Logo E-Commerce Brasil

Como encantar o e-consumer?

Devemos ter sempre em mente um questionamento diário: “Como encantar o e-consumer?” Partindo desta premissa, é necessário enxergar a importância de permitir ao usuário uma experiência única de compra, tele transportando-o para um mundo de emoções e sensações.

Em uma entrevista para a Folha de São Paulo, o engenheiro Avinash Kaushik, evangelista de marketing digital do Google, cita a ignorância de muitos sites que valorizam apenas o número de páginas visitadas, dizendo que o maior valor ativo que um e-commerce pode possuir é o cliente fiel.

E lá vem mais uma questão, como fidelizar o cliente, despertar o desejo de compra em seu site? Um dos fatores primordiais para seduzir um cliente é disponibilizar conteúdo de altíssima qualidade, proporcionando confiabilidade, usabilidade e fácil navegação.

O primeiro passo para desenvolver estas melhorias em seu site é fazer um estudo do comportamento do público alvo, analisando o seu hábito de compra. Vamos utilizar como exemplo uma loja de calçados, analisando quais as possibilidades de busca de produtos. Em uma loja física o consumidor teria como opção a ajuda de um vendedor para expressar a sua real necessidade e desejo, portanto devemos nos colocar no lugar deste cliente viabilizando estas opções como filtros de navegação atrelados às categorias dos produtos. Desta forma o consumidor não é obrigado a navegar por todas as páginas em busca do produto desejado, pois utilizando os filtros como recurso os produtos que não são de seu interesse não serão apresentados na vitrine.

Um exemplo excepcional é a loja virtual Zappos, que disponibiliza inúmeros filtros facilitando a localização dos produtos de acordo com o desejo de compra do usuário. Além destes filtros, o site disponibiliza aproximadamente seis ou mais fotos dos produtos e, inclusive alguns itens acompanham vídeos persuasivos, que certamente ajudam, e muito, na decisão de compra.

Outro recurso importante é a personalização de páginas, transportando o e-consumer para outra esfera. Esta personalização pode ser desenvolvida através de hotsites. Um exemplo bacana de páginas personalizadas são as páginas especiais do grande player de calçados, Netshoes. Esta personalização é utilizada para destacar ações de comunicação e marketing.

Devemos planejar ações estratégicas, tendo como foco o ser humano no centro da concepção de um projeto e não apenas como um simples canal de vendas sem gerar relacionamentos com o seu cliente. Devemos descobrir quais são suas necessidades e dificuldades. Agindo desta forma, a fidelização de clientes será gerada naturalmente como uma simples consequência da sua sensibilidade em contínuo aprendizado e inovações.