Entenda o que é dropshipping

por Alessandro Silveira Quinta-feira, 26 de setembro de 2019   Tempo de leitura: 10 minutos

Dropshipping é uma estratégia de gestão logística em que um vendedor anuncia um produto em um e-commerce, mas a responsabilidade de armazenamento, logística e expedição é destinada a outra empresa.

Em outras palavras, com o dropshipping o vendedor recebe o pedido do produto em sua loja virtual e encaminha esse pedido para um fornecedor. Esse, deverá ter a responsabilidade de enviar o produto para o cliente.

De maneira geral, vender com dropshipping parece o sonho de qualquer vendedor. É possível começar a vender os produtos com pouquíssimo investimento inicial, sem se preocupar com o trabalho de logística, armazenagem e expedição. Porém, antes de começar com esse modelo de vendas, é importante saber algumas coisas:

Como funciona?

Na prática, trabalhar com dropshipping é terceirizar o estoque e a logística de vendas, tornando o vendedor um intermediário entre o fornecedor e o cliente. Isso ocorre da seguinte forma:

  • O vendedor precisa escolher um fornecedor e uma plataforma de vendas que trabalhem com dropshipping.
  • Uma vez com a plataforma configurada, o vendedor começa a vender os produtos online e atrair clientes por meio de estratégias de marketing, oferecendo uma boa experiência de compra.
  • Quando o cliente compra um produto, a plataforma do vendedor manda esse pedido diretamente para o fornecedor.
  • Com o pedido em mãos, o fornecedor é responsável por toda a expedição do produto, desde a separação e embalagem até a chegada na porta do consumidor.
  • O pós-venda conta com a participação tanto do vendedor quanto do fornecedor, uma vez que o contato com o cliente deve vir da loja e o recebimento em caso de devolução do fornecedor.
  • Vale lembrar que o dropshipping acontece de forma praticamente invisível para o consumidor, que só descobre o processo caso perceba que a empresa descrita na nota fiscal é diferente da empresa que vendeu o produto.
  • Como funciona o dropshipping internacional?

    De longe, o dropshipping internacional é o formato mais popular entre vendedores. Isso acontece pois é comum o uso de fornecedores na China por meio de sites como Gearbest e Ali Express, que apresentam uma grande variedade de produtos por preços mais baixos, o que permite margens de lucro maiores.

    Porém, existem algumas desvantagens implícitas desse tipo de estratégia. O primeiro e mais importante risco, é que ainda não existe uma legislação clara sobre esse tipo de prática, ou seja, quem trabalha com dropshipping internacional, conta com uma certa insegurança jurídica. Além disso, o vendedor corre alguns riscos:

    • Possibilidade de tributação do produto;
    • Nova taxa de compras internacionais dos correios de R$ 15,00;
    • Demora no tempo de entrega;
    • Risco de vender produtos de baixa qualidade.

    Como funciona o dropshipping nacional?

    O mercado nacional de dropshipping tem diversas oportunidades interessantes, uma vez que existem algumas empresas especializadas neste tipo de operação. Essas empresas trabalham com o fornecimento e com o sistema especificamente para vendedores interessados em trabalhar com esse formato. Isso gera uma série de benefícios, como:

    • uma operação legal;
    • maior agilidade na entrega dos seus produtos;
    • facilidade maior de entrar em contato com fornecedores.

    Porém, como já existe um mercado de dropshipping nacional, outros vendedores terão acesso aos mesmos produtos e mesmas condições que você. Isso pode acabar resultando em margens de lucro menores dependendo da oferta do produto.

    Quais as vantagens de vender com dropshipping?

    – Apresenta uma facilidade de manutenção. Trabalhar com dropshipping é como separar uma operação de vendas online em duas empresas, em que uma é responsável pela venda e outra pela entrega. O maior benefício é que o vendedor consegue focar em oferecer a melhor experiência de compra. Enquanto isso, o fornecedor se preocupa apenas com a logística, sem precisar estar em contato com o comprador.

    – O baixo custo associado é um dos maiores benefícios do dropshipping. Afinal, não é necessário fazer um grande investimento inicial nem para adquirir um estoque e nem para mantê-lo.

    – Não é necessário fazer nenhum investimento de grande porte. Assim, essa estratégia acaba representando um baixo risco de prejuízo. Isso não quer dizer que é um processo 100% seguro, pois ainda existe um investimento de dinheiro e de tempo. Porém, em comparação ao e-commerce tradicional, os riscos são menores.

