Como usar as enquetes do Facebook para entender seu cliente?

por Leonardo Rocha Segunda-feira, 09 de janeiro de 2017

Perguntas e respostas sempre foram um meio eficiente para obter informações diretas sobre aquilo que queremos conhecer. Os recursos de enquetes do Facebook, embora ainda pouco explorados, podem ser muito eficientes para aqueles gestores que pretendem conhecer melhor o público-alvo e aprimorar o negócio com base no que é mais relevante para o consumidor final.

As ferramentas estão disponíveis no canal de apps da rede social. Um deles, o Minhas Enquetes, por exemplo, possui uma versão simples e uma premium.

O Minhas Enquetes, conforme o plano escolhido, chega a permitir um número ilimitado de participantes, suporte de mídia, banner e texto de anúncios, integração ao site, URL personalizada, entre outros adicionais.

De qualquer modo, independentemente de sua escolha, o que importa é o uso que você pode fazer desse tipo de recurso.

Usando enquetes para entender seu público

Algumas perguntas que você pode fazer a seus clientes:

Qual horário você costuma comprar produtos online?

É importante analisar os melhores intervalos de horários para anunciar seus produtos, oferecer descontos ou criar uma estratégia diferenciada para se comunicar com o público de determinado horário.

Qual fator é impeditivo para você consumir em um site?

Navegabilidade, insegurança, formas de pagamento, preço: esta pergunta é uma forma de identificar o que pode ser um impeditivo para a conversão e prioridade para seu negócio ajustar.

O que você mais valoriza ao comprar um produto?

Qualidade, preço, prazo de entrega: o que é mais relevante para seu cliente pode direcionar a estratégia do negócio. Se você aposta em um perfil de produtos, mas os seus seguidores esperam encontrar outro, vale pensar se não é oportuno se reposicionar.

Por qual plataforma você mais costuma comprar?

Desktop, mobile ou app: os hábitos de compra podem indicar quanto de esforço você deve dedicar para aprimorar o site nestas plataformas. Se seu recurso é limitado, mas seu perfil de público ainda usa muito o desktop para comprar, então você pode esperar um pouco mais para apostar no mobile. Mas se houver uma tendência de migração, vale investir mais lá.

Seja analítico

Esses são apenas alguns exemplos de enquete que você pode fazer para entender seu público e o mercado, mas lembre-se de fazer análises qualitativas e quantitativas dos dados. É imprescindível entender se sua conclusão sobre os resultados é embasada em números e informações e se a pergunta foi feita de maneira adequada e para as pessoas certas.

Por exemplo, mil pessoas dizerem que gostam de fazer compras à noite pode ser um número relevante, mas se a pergunta foi feita para uma comunidade específica, de pessoas com hábitos noturnos, isso pode prejudicar a percepção geral.

Uma pesquisa deve ponderar sobre a amostra, perfil do público, plataforma da enquete e quem são as pessoas em quem a pergunta não chegou: aquelas que não compram online, as que estão fora de determinada faixa etária, classe social ou hábitos etc. Tanto os resultados como essa percepção devem ser observados para que se obtenha um resultado pertinente.

Com atenção e estratégia, você conseguirá obter excelentes insights para seu e-commerce usando este tipo de enquete!

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