O que é a taxa de abertura de Email Marketing?
A taxa de abertura é obtida através do total de contatos que visualizaram a mensagem dividida pelo número total de emails que foram entregues, excluindo os bounces e remoções. Basicamente, uma taxa de 20% de emails abertos significa que, de cada 100 emails entregues, vinte foram visualizados.
Spam NÃO, obrigado!
É natural que o envio de newsletters que não solicitámos receber nos aborreça. Obviamente que não as vamos ler até porque muitas delas são filtradas pelo Outlook, Gmail, Hotmail, Yahoo, etc…que rejeitam este tipo de práticas.
Mesmo que nunca tenham recebido SPAM (o que será praticamente impossível) o mais provável é que já tenham recebido newsletters, para as quais embora se tenham cadastrado, contenham assuntos que simplesmente não vos interessam. Mesmo que inconscientemente, enquanto receptores de newsletters, é inevitável que façamos uma análise que nos leva a optar por aquele(s) emails que efetivamente despertaram o nosso interesse e que têm os aspectos que passo a apresentar:
1. Remetente
A reputação da marca é o primeiro fator que influencia a confiança do usuário para abrir o email. É essencial que o domínio seja o da marca, por exemplo: info@aminhaempresa.com
2. Assunto
Certamente já visualizou emails com assuntos com este tipo de abordagem (Aproveite já!! – Desconto de x% – Não perca!! – MELHORES PROMOÇÕES!!!!). Continua se interessando por esses emails? Se for enviado por uma marca de confiança talvez dê o benefício da dúvida… mas a verdade é que esta abordagem é cada vez mais um erro porque já a encaramos com desconfiança.
3. Segmentação
É óbvio que segmentar a nossa base de dados nos ajuda a concentrar os nossos esforços naqueles usuários que verdadeiramente vão querer abrir e ler aquilo que temos para lhes enviar! Enquanto fã de futebol gostaria que a newsletter de uma marca de desporto que recebo me enviasse exclusivamente conteúdos e ofertas sobre essa modalidade esportiva. Se a marca insistir em me enviar material de ciclismo, golfe e natação tudo numa única newsletter o mais natural será acabar por me desinteressar…não é verdade? E você?
4. Teste e Aprenda
Você julgava que havia uma fórmula de sucesso para o email marketing? Sinto informá-los…não há! Na mesma área de negócio, a forma como reagimos às newsletters que recebemos pode variar consoante os fatores aqui já referidos. Para o ajudar, existem ferramentas que permitem automatizar esse processo como o Teste A/B.