Logo E-Commerce Brasil

Entendendo a importância dos tipos, filtros e categorias dos produtos.

Por: Moisés Falcão

Atualmente, é responsável pelas áreas de Inovação Estruturada, Tecnologia e Experiência do Usuário no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, com mais de 20 anos de experiência em tecnologia e modelos de negócios digitais.

O cadastro de um produto no e-commerce é um trabalho que precisa de atenção redobrada. Do título ao preço, todas as informações são importantes e devem ser revisadas, se possível, por mais de um funcionário ou departamento. Uma boa prática para fazer o cadastro do produto é imaginar que ele é único, e que você depende da sua venda para manter a sua loja virtual.

As informações são muitas. Neste post vamos falar sobre 3 pontos que são essenciais quando um novo produto está sendo cadastrado.

Definir o tipo

Uma prática muito comum observada em cadastros de produtos, é inseri-los como tipo Default (padrão), e a diferença de um produto para o outro vai sendo feita a partir de suas categorias. O fato de essa prática ser comum não quer dizer que ela está correta.

Definir os tipos de produto ajudará você a criar promoções no futuro como “Todas as Panelas com 10% de desconto”. Isso por que o tipo do produto, no caso panela, será o parâmetro que será usado para definir a regra da promoção.

Além disso, criando tipos específicos de produtos, o administrador do e-commerce poderá criar informações específicas para aquele tipo de produto, que são conhecidos como filtros ou atributos do produto.

Criar e associar os filtros corretamente

Uma vez que os tipos de produtos estão definidos, você poderá criar filtros específicos. Se o seu tipo de produto for “geladeira”, por exemplo, então você poderá criar os filtros como capacidade (300-400L , 401-500L), marca (fabricante1,fabricante2), portas(1 porta, 2 portas, side by side, inverse), e assim por diante.

Os filtros também ajudam o usuário a navegar. Aplicando vários filtros o consumidor poderá encontrar facilmente o produto desejado pela sua cor, marca ou capacidade. Cada filtro aplicado vai aproximando o consumidor ao produto desejado, esse tipo de navegação é uma espécie de funil.

Aplicar filtros específicos a tipos específicos também ajudará na administração dos produtos. No seu painel de edição ou criação de produto, apenas os filtros referentes aquele tipo de produto serão exibidos, facilitando a rotina do responsável por essa tarefa.

Definindo categorias

Navegando em sua loja virtual, as categorias são os primeiros níveis de acesso que o cliente usa. Por tanto, deverão ser bem elaborados, de maneira que seja intuitivo encontrar um determinado produto.

O desafio é sintetizar o seu e-commerce em poucas categorias. Isso por que não é uma tarefa fácil para o usuário navegar quando existe uma infinidade de categorias. Lembre-se que o ideal é uma navegação em funil. Tente dividir as subcategorias em filtros.

Observe a concorrência

Uma boa prática para definir tipos, filtros e categorias é observar como os concorrentes fazem essa estruturação.

Pode existir uma situação onde você esteja dividindo em categorias o que na verdade deveriam ser filtros. Ou você pode estar deixando de cadastrar filtros que são popularmente conhecidos pelos consumidores.

Tomando como exemplo as TVs, temos filtros como dimensão (26”,32”e 50”), marcas(marca x, marca y e marca z), tela (LCD, LED e Plasma). Deixando de acompanhar a concorrência, o seu e-commerce pode estar deixando de exibir a opção Smart TV como filtro ou categoria, e isso pode trazer muito prejuízo à sua loja virtual.

Revisar sempre

Após a finalização do cadastro, é preciso estar atento. Novos termos ou palavras-chave podem surgir de forma popular e então o seu produto deverá ser ajustado. Imagine que o seu produto foi cadastrado com a cor preta, e então, navegando pela concorrência você percebe que este mesmo produto tem a sua cor definida como “Black vinil”. Se esse termo ficou popular, então é hora de você fazer ajuste no seu produto.