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Entrega expressa: o que é e como implantar essa tendência do e-commerce

por Fabiano Luiz Terça-feira, 12 de fevereiro de 2019   Tempo de leitura: 6 minutos

O ano começou agitado para o mercado de e-commerce: os números são favoráveis e grandes novidades são esperadas. Criar uma loja virtual pode parecer simples, mas, para garantir seu sucesso, é preciso estar atento e aberto às transformações que têm surgindo no mercado.

As novas tecnologias chegaram para agregar ainda mais valor ao seu negócio, permitindo a um e-commerce ter mais agilidade no planejamento e execução da sua operação.

Antes de realizar uma compra, o consumidor pesquisa, além do melhor preço, quais benefícios uma loja lhe oferece, como parcelamentos, frete grátis e prazo de entrega.

E, falando em prazo, 2019 veio para intensificar a estratégia de logística chamada entrega expressa. Com ela, é possível que você ofereça ao usuário a oportunidade de ter seu produto em mãos de forma mais rápida.

Muitos empreendedores se questionam como mergulhar nessa nova era, cujo apelo por parte do consumidor só aumenta, mas que, em contrapartida, aumenta suas despesas?

Entrega expressa deve ser uma das tendências no e-commerce em 2019/Arquivo
Entrega expressa deve ser uma das tendências no e-commerce em 2019/Arquivo

 

O que é?

Explicando de maneira simples, a entrega expressa é uma modalidade de frete com a qual o consumidor pode receber sua mercadoria até no mesmo dia em que realizou a compra – dependendo, obviamente, da sua confirmação de pagamento.

Como funciona?

Do ponto de vista do consumidor, a entrega expressa funciona da mesma maneira que todas as outras modalidades de frete e deve ser escolhida no ato da compra.

É importante ressaltar que, por demandar de uma agilidade maior em todos os setores (produção, separação e entrega), a entrega expressa tende a ter custar mais que as outras formas de envio, já que exige disponibilidade imediata dos recursos logísticos.

Assim que a compra é confirmada, o pedido entra na fila de prioridade, na qual todos os processos acontecem de forma prática e rápida, sendo encaminhado para uma transportadora especializada.

O tempo de entrega – mesmo dia, dia seguinte ou outra data posterior – depende exclusivamente da distância entre o centro de distribuição (estoque e afins) e o endereço do destinatário. Além disso, vale lembrar que a entrega expressa só pode ser realizada se houver disponibilidade de produtos em estoque.

Como colocar em prática?

Conhecer a fundo seu público alvo e entender se estão dispostos a pagar um pouco mais pela agilidade da entrega é sem dúvida o primeiro passo a se tomar antes de disponibilizar a modalidade na sua loja virtual.

O sucesso da entrega expressa só se tornará realidade caso você consiga fazer seu e-commerce realizar de forma dinâmica todos os processos internos, logísticos e administrativos.

É imprescindível a todos os setores estarem alinhados e contarem com profissionais qualificados, que permaneçam atentos desde o minuto em que o pedido é lançado na sua plataforma até o momento em que ele sai para entrega.

Outro detalhe importante: existem certos fatores que podem interferir no prazo de entrega na modalidade expressa, como, por exemplo, a confirmação de pagamento. Algumas formas de pagamento demoram mais para serem processadas, como o boleto. Outras, no entanto, são aprovadas em questão de minutos – caso do cartão de crédito.

Estipule um horário para a confirmação de pagamento, por exemplo: “pagamentos confirmados até as 12h, entrega no mesmo dia”. Programe-se para manter uma rotina de entregas; dessa forma, você não precisará recorrer à transportadora três, quatro ou cinco vezes ao dia.

Exponha essas informações de maneira clara e de forma que chame a atenção para o consumidor não ter dúvidas na hora de comprar. Lembre-se que a confiança do consumidor é o fator determinante para fidelizá-lo.

Por falar em fidelização: o prazo de entrega é um dos fatores cruciais que fazem o consumidor lembrar da sua marca no momento em que necessita realizar uma nova compra. Portanto, só ofereça a opção de entrega expressa se realmente for capaz de cumprir os prazos, pois no menor dos deslizes o tiro pode sair pela culatra e destruir a sua credibilidade no mercado.

Artigo republicado com autorização do autor; texto original disponível neste link

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