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Empatia é colocar o “e” do e-commerce

Por: Josele Delazeri de Oliveira

Head de Canais e Parceiros da Get Commerce. Coordenadora do projeto de Empoderamento feminino da Get Commerce. Mais de dez anos de experiência na área de empreendedorismo digital. Líder da Embaixada Geração de Valor. Líder do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Santa Maria. Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Administração (2003) e em Sistemas de Informação(1999). Pós-graduada em Psicopedagogia, Gestão Empreendedora de Negócios e Gestão de Negócios e Intuição ( com módulo realizado na Itália). Pós graduanda em Psicologia Positiva pela PUC RS. Atuou por mais de 15 anos como docente no ensino superior, com ênfase na área de Empreendedorismo Digital. Docente de Pós graduação na área de empreendedorismo.

Se você quer aumentar as vendas no seu e-commerce, é fundamental demonstrar empatia pelo seu cliente. A etimologia da palavra empatia vem do Grego EMPATHEIA — “paixão, estado de emoção”, de EN, “em”, mais PATHOS, “sentimento”. O que demonstra o nível de conexão que precisamos ter com os nossos clientes na atualidade.

Hoje, online e offline, o Marketing de Empatia está se tornando o caminho para vender. Ironicamente, apesar da incrível tecnologia que suporta o comércio online, na verdade não é tão diferente da venda realizada há 100 anos. Para atender seus clientes com empatia, você precisa conhecê-los bem.

A empatia nunca foi tão importante quanto agora, em meio à pandemia. Todos estamos passando pelos mesmos desafios, por momentos de transformação.

Quase não existem clientes que compram online regularmente, e que nunca devolveram um produto. Talvez tenhamos imaginado o brinco de maneira diferente, talvez o vestido seja do tamanho pequeno demais. Há muitas razões para fazer devoluções, mas os varejistas sempre enfrentam os mesmos desafios: por um lado, eles devem temer que as mercadorias devolvidas fiquem na prateleira. Por outro, o relacionamento com o consumidor é testado.

A empatia e a fidelização

Hoje, com a quarentena, todos estamos comprando online. De alguma maneira, milhões de pessoas que nunca tinham feito uma compra online, renderam-se ao e-commerce devido aos cuidados com o Covid-19. No início da quarentena as compras estavam focadas em máscaras, álcool gel e produtos de higiene. Passados tantos dias, os consumidores já estão buscando entretenimento, beleza, bem-estar, e com certeza compraram presentes para o dia das mães. Os esforços de marketing precisam ser cada vez mais adaptados para atender às demandas dos novos visitantes e fidelizar os antigos. Lembrando que fidelizar é sempre mais barato do que buscar novos clientes.

A característica mais importante para um profissional que trabalha em marketing digital ou comércio eletrônico é a empatia. É o driver para continuar melhorando as experiências dos clientes em um mundo que é continuamente redefinido pela tecnologia.

Algumas dicas para aplicar a empatia hoje:

  1. Coloque seus clientes em primeiro lugar
  2. Ouça e observe para mapear a motivação de compra
  3. Desenvolva conversas digitais, não campanhas
  4. O melhor marketing é ajudar o seu cliente
  5. Pratique empatia pessoalmente para dar o exemplo

Marketing fora da caixa

Mas, para realmente se beneficiar do pensamento empático, os profissionais de marketing precisam pensar fora da caixa — ou como goste de dizer, quebrar a caixa. É muito fácil pensar em você como o usuário final, o que gera preconceito. As melhores práticas empáticas não são tão diferentes de escolher o presente de aniversário perfeito para um ente querido. Pense menos sobre o que você gostaria e mais sobre como isso faria o destinatário se sentir.

Empatia se traduz em confiança. Para o consumidor comprar de nós, precisamos estabelecer uma relação de credibilidade. É preciso compreender quais são suas dores e necessidades e como podemos ajudá-los.