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A embalagem como parte da experiência no e-commerce

por Elis Anjos Quarta-feira, 05 de junho de 2019   Tempo de leitura: 3 minutos

Qual o futuro das lojas de shopping? Qual o futuro das lojas de rua? O futuro das lojas é online. Isso não significa que as lojas físicas vão morrer, mas que elas devem se transformar em pontos de experimentação. E com tantas lojas online, o e-commerce também deve se transformar em um
ponto de experiências. É aí que entra a embalagem.

Uma boa embalagem é sobre melhorar a experiência de compra do usuário. Normalmente, quando se pensa em embalagem para e-commerce, pensamos no pós-venda, na embalagem de entrega do produto. Aqui sem dúvida é super importante para uma experiência perfeita. Mas, a jornada de compra de um produto no e-commerce, começa antes, na sua imagem, como toda boa compra.

Seja num anúncio na rede social, uma publicação em blog ou uma publicidade no Google. Boas imagens vendem. Boas embalagens formam boas imagens.

Agora passemos para a parte da jornada do consumidor dentro do próprio e-commerce. Imaginem um supermercado online com 50 marcas de shampoo numa página.

Você pode filtrar por:

  1. Preço (mais caro ou mais barato);
  2. Por tipo de cabelo;
  3. Por nome;
  4. Mais bem avaliados,
  5. Mais recentes,
  6. Mais vendidos.

Na gôndola

Suponhamos que você escolheu o filtro por tipo de cabelo. Afinal, nem sempre shampoo é um produto que as pessoas, principalmente as mulheres, escolhem pelo preço.

À partir da escolha do filtro temos uma página com 25 marcas. Ainda temos muitas opções. Eu tenho que rolar a tela para ver. Cansativo. Exaustivo. Imagine comprar 300 itens online sem um outro estímulo que não o filtro.

A embalagem de um produto online é a cara que esse produto recebe e se diferencia no ponto de venda, no e-commerce. É o que o meu olhar, já cansado e procurando otimizar meu tempo — porque é por isso, principalmente, que as compras online são feitas —, procura e como vai selecionar a sua marca. É a
estrelinha que pisca no meu olho: plim! “Que interessante! Quero ver esse produto.” Ver é o primeiro passo para comprar.

Design da embalagem

Ao desenhar uma embalagem não podemos mais pensar somente como ela é percebida num ponto de venda físico. A embalagem também deve ser projetada pensando que possivelmente ela será vendida online. Como a sua embalagem se comporta fotograficamente? A imagem da sua embalagem tem redução? E tanto quanto investir numa boa embalagem, vale investir numa boa imagem (ou várias boas fotografias) da sua embalagem. Tudo para a sua marca começar com uma auto-promoção no e-commerce à partir da própria embalagem.

Procure trabalhar com embalagens limpas. Quanto menos informação inútil, melhor. Utilize cores impactantes ou opte por monocromia, mas sempre com informações claras e precisas.

É importante também que sua embalagem traga algo único. Nada de pensar em usar a mesma cor do concorrente ou o mesmo tipo de grafia no rótulo. Lembre-se dos 25 produtos iguais na mesma página.

A vitrine do e-commerce é uma gôndula de mercado. A diferença é que nesse caso você escolhe onde quer se posicionar sem pagar a mais. Ou seja, enquanto nas lojas físicas você paga por uma posição na entrada do corredor, nas lojas virtuais o corredor é pra todo mundo.

Aproveite a possibilidade dos diversos filtros te colocarem em posições privilegiadas. Você pode pensar num nome pro seu produto, por exemplo, que comece com a letra a — ou as primeiras letras do alfabeto, mas isso já é papo para naming. Em todo os casos, use o poder da sua embalagem com uma boa fotografia. Dessa forma irá promover a melhor experiência de compra pro seu consumidor e tornar o clique no seu produto algo inevitável.

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