dos nossos compradores.

Portanto, aliando a tecnologia e o expertise do Axado à base de vendedores do Mercado Livre e à potência que já é o Mercado Envios, temos uma capacidade enorme de melhorar a logística do comércio eletrônico como um todo no Brasil. Com tudo isso, seguiremos melhorando a experiência de compra e venda para nossos clientes, compradores e vendedores.

Leandro Bassoi é diretor da área Mercado Envios, criada em 2013 para facilitar o processo de entregas de mercadorias dos vendedores do site. Bassoi possui 15 anos de carreira com foco no mercado de logística em empresas nacionais e internacionais de varejo e e-commerce, como Walmart.com, onde empenhou sete anos de sua carreira, passando por alguns cargos e encerrando como Diretor de Supply Chain, e por consultorias como Accenture. O executivo é formado em engenharia civil pela Universidade de São Paulo (USP), é certificado pela Georgetown University em Business Administration e possui MBA OneMBA – Global Executive pela FGV – Fundação Getúlio Vargas.