Entenda o que é dropshipping e saiba como funciona

por Rafaela Ricardo Segunda-feira, 25 de maio de 2020   Tempo de leitura: 3 minutos

Quando falamos sobre vender algum determinado produto, diversas dúvidas podem surgir. Afinal, na prática, esse processo é mais complexo do que parece.

Além de divulgar o produto para as pessoas certas e criar campanhas segmentadas para aumentar as vendas, também é preciso ter uma boa etapa de logística e gerenciar da melhor maneira o seu estoque.

Especialmente para uma empresa que vende produtos bastante específicos, por exemplo, e que está no início de suas operações — ter todos esses processos para conseguir realizar vendas pode ser estressante.

E por isso, o dropshipping surgiu para os negócios que não querem lidar com todo processo de estocagem, armazenamento e remessa de produtos.

Graças ao modelo, milhares de negócios conseguiram otimizar os seus processos de vendas. A Amazon é um exemplo de empresa que se beneficia da incorporação do dropshipping, e que conseguiu elevar as suas vendas e se destacar.

E você, quer entender mais sobre o dropshipping para o seu negócio? Neste artigo explicaremos diversos detalhes sobre o conceito, a fim de você entender melhor como funciona. Vamos lá?

Afinal, o que é dropshipping?

Basicamente, o dropshipping pode ser visto como um novo modelo de negócios. Nele, o vendedor disponibiliza seus produtos e serviços em um determinado canal de compra (normalmente pela internet). Porém, não realiza as entregas e sequer possui estoque.

Ou seja, ele age como um intermediador entre o comprador e o fabricante (ou fornecedor) de determinado produto.

Em outras palavras, no dropshipping o empreendedor utiliza o estoque e processos de distribuição de terceiros. Neste caso, a sua principal função é anunciar os produtos e serviços em sua vitrine virtual.

Trata-se de uma opção para os negócios que acabam de iniciar a sua carreira, e não tem condições para lidar com grandes investimentos em estocagem e distribuição de produtos.

Além disso, dentro do modelo de dropshipping é possível vender diversos produtos variados, acarretando também em diversas categorias de público. Algumas empresas que realizam o dropshipping preferem atuar com apenas alguns tipos de público.

Se o negócio disponibilizar apenas produtos do setor industrial ou recursos mais específicos, por exemplo, ele também irá atrair pessoas dessa área de atuação.

Como ele funciona na prática?

Agora que já entendemos sobre o que se trata o dropshipping, vamos ver como esse processo funciona. Para isso, vamos utilizar o exemplo de uma compra de uniformes pelo e-commerce:

  • O cliente entra em um site que utiliza o modelo de dropshipping e decide comprar determinado modelo de uniforme. Antes, durante e após comprar, ele pode entrar em contato com a loja para saber de todas as informações relevantes.
  • Após isso, o site recebe os pedidos e repassa ao fabricante ou fornecedor, que também é um parceiro de dropshipping.
  • Esse fabricante também fica responsável pode separar o produto, embalar e enviar até o cliente final, em nome da loja de dropshipping.
  • Caso o cliente queira trocar, devolver ou saber de mais informações sobre o produto, ele poderá entrar e contato com a loja.

Como você já entende um pouco mais sobre esse modelo de negócio e seus processos, o que acha de adotá-lo em sua jornada?

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.