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A economia recorrente também está nas diferentes formas de pagamento

por Mariana Cremonesi Segunda-feira, 10 de setembro de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

Uma pesquisa realizada pelo VWO apontou que 60% dos pedidos são abandonados no carrinho antes do pagamento ser finalizado. Os motivos são inúmeros, mas a experiência do usuário durante a sua jornada em um e-commerce é um dos principais fatores para se preocupar. E a economia recorrente chegou para auxiliar os e-commerces a melhorar essa e muitas outras taxas.

Grande parte das reclamações do usuário fica por conta da dificuldade em finalizar a compra do produto. Por um lado, as pessoas querem segurança para fornecer seus dados de pagamento em um site. Por outro, não querem perder tempo preenchendo formulários gigantes. Por isso, a recomendação fica por simplificar a jornada do cliente em seu processo de compra, como por exemplo implementar um checkout transparente como solução.

Hoje, com o crescimento do mercado de e-commerce, 75% dos sites de compra já disponibilizam pagamento por meio de boleto, segundo dados do Sebrae. Isso auxilia na venda para pessoas que não possuem outras formas de realizar compras. Apesar de o crédito ser responsável por 57% do total de vendas, é importante aceitar diversos meios de pagamento para não perder vendas.

Por isso, os e-commerces começaram a apostar no pagamento recorrente, facilitando a vida do cliente na hora de finalizar a compra de um produto. Afinal, os dados estão armazenados em um gateway, o que diminui o tempo de preenchimento do checkout e diversifica na hora de oferecer o meio de pagamento.

Como escolher o melhor meio de pagamento para e-commerce e como implementar essa tecnologia?

Quanto mais formas o lojista oferecer ao cliente, mais possibilidade de fechar vendas ele terá. Mas, é importante analisar quais fazem mais sentido para o seu negócio.

A empresa precisa contratar uma solução completa de pagamentos, para que seja aberto um leque de opções, como cartão de débito ou crédito, boleto bancário, entre outros. Assim o lojista, além de oferecer uma variedade de formas de pagamento, pode ter uma melhor visão de quais transações foram autorizadas, quais foram negadas e fazer uma análise das melhores taxas do mercado, além de outros benefícios.

Na hora de escolher uma solução de pagamento para o negócio, o lojista precisa checar se a empresa possui: antifraude integrado com outras plataformas, integrações com diversas bandeiras e adquirentes e certificado PCI Compliance. Tudo para garantir a segurança dos dados dos clientes e praticidade na hora de fazer a administração dos recebíveis.

O que a economia da recorrência traz de benefícios para o lojista?

  • Fidelização de cliente

Um estudo que a Vindi fez sobre as compras no Dia dos Pais mostra que 32,4% dos clientes dos e-commerces são recorrentes, ou seja, voltam a comprar em determinado site. Tanto em lojas físicas quanto no comércio eletrônico não é garantido que o cliente voltará a comprar em certo estabelecimento Por isso, é importante proporcionar a melhor experiência para o usuário.

Essa boa experiência é fruto de um mix de fatores: preço, entrega, navegação no site e pagamento. Quanto menos burocracia ele encontrar na hora de finalizar a compra e mais seguro se sentir, maiores as chances de volta. Além disso, se for incorporado o formato de assinatura em um e-commerce, é possível fortalecer o relacionamento com o cliente, diminuindo as taxas de cancelamento.

  • Planejamento financeiro

Segundo o IBGE, 60% das empresas fecham as portas antes mesmo dos 5 anos, e o ciclo de vida médio de um e-commerce é de apenas 6 meses. Por isso, ao fidelizar o cliente é possível criar um planejamento financeiro melhor e mais assertivo. O lojista tem o número de clientes com assinatura recorrente que a empresa possui e qual o valor pago por eles. Ou seja, consegue organizar melhor o fluxo de caixa e até fazer investimentos.

  • Aumento de lucro

Uma empresa gasta até 5 vezes mais para trazer um novo cliente do que para manter um antigo. O custo de manutenção é muito se comparado à busca de novos clientes. Fidelizando usuários e fazendo um planejamento financeiro, é possível aumentar o faturamento da empresa constantemente com a economia recorrente.

Para o empresário ter a praticidade de administrar todas suas vendas em uma única plataforma de maneira segura, o ideal é optar por um gateway de pagamento.

O aumento de compras online reforça a importância de facilitar o pagamento de produtos e serviços de forma digital. Por isso é importante oferecer segurança e comodidade aos clientes. O dinheiro físico provavelmente não deixará de existir, mas é fato de que já perdeu seu espaço para o pagamento digital. Por isso, o lojista deve sempre explorar as novidades dos meios de pagamento, como a economia recorrente, para não ficar obsoleto.

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