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Elimine barreiras no atendimento para encantar o cliente

Por: Albert Deweik

Albert Deweik é formado em Administração de Empresas na FAAP, especializado em Web Marketing e Marketing Direto pela University of Westminster de Londres. Quase 20 anos de mercado e empreendimentos voltado ao atendimento e relacionamento com o cliente. É CRO e Fundador da NeoAssist, pioneira em tecnologia omnichannel para atendimento ao cliente no Brasil. Atende em torno de 400 operações no Brasil, principalmente, e na América Latina.

Já é sabido que é de suma importância proporcionar uma experiência encantadora para o cliente durante todo o processo de atendimento. Até porque já está claro que é com um bom relacionamento com o consumidor que você conseguirá se diferenciar dos seus concorrentes. Porém, nem sempre é tarefa fácil estruturar uma operação. Isso porque há muito pontos em que é essencial se atentar à cada detalhe ou, em vez de deixar uma ótima impressão, sua empresa pode causar o efeito contrário.

Muitas vezes, as marcas acham que só colocar tecnologia entre os operadores vai resolver todos os problemas. Entretanto, se ela não estiver bem direcionada, isso pode ser muito prejudicial. Um estudo recente que fizemos em parceria com a MindMiners, o “Customer Insights 2019”, apontou que 71,1% dos consumidores esperam uma experiência fluida, sem barreiras, ao trocarem de canal de contato. Ou seja, incluir obstáculos durante esse processo pode ser algo realmente irritante para seu público.

Pensando nisso, listei alguns impedimentos que podem ser bem desagradáveis para o consumidor e algumas dicas sobre como contornar a situação:

Troca de departamentos

Ao ligarmos para uma central, é muito comum que a nossa ligação seja passada de operador para operador até chegar naquele que realmente consiga solucionar o nosso problema. E nem preciso comentar o quanto isso pode ser desgastante. Primeiro porque, com a vida corrida do dia a dia, não temos muito tempo de sobra, né? Além disso, ter um algum transtorno já é algo ruim o suficiente para termos que ficar horas pendurados no telefone tentando resolver. Para quebrar essa barreira, capacite seus operadores ao máximo para solucionar a maior parte dos problemas no primeiro nível. Utilize a distribuição contextualizada para enviar a solicitação certa ao departamento correto e empodere os colaboradores para tomar decisões complexas.

Labirinto de canais

Outro posicionamento frequente das centrais é ficar migrando de canal em canal por imposição da empresa. Algo que é realmente frustrante. Ou seja, você começa pelo telefone, aí te pedem para mandar por e-mail, depois mensagem instantânea, ir pessoalmente até uma loja física e assim por diante. Para resolver essa questão é importante empoderar a operação com uma plataforma omnichannel. Ela deve possibilitar a migração de canais sem muitos atritos, tal como capacitar os operadores — para eles serem cada vez melhores nos pontos de contato mais acessados pelos clientes. Sendo assim, mesmo com a mudança de canais, você sempre terá os dados do cliente de maneira centralizada por conta da interface omnichannel, e aproveitará para conversar pelo meio mais confortável para ele.

Repetir sempre a mesma história

Acho que todo mundo já teve que ligar diversas vezes para solucionar algum transtorno e ficou repetindo as informações e dados já passados anteriormente em outras ligações, algo que pode ser muito chato. Mas, existem duas maneiras muito simples de resolver isso. A primeira delas é manter um histórico unificado das interações passadas, independente do canal em que elas foram feitas. A segunda é se antecipar aos problemas do cliente por meio dos dados já gerados por ele. Com essa possibilidade é muito mais fácil identificar quais são seus próximos passos ao comprar um produto.

Muito esforço para resolver um pequeno problema

Essa última barreira engloba todas as outras já citadas acima. Às vezes, para o consumidor resolver um problema simples, ele tem que ligar, repetir sua história, ficar trocando de canais… E isso pode ser a gota d’água para alguém que já descontente. Para solucionar essa questão, invista em canais de autoatendimento que desafoguem a operação. Alguns exemplos: portal self-service, chatbot ou ferramenta de atendimento inteligente. Além disso, gere dados para descobrir as solicitações mais requisitadas e utilize esse feedback para criar melhorias contínuas.

Em linhas gerais, percebo que a maioria dos problemas do dia a dia pode ser resolvida facilmente com o treinamento correto de operadores — e, principalmente, uma boa plataforma tecnológica. Só assim sua operação de atendimento alcançará a excelência.