Brasileiro adora empreender. Estima-se que existam mais de 20 milhões de empresas empreendedoras no Brasil, números que nos deixam atrás apenas da China. Das pequenas e médias empresas nacionais que estão na internet, 92% delas vêem o ambiente online como oportunidade para aumentarem a velocidade de exposição da empresa, expandirem sua capilaridade de atuação e diminuírem custos, segundo a Amcham.
Se por um lado o número de interessados é grande, por outro os obstáculos também. Isso porque boa parte desses empreendedores querem estar na web, mas não possuem expertise em administração de negócios e ainda têm pouco conhecimento sobre o funcionamento do comércio offline.
Uma pesquisa da Granatum revela que apenas 26% dos empreendedores separam as contas bancárias pessoais das profissionais, e que a maioria deles não têm qualquer controle financeiro sobre suas próprias receitas, não acompanham despesas, lucros e prejuízos da empresa. Mais da metade dos entrevistados responderam que não fazem qualquer planejamento financeiro e 35% fazem o planejamento apenas do próximo mês.
Por isso a educação financeira e o incentivo de capital para esse público tem se tornado um grande desafio para entidades públicas e privadas. De olho nessa lacuna, o governo criou em outubro do ano passado o Programa de Aceleração do Crescimento para Pequenas e Médias Empresas chamado de “Brasil+Competitivo”. O Programa oferece uma plataforma completa de soluções empresariais, com foco em criar condições de crescimento para as PMEs, aumentar a competitividade delas diminuindo a carga tributária e gerando mais empregos. No site http://www.bmaiscompet.com.br/ há cursos, vídeos, consultorias e informações sobre acesso a capital, crowdfunding, investimento-anjo, financiamentos em bancos e marketing digital. A parte mais interessante é que o site reúne pequenas e médias empresas que procuram investidores e investidores que procuram um negócio para financiar.
Trabalhar com dinheiro na internet pode ser outro obstáculo na vida do empreendedor. Por isso para eles pode ser interessante conhecer um pouco mais sobre as soluções de pagamento. Se a necessidade do empreendedor é solucionar todas as problemáticas da transação online de uma única vez as soluções de pagamento podem ser uma boa opção por realizarem serviços como gestão de risco para análise de transações fraudulentas, gestão de disputa entre cliente e vendedor, ferramentas online para recebimentos mensais, semestrais ou anuais e vendas por comissão. Outra vantagem é pagar taxas apenas pelas transações realizadas e poder oferecer mais opções de pagamento (cartão de débito e crédito, boleto, etc), aumentando a conversão de vendas.
Alternativas não faltam. É claro que a lucratividade no ecommerce não é tão fácil quanto parece, mas com planejamento e estratégia as possibilidades são grandes. Pense nisso!