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Embalagem de produto: como encantar os clientes no unboxing?

Por: Rodrigo Martucci

Rodrigo Martucci é formado pela Universidade de Massachusetts e possui mais de 10 anos de experiência com e-commerce e marketing digital nos EUA e no Brasil. É o CEO e fundador da Nação Digital, agência especialista em e-commerce e eleita a melhor agência digital do Brasil pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.

No e-commerce, atendimento e entrega são o ponto de contato mais próximo entre empresa e cliente. A embalagem de produto e todo o processo de unboxing, em especial, são uma oportunidade de marketing repleta de potencial, mas ainda subutilizada.

É um erro encarar a embalagem como um mero recurso para proteger o produto durante o envio. Negligenciar o unboxing é o mesmo que desperdiçar uma oportunidade para que um consumidor pontual se torne um cliente fidelizado e tenha uma experiência incrível com a loja.

Uma pesquisa da Dotcom, empresa de logística com atuação nos Estados Unidos, constatou que 40% dos consumidores são mais propensos a comprar novamente do e-commerce que trabalha com embalagem premium. O mesmo estudo descobriu que metade dos compradores recomenda a marca para amigos quando o unboxing é diferenciado.

Para os varejistas online, a embalagem se transformou em uma extensão da marca. E, mesmo que você não tenha um grande orçamento dedicado à ela, pode utilizar formas diferentes e mais baratas de encantar o cliente. Se a verba não permite a personalização da caixa direto da gráfica, por exemplo, adesivos ou carimbos são alternativas fáceis e econômicas de implementar.

Personalização da embalagem

Personalizar o unboxing é o ponto-chave de toda a experiência. Além da caixa, a customização pode estar no papel de seda que envolve o produto e na carta de agradecimento.

Para preencher a caixa e acomodar o item comprado, existem algumas opções, como por exemplo almofadas de ar e plástico-bolha. Há outras alternativas premium, tais como palha de madeira, tiras de papelão e suporte interno com encaixe para latas, garrafas e embalagens delicadas.

É importante dizer que o unboxing precisa ter sintonia total com o propósito da marca. Se a sustentabilidade for uma bandeira, procure maneiras de trabalhar o assunto no pacote. Isso pode acontecer com o uso de materiais biodegradáveis, reciclados ou plantáveis; com volumes menores; com parceiros que usem práticas sustentáveis na fabricação; e também evitando embalagens em excesso.

Adesivos são opções versáteis e relativamente baratas. Eles podem identificar a embalagem e selar o papel de seda, além de servirem como brindes.

conteúdo impresso adiciona valor à experiência do cliente. Por isso invista em cartas de agradecimento personalizadas, folders e flyers institucionais e explicativos sobre o produto. Mensagens com tom pessoal e escritas à mão demonstram proximidade e cuidado com o cliente — e são uma maneira de realçar que a marca é formada por pessoas, humanizando a relação de consumo.

Os brindes também podem ser adicionados aos pacotes tanto para demonstrar agradecimento, como também para aguçar a curiosidade do cliente por um novo produto (caso das amostras grátis). Cogite enviar pequenos presentes — o consumidor valoriza mais o valor e menos o preço — que estejam alinhados com o contexto da marca.

unboxing também pode seguir o calendário promocional, personalizando a embalagem e seus acompanhamentos de acordo com datas importantes para o comércio eletrônico — como Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, Black Friday e outras que estejam conectadas com o seu nicho de atuação.

Reúna sua equipe de marketing para um brainstorming. Procure inspirações no mercado e explore todas as possibilidades do unboxing para entregar uma experiência diferenciada e surpreendente para o seu cliente.