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Entregas do e-commerce vs. privacidade: já pensou nisso?

Por: Gustavo Artuzo

Gustavo Artuzo é o diretor executivo da Clique Retire, empresa inovadora de logística para o e-commerce. Antes disso, foi diretor de desenvolvimento de negócios no fundo de private equity Patria Investimentos, além de CFO na Delly’s, empresa líder em distribuição para food service. Tem também experiências relevantes no setor de real estate, atuando na Cyrela, Direcional Engenharia e Cury Construtora. Gustavo é engenheiro formado pelo ITA, com MBA pela Wharton School.

Você já parou para pensar em como privacidade e entregas no e-commerce podem ter relação? A realidade de uma pandemia, com todas as imensas transformações que tem provocado, desafia e muito nossa capacidade de apreensão e análise. Como imaginar, no início de 2020, que no final do mesmo ano teríamos 13,2 milhões de novos consumidores no e-commerce (pesquisa WebShoppers), um aumento de 23% em relação ao ano anterior? Já estamos tão acostumados com os números expressivos desse período que essa porcentagem parece pequena, mas ela é surpreendente. Uma parcela gigante da população brasileira fez compras no comércio eletrônico pela primeira vez, e não vai largar nunca mais essa comodidade.

Uma mudança dessa magnitude traz consigo várias outras a reboque – a maioria positivas – e as empresas mais inovadoras têm se movimentado velozmente para aproveitar as imensas oportunidades geradas no quesito de entregas no e-commerce. Uma delas é a necessidade de privacidade desse novo consumidor que recebe pacotes e mais pacotes em casa, e mora com outras pessoas, sejam elas familiares ou amigos.

Imagem de uma mulher segurando um cartão de crédito e efetuando compras em um e-commerce

A privacidade para as compras online é importante em vários contextos e por razões distintas para cada consumidor. Normalmente imaginamos categorias íntimas – produtos de sex shops são o exemplo óbvio – porém há questões complexas envolvidas em evidenciar a qualidade e quantidade de tudo o que se compra, seja para a mulher, o marido, os filhos, colegas de apartamento e até mesmo porteiros ou vizinhos curiosos.

Nossas compras dizem muito sobre nós, e não é sempre que queremos revelá-las, ainda mais em um momento de relações postas à prova como o de agora, devido à hiperconvivência.

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Há também situações singelas como quando queremos surpreender alguém com um presente especial, mas corremos o risco de ter a surpresa frustrada porque a encomenda chega à vista de todos.

O mercado se movimentou e pensou numa solução para o consumidor. Vocês se lembram das boas e velhas caixas postais? Pois bem, elas cairiam como uma luva para quem não quer dar satisfações o tempo todo sobre o que compra no e-commerce, mas quem quer ir a uma agência dos correios toda semana, bem no meio do experiente (as agências só funcionam em horário comercial) e pegar “aquela” fila?

Armários inteligentes são soluções para entregas no e-commerce com mais privacidade

Como solução bem mais eficaz surgem então os armários inteligentes. Espalhados por vários pontos estratégicos, estão sempre perto: na vizinhança de casa, ao lado do trabalho, no caminho do dia-a-dia. Estão também na estação de metrô ou na entrada do shopping, sempre disponíveis para o recebimento das mercadorias. Com eles evita-se responder “o quê?”, “por quê?”, “quando?” e “como comprou?”. E adivinhe: contam com tecnologia de ponta para avisar ao consumidor sobre a chegada do produto, gavetas que se abrem com QR Code e uma retirada que dura poucos segundos e sem contato humano.

O e-commerce e o consumidor brasileiro têm agora uma caixa postal do século XXI, garantia de privacidade para quem quer comprar e levar seu pacote para casa, em paz. Mais uma revolução recente para contarmos aos nossos netos, daqui a alguns anos.