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Empreender no e-commerce: erros que precisam ser cometidos

Por: Thiago Sarraf

É especialista em e-commerce e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário. Formado em Marketing, com especialização em Negociação e certificados em Google Adwords e Analytics, lecionou em grandes instituições como Faculdade Impacta Tecnologia, FMU, ESPM, Universidade Buscapé e Internet Innovation. Hoje, seu foco principal é a consultoria de e-commerce e cursos de própria autoria voltados para pessoas que querem abrir ou já possuem um e-commerce e empresários que desejam se aprofundar no tema.

Empreender não é fácil. Afinal, se fosse fácil, teríamos mais empreendedores do que empregados. Aliás, empreender com sucesso não é fácil. Começar um negócio online também não é diferente. Requer paciência, planejamento e muitos erros. Sim, erros.

Estamos cansados de ouvir grandes histórias de sucesso. E, para o empreendedor de primeira viagem que está no começo de sua jornada, parece um abismo gigante entre o sucesso que tanto ouvimos falar e as dificuldades que estão sendo passadas no momento. Muitas vezes, esta disparidade de realidades, pode ser um desincentivo ao novo negócio, acreditando que muitas coisas estão sendo feitas de forma errada.

Erros precisam ser cometidos como forma de aprendizado. Porém, é claro que não podem custar suas economias ou levar o seu negócio para buracos muito fundos. Por isso, acompanhe estas dicas que eu gostaria que tivessem me dito antes de começar no e-commerce.

Paciência é uma virtude

Fazer R$ 10 mil em 1 mês. Quem nunca viu um vídeo, artigo ou curso com este título que atire a primeira pedra. O e-commerce, assim como qualquer negócio, não é um investimento de retorno extremamente rápido, que em questão de um ou dois meses você já fature grandes quantias.

O valor do seu investimento inicial é proporcional ao seu retorno dali um ano, aproximadamente. Ou seja, não adianta investir R$ 1 mil esperando um retorno incrível dali meses. O brasileiro é um povo muito ansioso e somos movidos por grandes cases de sucesso — e buscamos o mesmo para nossos empreendimentos.

Não que isso seja algo ruim a ser buscado, mas é preciso ter paciência para que a colheita seja feita na hora certa e no melhor momento possível. Não ache que o negócio está dando errado porque o faturamento ainda não está rendendo o quanto gostaria. E-commerce é trabalho, planejamento e muita paciência. Afinal, nada se constrói de um dia para o outro.

Erros que precisam ser cometidos

Os tão temidos erros são necessários em qualquer empreendimento. São aprendizados que temos que adquirir para que não sejam feitos novamente no futuro. Claro que ninguém quer cometer erros e comprometer o negócio que finalmente saiu do papel. Planejamento, estudos e trabalho são feitos justamente para evitar os grandes erros que podem comprometer o futuro do empreendimento.

Porém, é fato que alguns erros serão cometidos. Muitos fatores estão fora de nosso alcance e somos vítimas de imprevistos. O importante é como reagimos aos erros e o que aprendemos com eles. São erros que poderiam ser evitados? Erros comuns de serem cometidos ou influenciados por fatores externos?

Nem todo erro significa fracasso. Muitos empreendedores não acertam de primeira, mas precisam destes erros para construir grandes negócios que revolucionam o consumo na internet.

Não significa, contudo, que todos os erros são toleráveis. Afinal, nenhum empreendedor começa o negócio com a expectativa que não vá crescer ou que diversos erros comprometerão o empreendimento. Começar assim já é o primeiro passo para muitas coisas não seguirem no bom caminho.

Não faça sozinho

Ainda circulam os estereótipos de que abrir um negócio online é mais barato que o físico, bem como que o e-commerce pode ser manejado sozinho. No começo, pode até ser que o empreendedor consiga realizar todos os processos sozinho — como montar a loja, cadastrar produtos, emitir as notas e despachar as encomendas para os Correios.

No entanto, com o crescimento do negócio, é muito provável que o empreendedor necessite assumir um papel de delegar as tarefas e deixe os processos para funcionários. Pois serão diversas encomendas por dia, diversos produtos a serem empacotados e organizados, bem como novidades a serem cadastradas.

Tentar realizar todas as tarefas sozinho(a) ou trabalhar com uma equipe muito reduzida, afim de evitar gastos com funcionários, pode deixar seu e-commerce não trabalhar na capacidade máxima. E da mesma forma que as despesas são menores, o faturamento também será.

Delegue tarefas e monte um time de confiança para impulsionar as vendas e sua loja online possa trabalhar de forma fluida.

O que eu gostaria de ter ouvido antes de começar o e-commerce

Os grandes cases de sucesso são inspirações e metas que devemos estabelecer para nós mesmos, a fim de crescer o negócio. Porém, também é preciso ter o pé no chão e entender que não vai acontecer de um dia para o outro.

Existe muito trabalho, muito planejamento e muito esforço envolvido no crescimento de bons negócios. Muitas vezes o empreendedor passa por dificuldades que são comuns no mundo dos negócios, mas é claro que outras empresas não irão mostrar o lado “ruim” da loja.

Erros serão cometidos, independente do tamanho da empresa. Serão necessárias pessoas para que a loja tenha a máxima performance — por isso, não tente fazer tudo sozinho. Por fim, é preciso paciência para finalmente colher os frutos dos esforços.