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Embalar para crescer

por Diego Luz Quinta-feira, 02 de maio de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

Item que pode parecer trivial para o olhar leigo, a embalagem é parte fundamental de qualquer negócio e é também um elemento que faz a total diferença. Além de ser o primeiro contato do cliente com a marca, as embalagens estão presentes na vida do consumidor desde o ponto em que tratamos da segurança e integridade de um produto até uma maior visibilidade da marca através do seu design visual e tátil, tendo como objetivo encantar o cliente com o resultado do que foi adquirido.

Em 2017, o setor da produção física de embalagens atingiu um valor bruto de R$ 71,5 bilhões e estima-se que, em 2018, o crescimento em relação ao ano anterior (5,1%) tenha se mantido. Dentro da indústria gráfica, as embalagens também representam uma oportunidade de negócios impressionante: segundo dados da Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica), 48,6% da produção no setor hoje é dedicada a esse mercado.

Os números mostram que este é um mercado pulsante, em expansão e com alto potencial de desenvolvimento. Portanto, é alarmante que a indústria como um todo ainda não tenha voltado seu olhar para os empreendedores, além de pequenas e médias empresas, a fim de atender esse público dentro de suas particularidades. Em geral, a produção de embalagens ainda se resume a quantidades mínimas de milhares de unidades, o que, muitas vezes, é um impeditivo para quem busca uma solução customizada para o seu negócio.

O resultado disso é um produto final que não tem o cliente no centro, um pilar básico para qualquer negócio que envolva bens de consumo. Recipientes genéricos, comprados em quantidades não adequadas e, em muitos casos desnecessárias, acabam sendo a única solução para o pequeno lojista ou para o empreendedor de e-commerce que tem sua demanda sob encomenda. Ou seja, o empresário se vê obrigado a comprar e estocar grandes quantidades de embalagens, além de estar preso em uma identidade visual única, sem garantia de que a grande quantidade de embalagens compradas irá para a rua.

Isso sem falar da limitação em mudar sua identidade visual pelo tempo em que seu estoque estiver disponível e não conseguir promover campanhas sazonais, com um design específico para datas como Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados etc. Outras restrições, como a de custos, de acabamentos e materiais, acabam por limitar qualquer possibilidade de inovação nas prateleiras (sejam estas físicas ou virtuais).

Possível solução

Felizmente, alguns players já perceberam essa lacuna e se movimentam para atender a essa dor desses clientes “menores”. Com o serviço online, o empreendedor consegue produzir uma embalagem própria a partir de uma única unidade para as mais diversas aplicações, como bebidas ou até mesmo pacotes para entrega de itens diversos. Mas quando colocamos o enfoque no benefício direto para o empreendedor, percebemos que a embalagem reflete em um produto com uma mensagem clara de onde ele veio, mais valor agregado, maior integridade física e mais personalidade, que cativa o consumidor sem grandes custos adicionais na precificação final.

No mundo antenado e exigente em que vivemos, a personalização não é mais um luxo, mas uma ferramenta necessária para a conexão e comunicação com o cliente, um posicionamento de marca competitivo e uma alavanca para mudar completamente o seu negócio. Nesse contexto, a ordem dos fatores não importa: seja o primeiro ou o último passo na cadeia de produção, a embalagem é a representação, ou “a cara”, da empresa, que impacta diretamente nas vendas e na fidelização do consumidor. Nada mais justo, então, do que apostar nela para que seja do seu jeito.

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