Entenda como funciona o alcance no Facebook

por Camila Porto Segunda-feira, 27 de novembro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

O Facebook é um grande aliado para você que busca entender mais sobre os resultados da sua FanPage. Por isso, entender e analisar cada métrica é crucial para que seu negócio continue conquistando fãs, aumentando o engajamento e gerando mais vendas.

Uma das métricas mais comentadas atualmente é o Alcance no Facebook. Isso porque não é de hoje que a rede social vem priorizando notícias de acordo com o comportamento do usuário.

Com o excesso de informação diária gerada na rede social, fica ainda mais difícil que as suas postagens orgânicas gerem engajamento.

Por isso, separamos aqui algumas informações importantes para você entender melhor o que é alcance no Facebook e como ele pode influenciar diretamente a análise das suas métricas.

O QUE É ALCANCE NO FACEBOOK

O alcance das publicações representa o número de pessoas às quais suas publicações foram exibidas. No gráfico apresentando no Facebook Insights, a métrica é dividida entre alcance orgânico e pago.

Entenda como funciona o alcance no Facebook

Já o alcance total refere-se ao número de pessoas que receberam alguma atividade da sua página, independentemente de onde a tenham visto. Podendo ser as suas próprias publicações, publicações de outras pessoas na sua página, anúncios feitos pela sua página, menções e check-ins.

O alcance total também é dividindo entre orgânico e pago, conforme apresentando no gráfico abaixo.

Entenda como funciona o alcance no Facebook

Lembre-se de que, o fato do seu conteúdo ter obtido um alto índice de alcance indica apenas que muitas pessoas o visualizaram. Já o engajamento que ele conquistar dirá quantas pessoas “viram” e gostaram daquele conteúdo.

DIFERENÇA ENTRE ALCANCE ORGÂNICO E PAGO

O alcance orgânico representa o número total de pessoas que visualizaram suas publicações por meio de uma distribuição não paga. Ou seja, são todos os conteúdos que chegam de forma espontânea para o usuário.

O alcance pago mostra o número total de pessoas que viram suas publicações através de anúncios, ou seja, posts patrocinados.

O ALCANCE ORGÂNICO ESTÁ DIMINUINDO?

Mas a pergunta que não quer calar… É verdade que O ALCANCE ORGÂNICO ESTÁ DIMINUINDO?

A resposta é SIM.

Segundo o Facebook, foi criado um algoritmo que leva em consideração diversos fatores relativos à cada pessoa para mostrar o conteúdo mais relevante de acordo com o seu histórico na rede social.

Cada vez mais e mais conteúdo está sendo criado e compartilhado por pessoas e empresas nas redes sociais. Por esse motivo, fica difícil para as marcas conquistarem espaço e atenção organicamente dentro da timeline dos usuários.

No gráfico abaixo, fornecido pelo Social Baker, podemos observar a queda do alcance orgânico versus o aumento do alcance pago.

O ALCANCE ORGÂNICO ESTÁ DIMINUINDO

Mas isso não significa que você deva desistir do alcance orgânico. Muito pelo contrário: vale a pena definir bem suas estratégias para se destacar entre seus concorrentes.

O próprio Facebook afirma que as publicações orgânicas têm o seu valor e para as marcas que aplicarem uma estratégia de conteúdo relevante para os usuários irão, sim, alcançar as pessoas no Feed de Notícias.

Conta pra gente o que você acha dessa “seleção de conteúdos” que o Facebook vem fazendo, aqui nos comentários.

 

 

Artigo publicado com autorização da autora. Original aqui.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

1 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.