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Entenda a Taxa de Abertura do E-mail Marketing

Por: Hugo Pascoal

Licenciado em Relações Públicas e Publicidade, conta com mais de 10 anos de experiência em Marketing Digital, tendo-se especializado em inbound marketing. Participou no arranque do projeto E-GOI tendo sido Gestor de Comunicação e Marca durante vários anos. Atualmente é Growth Hacker na E-GOI. É ainda palestrante, consultor, formador e autor de vários artigos em Portugal e no Brasil nas suas áreas de especialização.

O que é a taxa de abertura de Email Marketing?

A taxa de abertura é obtida através do total de contatos que visualizaram a mensagem dividida pelo número total de emails que foram entregues, excluindo os  bounces e remoções. Basicamente, uma taxa de 20% de emails abertos significa que, de cada 100 emails entregues, vinte foram visualizados.

Spam NÃO, obrigado!

É natural que o envio de newsletters que não solicitámos receber nos aborreça. Obviamente que não as vamos ler até porque muitas delas são filtradas pelo Outlook, Gmail, Hotmail, Yahoo, etc…que rejeitam este tipo de práticas.

Mesmo que nunca tenham recebido SPAM (o que será praticamente impossível) o mais provável é que já tenham recebido  newsletters, para as quais embora se tenham  cadastrado, contenham assuntos que simplesmente não vos interessam. Mesmo que inconscientemente, enquanto receptores de newsletters, é inevitável que façamos uma análise que nos leva a optar por aquele(s) emails que efetivamente despertaram o nosso interesse e que têm os aspectos que passo a apresentar:

1. Remetente

A reputação da marca é o primeiro fator que influencia a confiança do usuário para abrir o email. É essencial que o domínio seja o da marca, por exemplo: info@aminhaempresa.com

2.  Assunto

Certamente já visualizou emails com assuntos com este tipo de abordagem (Aproveite já!! – Desconto de x% – Não perca!! – MELHORES PROMOÇÕES!!!!). Continua se interessando por esses emails? Se for enviado por uma marca de confiança talvez dê o benefício da dúvida… mas a verdade é que esta abordagem é cada vez mais um erro porque já a encaramos com desconfiança.

3. Segmentação

É óbvio que segmentar a nossa base de dados nos ajuda a concentrar os nossos esforços naqueles usuários que verdadeiramente vão querer abrir e ler aquilo que temos para lhes enviar! Enquanto  fã de futebol gostaria que a  newsletter de uma marca de desporto que recebo me enviasse exclusivamente conteúdos e ofertas sobre essa modalidade esportiva. Se a marca insistir em  me enviar material de ciclismo, golfe e natação tudo numa única newsletter o mais natural será acabar por me desinteressar…não é verdade? E você?

4. Teste e Aprenda

Você julgava que havia uma fórmula de sucesso para o email marketing? Sinto informá-los…não há! Na mesma área de negócio, a forma como reagimos às newsletters que recebemos pode variar consoante os fatores aqui já referidos. Para o ajudar, existem ferramentas que permitem automatizar esse processo como o Teste A/B.