Empreendedorismo: 4 dicas para profissionalizar seu negócio

por Diego Contezini Quinta-feira, 29 de maio de 2014

Os últimos anos serviram para posicionar o Brasil como ambiente de bons negócios. Nosso empreendedorismo se fortaleceu e cada vez mais pessoas estão criando empresas por causa das oportunidades e não por necessidade. A melhoria do poder aquisitivo dos consumidores também ajudou o país a alcançar esse estágio mas, sem dúvida alguma, a persistência dos nossos empreendedores foi muito mais decisiva.

Por outro lado, a mortalidade de empresas ainda é alta: muitos negócios fecham antes de completar dois anos. A razão disso é a falta de profissionalização por parte dos empreendedores. Acreditando que o negócio poderá se sustentar em médio e longo prazo, eles esquecem que uma boa gestão é tão importante quanto um bom serviço.

Mas qual o caminho para profissionalizar seu empreendimento? Nos próximos parágrafos daremos quatro dicas sobre aspectos importantes na busca pela profissionalização da sua empresa. Acompanhe:

1. Faça melhorias na gestão

Profissionalizar um negócio começa na implementação de melhorias na sua gestão. Ainda que o empreendedor seja um grande conhecedor do seu mercado ou então do serviço/produto que vende, ele pode não entender como se guia um novo negócio.

Com o crescimento da empresa é fundamental a busca por profissionais capazes de levá-la ao sucesso através de metodologias e processos corriqueiros na gestão de negócios. São essas pessoas que trabalharão para profissionalizar seu negócio, sendo pagas apenas para isso. Esta fase, quando o empreendedor deixa de fazer tudo pela empresa e começa a delegar, representa um estágio de maturidade muito importante para o futuro do negócio.

2. Alinhe o departamento financeiro

Com sua nova gestão em funcionamento é o momento de alinhar o departamento jurídico com o financeiro em busca de um melhor posicionamento diante de órgãos reguladores, como Receita Federal ou a prefeitura da sua cidade.

Essa tarefa servirá para que você encontre caminhos que reduzam o pagamento de impostos ou mesmo elimine a obrigação de alguns deles. Em mercados muito competitivos, essa pequena melhoria pode significar uma vantagem no preço ou na margem de cada produto. Apenas com a profissionalização do seu negócio e uma clara análise sobre como ele funciona é que te darão condições de alcançar esses diferenciais.

3.Use cobranças recorrentes

Volte-se para uma profunda análise do seu modelo de negócios pois muitos empreendedores esquecem que a saúde financeira está diretamente ligada ao sucesso dele. Nesse sentido, buscar por alternativas que tornem o modelo de negócio mais eficiente favorece o aumento da longevidade da empresa.

Uma alternativa é o uso de cobranças recorrentes. Além de serem mais práticas para o cliente, ajudam o empreendedor a programar o caixa da empresa e conseguir montar uma estratégia de longo prazo com investimentos em melhorias nos seus serviços. No fim, o uso de cobranças recorrentes irá dar base financeira para a profissionalização do empreendimento.

4. Monitore os resultados

Como qualquer outra melhoria num negócio, a busca por profissionalização deve seguir lado a lado com o monitoramento dos resultados. Ao se contratar um nova pessoa, por exemplo, é fundamental ter certeza de que ela está trazendo bons resultados para a empresa.

Da mesma forma acontece com as outras mudanças. A profissionalização é muito importante para a construção de um empresa de sucesso, mas todas as melhorias precisam fazer sentido ao caixa. Ou seja, sua operação precisa ficar mais eficiente e seu lucro maior.

Você conhece alguma dica para profissionalizar um empreendimento e gostaria de acrescentar à nossa lista? Aproveite os comentários abaixo para incluí-la.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Leads Qualificados: Dialhost Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss People Marketing: Dialhost

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.