    – Como uma das únicas funções da loja é estabelecer o contato com o cliente, existe uma facilidade muito maior de gerenciar suas vendas de qualquer lugar do mundo, possibilitando maior mobilidade para o vendedor. Além disso, a necessidade de uma equipe é muito reduzida, já que existem menos tarefas a serem feitas.

    – Um dos fatores importantes para ter estabilidade no e-commerce é ter produtos com boas vendas ao longo do ano todo. Quando se trabalha com estoques de terceiros, é mais simples diversificar os produtos. Possibilita, inclusive, acompanhar tendências instantâneas de mercado.

    – Pode haver benefícios logísticos, uma vez que o frete de entrega pode ser mais barato na região do armazém (no caso de dropshipping nacional). Há também menos dificuldades de expedição, como: armazenagem, embalagem, expedição e emissão de nota fiscal.

    – Com o tempo do vendedor otimizado – ele não precisar cuidar da logística da operação, por exemplo – aumentam as possibilidades de escalar vendas! Basta investir uma parte do seu dia para buscar novos produtos e novos fornecedores!

    E as desvantagens?

    – Ao usar dropshipping o vendedor está na prática revendendo produtos de um a um. É positivo por diminuir riscos de prejuízo. Por outro lado, diminui a margem de lucro, pois o fornecedor cobra mais caro por cada produto.

    – Ao abrir mão de uma parte da venda, o vendedor e o fornecedor acabam perdendo controle de qualidade do serviço completo. Isso reduz a garantia de qualidade na jornada de compra.

    – Ao trabalhar com produtos de terceiros, o vendedor pode acabar perdendo a possibilidade de trabalhar um valor de marca. Afinal, além da experiência de compra não ser completa, fatores de pós-venda – como embalagens especiais, encartes e cupons – não poderão ser utilizados. Isso pode ser um problema no longo prazo, já que fica mais difícil fidelizar o seu cliente.

    – Muitas pessoas já usam essa estratégia por devido à facilidade. Ou seja, ao entrar nesse mercado, o vendedor deve estar ciente da grande concorrência para ele trabalhar de forma mais competitiva – ou buscar nichos ainda não explorados.

    – A separação da venda e da logística pode ser um problema se não houver uma linha de comunicação entre vendedor e fornecedor. Pode gerar reclamações em redes sociais e sites, como o Reclame Aqui, afetando a reputação da loja.

    Qual a diferença entre dropshipping, crossdocking e fulfillment?

    É comum confundir essas três estratégias, pois todas envolvem terceirizar o seu estoque em algum ponto da jornada de vendas. Porém, cada uma apresenta uma particularidade em relação às outras:

    Dropshipping

    Como explicamos ao longo do texto, no dropshipping o cliente compra o produto em um site; o vendedor repassa esse pedido para um fornecedor terceiro; esse emite a nota fiscal e faz o envio do produto para o cliente.

    Crossdocking

    Nesse formato logístico, o produto é levado de um armazém para outro, funcionando como um centro de redistribuição. Muito popular em grandes metrópoles, onde a entrada de veículos de grande porte é limitada, o sistema também funciona para vendedores que não possuem disponibilidade de estoque, mas ainda desejam realizar a expedição para os seus cliente e emitir a sua nota fiscal.

    Fulfillment

    Essa estratégia também envolve a terceirização de estoque. Porém, o vendedor precisa primeiramente adquirir um estoque para depois mandá-lo para a empresa responsável. E essa irá armazenar e cuidar de todo o processo de expedição.

    Esse formato é vantajoso principalmente em marketplaces. Isso porque além da facilidade do controle logístico, o vendedor também ganha mais destaque dentro dos marketplaces. Automaticamente, aumenta suas vendas e aprimora a jornada de compra do cliente.

    Dropshipping vale a pena?

    Trabalhar com dropshipping pode ser uma forma muito eficaz de ganhar dinheiro com um baixo risco de prejuízo. Para isso, entretanto, o vendedor deve estar disposto a abrir mão de algumas coisas, como:

    • controle de toda a jornada de compra;
    • margem de lucro menor;
    • certa insegurança jurídica (no caso do dropshipping internacional).

    Com isso em mente, podemos dizer que dropshipping é muito indicado principalmente para vendedores que estão começando a vender. Ou, então, que desejam estudar a adesão de determinados produtos ou nichos em sua loja.

    No médio prazo, porém, é recomendado explorar outras estratégias, talvez começando um estoque com seus produtos mais vendidos. É sempre perigoso depender de apenas um canal de vendas online.

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