Acesso rápido

Entenda a importância de ter um site e uma boa hospedagem

por Henrique Carvalho Quarta-feira, 03 de abril de 2019   Tempo de leitura: 7 minutos

Desde que o modo tradicional de compra e venda começou a ser substituído pela fórmula virtual e, da mesma maneira as relações humanas, passou a ser cada vez mais indispensável estar na web. Ela otimiza nossas atividades, nos poupa tempo e economiza nosso dinheiro. Ninguém escapa. Hoje, todos dependemos da rede, seja para comercializar algo ou simplesmente a fim de estabelecer contato com alguém.

Existem empresas que ofertam domínio grátis ao adquirir hospedagem

Redes sociais

Hoje em dia existem inúmeras formas de ser visto na internet, já que possuímos ao nosso dispor várias redes sociais. Porém, é importante frisar algumas dificuldades de utilizar redes sociais:

  • Você está em um ambiente que não é seu, ou seja, disputa espaço com outras pessoas e, além disso, pode ocorrer do site ficar fora do ar e você nada poder fazer.
  • São muitas as redes sociais e cada uma com suas particularidades. Desta forma, precisará estudar e entender em cada local qual é a melhor forma de postagem, horário, criar imagens específicas e disseminar conteúdo.
  • Por serem muitas usadas, ao longo do tempo aquela sua postagem será perdida em tantas outras existentes naquela rede social. Não será mais visto pelo seu cliente.
  • Os buscadores, e aqui podemos focar no Google, não faz indexação de redes sociais, ou seja, esse seu conteúdo não é relevante para você ser encontrado.
  • Não são todos que tem e/ou gostam de perfis em redes sociais. Sendo assim, não irá atingir essa massa.

Vantagens de ter um site próprio

Outra forma de ser visto é com a criação de sites. Existem muitos serviços gratuitos na web para fazer um website, isso é fato. Mas se você precisa de um lugar na internet como referência do seu serviço/produto, para usar como ferramenta e até mesmo para vendas online, este não é o melhor caminho. Se o seu objetivo é fazer desse espaço digital parte de sua estratégia online e alcançar um bom posto nos mecanismos de busca, melhor adotar outro método e se possível ajuda profissional.

Vamos entender as vantagens de ter um site:

  • O espaço é seu. Diferente de uma rede social, você poderá publicar o que quiser. Você controla todo o seu conteúdo e ele sempre estará ali.
  • Você consegue canalizar toda a informação em um só local. E isso é muito importante porque o seu cliente saberá que neste site conseguirá encontrar todas as informações que precisa de sua empresa. A informação não se perde.
  • Diante de toda a informação criada e seguindo alguns padrões de otimização para busca (isto fica para uma outra postagem), seu site será bem visto no Google e será mais fácil de ser encontrado por outros clientes.
  • Permite, ao ter um site e domínio próprio, a possibilidade de criação de e-mail próprio personalizado @suaempresa.com.br. Muito mais profissionalismo para sua empresa.
  • Amplia o leque de recursos possíveis como implantar uma automação de marketing personalizada.

A internet se destaca como o meio de comunicação mais eficiente e democrático. Quando você cria um site ele se torna automaticamente um ponto de referência pelos seus consumidores. É através dele que sua clientela fica sabendo suas novidades ou mesmo seus horários e formas de contato. Criar um site é cada vez mais um diferencial em relação a concorrência. Nada em relação a custo benefício será mais produtivo e elegante que um endereço de internet próprio e um e-mail com o domínio de sua empresa.

Voltando na comparação de site e rede social. O ideal é conciliar ambos, site próprio e redes sociais. Assim você irá gerar bastante conteúdo para seus clientes. Poderá ainda adotar de técnicas de redirecionamento, incluindo links do seu blog e/ou site em suas postagens nas redes sociais.

Como criar um site

No primeiro momento você precisa adquirir um domínio, caso não tenha ainda. Existem até empresas de hospedagem que ofertam domínio grátis ao adquirir hospedagem. A segunda etapa é então ter um plano de hospedagem. Procure provedores que preocupam em oferecer um serviço de qualidade e com muita segurança. A última etapa seria você realizar o desenvolvimento do seu site/loja ou, melhor ainda, contratar profissionais capacitados.

Custos

Como já abordamos acima, você pode sim ter um site criado com baixo custo ou até mesmo gratuito com tantas ferramentas que existem. Porém, acaba sendo um barato que sai caro. Quando você enfrentar problemas de estabilidade, falhas, quiser migrar para outra hospedagem, aí sim entenderá. É tudo mais difícil e as vezes nem resolve.

Os custos acabam sendo variados e irá depender do seu projeto, podendo variar de R$800,00 até R$3.000,00 se existir muita complexidade. Acaba sendo um preço bem pago por ter algo diferenciado e personalizado ao seu modelo de negócio.

Conclusão

A internet é o melhor local para fazer negócios hoje em dia. Não deixe de lado as redes sociais, mas tenha seu site próprio, o seu terreno onde poderá colocar o conteúdo que deseja para poder ser encontrado mais facilmente pelos seus clientes através de buscadores como o Google. E não deixe de procurar uma empresa séria e comprometida e um bom profissional. Lembre-se: o barato sai caro!

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.