Acesso rápido

Entenda a importância da análise de dados para o crescimento da sua empresa

por Juliana Fernandez Quinta-feira, 25 de julho de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

Há alguns anos, a análise dos dados de uma empresa era feita com base em formulários e achismos dentro de cada setor e de forma individual. Porém, esse processo, além de defasado, podia gerar informações imprecisas e prejudicar a tomada de decisões.

Por sorte, com a popularização da internet, que abriu o mercado e o tornou mais competitivo, a análise de dados foi ressignificada e passou a ser chamada de Big Data — devido a grande quantidade de dados gerado pelos usuários a cada minuto dentro da rede. Agora, com o uso das estratégias e das ferramentas certas, é possível garantir o controle e a qualidade das informações coletadas a favor dos negócios.

Isso porque a captação e a análise desses novos dados permite que a empresa tenha maior clareza nos seus processos, internos e externos, além de auxiliar na diferenciação da concorrência e na valorização das marcas. Inclusive, os estudos da Gartner, consultoria de tendências e inovações tecnológicas, dizem que as empresas que fizerem um bom uso dos dados podem ser até 20% mais lucrativas.

Mas, para que os dados façam alguma diferença nos seus resultados, é preciso organização e definição clara dos planos e metas do negócio. Para ajudar, separamos algumas dicas que vão te ajudar a fazer a diferença durante este processo:

Tenha objetivos claros

Toda informação é um dado, mas nem todo dado é uma informação. Para que os dados da sua empresa sejam úteis e relevantes, é preciso saber o que eles dizem e separá-los por categorias, que façam sentido para o seu objetivo de negócio.

Na sequência, faça as perguntas certas e entenda para onde a sua estratégia precisa caminhar. O direcionamento dos esforços da equipe, o uso do tempo e a quantidade de investimento é que vão justificar a ação e trazer lucros para a empresa. E lembre-se de que a qualidade é muito mais importante do que a quantidade (que pode conter dados inúteis).

Personalização

Uma grande mudança causada pela nova era é a possibilidade de aproximação com o cliente. A análise do comportamento do consumidor permite que a marca identifique seus anseios, suas angústias, seus interesses e o que mais consome. Com base nisso, cria-se uma experiência personalizada que aprimora a abordagem e aumenta o ticket médio das campanhas online.

Ganhe vantagem competitiva

Os dados podem ser controlados de maneira a ajudar a marca a ganhar velocidade de divulgação e, assim, diferenciar-se da concorrência. Afinal, com as análises corretas, é possível compreender com exatidão quais são seus pontos fortes para exaltá-los e quais são seus principais problemas a serem solucionados.

Além disso, é possível fazer uma análise completa do setor. Com esses dados, pode-se analisar o comportamento da concorrência e antecipar lançamentos e prever tendências.

Mensuração dos resultados

Defina sua meta, o ROI, o CRM, o CPA e o CTA. Fique atento ao desempenho de cada um e compare indicadores para obter insights em tempo real. Com essa visualização de dados integrados, a equipe pode definir ajustes e evitar perda de investimento.

Para realizar cada uma destas etapas de maneira eficaz, é necessária a contratação de tecnologias e softwares que colham, controlem, analisem e orientem os dados em tempo real, com agilidade e segurança.

Leia também: Especialista defende que lojistas coletem menos dados, mas sejam mais precisos

Artigo republicado com autorização da autora. Texto original disponível aqui.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.