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Entenda de uma vez por todas a conversão e o funil no Google Analytics

Para que sua loja virtual seja um sucesso de vendas, é imprescindível que você possua total controle de campanhas, acessos e perdas de clientes dentro do Analytics, é ele quem te mostrará onde os processos falham e quais decisões são necessárias para que o desempenho atenda e supere suas metas e planejamento. Para fazer isso, é preciso entender e acompanhar dois processos: o funil de compras e a conversão. O funil de compra é um dos recursos que pode - e muito - auxiliá-lo a entender onde os usuários saem do processo de compra. Ele mostra com precisão e clareza onde o processo de seu comércio eletrônico está falhando. A configuração é muito simples – basta seguir os passos no Analytics. Cada funil deve usar os parâmetros de URL de sua plataforma. Eu faço assim:
  • Categoria;
  • Detalhes do produto
  • Carrinho de compra
  • Login
  • Pagamento
Resultado mostra o pedido. Os resultados serão apresentados em formato de funil, mostrando de onde os usuários estão vindo e para onde estão indo - até mesmo se ele simplesmente fechou o navegador. O Funil pode ser usado para medir diversos comportamentos dentro da sua loja. Podemos criar um funil para verificar como os usuários chegam à tela de cadastro; quanto tempo navega no site; etc. O processo não precisa estar necessariamente no checkout, mas num e-commerce é fundamental ter um funil que mostre como está o seu desempenho e as suas conversões. Quando analisamos estes números, consideramos perdas entre 10% a 15% normais. É preciso acompanhar os dados, pois se a taxa de evasão for muito maior que isso, há problemas na tela monitorada. Para evitar prejuízos, é preciso, por isso, fazer testes diariamente. Caso você tenha dúvidas na configuração de funil (de compras ou outro), recomendo que solicite ajuda para o suporte de sua plataforma. Existem muitas formas de corrigir um gargalo no funil de compras. Muitas vezes paramos na tela de frete, onde o usuário avalia se o frete compensa ou não a compra de um determinado produto. Por isso sempre realize um benchmarking, meu conselho é avaliar cada um a cada vinte dias para entender se seus preços estão de acordo com o mercado – e saber quando o seu concorrente está dando frete grátis, por exemplo. Usando as metas do Google Analytics A maioria dos donos e/ou gerentes de e-commerce não utilizam as métricas a seu favor. Sim, o mercado tem ótimas ferramentas que fazem o total controle de seu budget e gerenciamento de campanhas, mas o Analytics tem várias vantagens: é grátis e além disso possui dados comportamentais que nenhuma outra ferramenta consegue entregar. Segundo o próprio Google, “Use metas para avaliar a frequência com que os usuários concluem ações específicas. As metas avaliam como seu site ou aplicativo atende aos seus objetivos. ” Não existem limites para criar metas no painel do Analytics. As mais importantes para o e-commerce sempre são as envolvidas com o processo de compra e cadastro dentro das lojas. Através das metas, é possível ter conhecimento total do comportamento do usuário dentro da loja. Usando as metas, é possível entender o seu público, descobrir quais são os seus gostos musicais, programas de TV favoritos, filmes e muitas outras informações, que permitem direcionar as suas campanhas diretamente a cada público de acordo com o interesse dele, acertando em cheio o seu alvo. Analise, veja todos os dias o seu desempenho, calcule o seu ROI, pausar e cancelar campanhas no meio das mesmas é mais normal do que você imagina. O mais importante neste negócio é o seu capital, não deixe nas mãos de qualquer um para apenas trazer tráfego para o seu site, tráfego pode não gerar receita e uma loja que não vende é uma loja falida. Pense bem e use o Analytics como seu gerente de e-commerce.