Acesso rápido

Entrega expressa: o que é e como usar na sua loja virtual?

por Thiago Mazeto Quinta-feira, 09 de maio de 2019   Tempo de leitura: 7 minutos

Uma loja virtual proporciona uma série de vantagens ao consumidor. É possível, por exemplo, comprar um produto e recebê-lo sem sair de casa. Para isso, em geral, o cliente paga uma taxa de frete pelo serviço de envio.

A prática de entrega de mercadorias, quando bem administrada, tem o poder de fidelizar os clientes. Dessa forma, o consumidor torna a fazer compras em um mesmo e-commerce com a certeza de que receberá sempre os seus produtos dentro do prazo combinado.

Por falar em prazo, é possível ampliar o leque de formas de entrega de um e-commerce. Pode-se, portanto, oferecer uma opção para que o usuário tenha a sua mercadoria em mãos de forma bem mais rápida. Mas, para isso, o consumidor precisa desembolsar um pouco mais do que o normal. Essa prática nada mais é do que a entrega expressa.

Siga lendo o artigo para saber mais sobre a entrega expressa e como utilizá-la em sua loja virtual!

O que é uma entrega expressa?

A entrega expressa é basicamente uma forma de entrega mais rápida oferecida por um comércio eletrônico. Nessa modalidade de envio, um produto pode ser entregue até no mesmo dia da sua solicitação, após a confirmação do pagamento.

Quando a compra é confirmada, o pedido tem prioridade e, então, é separado no estoque para embalagem e envio o mais rápido possível. A seguir, a mercadoria é direcionada a uma transportadora com especialidade em entregas expressas.

Em geral, o serviço de entrega expressa costuma estar disponível de segunda a sexta. Esse tipo de entrega depende da distância entre o centro de distribuição e a localidade a qual o item se destina, além, claro, da disponibilidade de produtos em estoque.

Qual é a diferença entre a entrega expressa e as outras modalidades de frete?

Como todas as outras formas de envio, os custos de uma entrega expressa variam de acordo com a distância do local de entrega. No entanto, a entrega expressa tende a ser mais cara que outras formas de tarifação de frete. Isso se dá, principalmente, pela rapidez na qual o serviço é executado, o que exige disponibilidade imediata das transportadoras.

Essa forma de envio busca atender aos clientes que não têm tempo a perder e que precisam do respectivo produto o quanto antes. Sendo assim, dependendo da situação, o custo-benefício desse tipo de entrega pode compensar para o comprador, já que ele consegue adquirir um produto essencial, sem precisar se deslocar ou enfrentar filas.

A entrega expressa leva em consideração o quanto o consumidor está disposto a pagar a mais em prol de agilizar o serviço de envio para adquirir um bem. Logo, faz mais sentido solicitar entrega expressa em compras de última hora, como a de um presente para uma ocasião especial ou um produto indispensável para o bom funcionamento de um negócio.

Como escolher a empresa ideal para fazer esse serviço?

Quem deseja oferecer um bom serviço de entrega expressa para a sua loja virtual precisa considerar contratar a transportadora certa para o trabalho. Na busca pela transportadora ideal, é necessário analisar alguns aspectos, como cálculo do frete, que é feito de forma diferente em cada empresa, cobrança de taxas extras, abrangência de regiões de atuação, restrições de envio, dentre outros fatores.

Além disso, pode-se buscar referências com outros e-commerces, analisar criticamente os preços, inspecionar as condições da frota e verificar se a transportadora considerada tem certificações que a qualificam para o serviço.

Ter cuidado na escolha da transportadora é muito importante, já que é ela que faz a ligação entre a sua loja virtual e o usuário no final do processo de compra, quando o produto é entregue. Logo, se o serviço de frete não for satisfatório para os consumidores, pode prejudicar o negócio, mesmo se os produtos oferecidos forem de excelente qualidade.

Quais cuidados precisam ser tomados pelo e-commerce que oferece entrega expressa?

A entrega expressa é um tipo de serviço que só funciona caso a loja virtual tenha a capacidade de otimizar os seus processos internos e administrar o seu estoque de forma adequada. Dessa forma, é garantido o sucesso da operação. Sendo assim, a separação de produtos, a embalagem de mercadorias e a entrega ao consumidor pela transportadora são etapas que precisam ser bem coordenadas e planejadas pelo e-commerce.

Logo, a empresa escolhida para o frete precisa contar com profissionais de confiança e determinados a entregar o produto ao comprador dentro do prazo estabelecido. Só assim ocorrerá a fidelização de clientes. Uma vez que seja realizada a compra e ocorra tudo de acordo, é provável que o consumidor torne a comprar novamente da mesma forma em seu e-commerce predileto.

Outro cuidado a ser tomado por uma loja virtual se refere à aprovação do pagamento. Deixe claro no site para os seus usuários o tempo de processamento da compra. Além disso, para que a entrega ocorra perfeitamente, peça para o cliente certificar-se de informar o endereço e o destinatário correto no ato de compra.

Como visto ao longo deste texto, a agilidade é a principal atração da entrega expressa. Essa forma de envio de produtos é uma excelente opção para atender um tipo de cliente específico, mais imediatista, seja pelo motivo que for.

A promessa de entregas rápidas é bastante atrativa para o consumidor, já que se consegue adquirir um produto em um tempo mais ágil do que o habitual. Contudo, a mesma promessa pode ser perigosa para um e-commerce, já que a não execução dentro do prazo estabelecido pode acarretar reclamações dos clientes, o que impacta a reputação do negócio.

Sendo assim, caso opte em oferecer esse tipo de serviço, certifique-se de ser capaz de cumprir o combinado. A operação exige cuidados específico. Logo, é importante conferir se ela é viável para a sua loja virtual.

O que você achou da modalidade de entrega expressa? Disposto a usar essa forma de envio na sua loja virtual? Tente, vale a pena!

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.