Projeto mantido por:

O que é e-wallet e como tem impactado o comércio eletrônico?

por Ricardo Garrido Quarta-feira, 08 de dezembro de 2021   Tempo de leitura: 10 minutos

Os recursos digitais vêm transformando o mercado e promovendo praticidade na hora de realizar os pagamentos, otimizando o processo de compra. Um exemplo dessa modernidade é a e-wallet, que oferece mais uma possibilidade para clientes e para o comércio eletrônico.

Trata-se de uma alternativa que oferece mais uma solução para os pagamentos instantâneos, em meio totalmente digital e descomplicado. Portanto, um fator que proporciona benefícios importantes para os clientes e empreendedores, seja de lojas virtuais ou estabelecimentos físicos.

Mas, Afinal, o que é a e-wallet e como essa tendência está afetando o mercado? Entender as novidades e inovações é imprescindível para todo lojista. Pensando nisso, continue a leitura deste artigo e saiba o que significa, seus benefícios e a importância de se preparar para essa modernidade.

O que é e como a e-wallet surgiu?

A e-wallet é uma carteira digital que armazena as funções dos cartões de crédito, débito e dinheiro de forma totalmente virtual. Sendo assim, o usuário pode acessar e alterar suas informações financeiras em um aplicativo instalado no smartphone.

Em outras palavras, a e-wallet é uma tecnologia para gerenciar a carteira de forma digital, permitindo inclusive a realização de pagamentos. Uma solução moderna para lidar com as transações financeiras que proporciona mais comodidade para gerenciar os cartões e dinheiro.

Algumas das principais e-wallet disponíveis no mercado são:

  • Apple Pay;
  • PagBank;
  • Google Pay;
  • Paypal;
  • Picpay.

O conceito e-wallet ganhou notoriedade em 2011, com o avanço da tecnologia e transformação digital voltada para osetor financeiro — que diversificou a forma de realizar pagamentos e transações. Com isso, foram criadas funcionalidades para tornar o controle financeiro mais intuitivo e seguro.

Como essa tecnologia funciona?

As carteiras digitais, ou e-wallet, funcionam para armazenar dados financeiros e pessoais em aplicativos instalados nos smartphones, tablets ou computadores. Dessa forma, a pessoa tem acesso a seus cartões, senhas e dinheiro e pode realizar diversas operações, como:

  • consultar saldo e extrato;
  • pagamentos por aproximação no crédito ou débito;
  • pagamento por QR Code;
  • compras pela internet.

A e-wallet é um recurso seguro e, sempre ao efetivar uma operação, o aplicativo solicita a confirmação com a senha, biometria ou autenticação facial. Cada tipo de carteira digital tem suas particularidades, por isso as funcionalidades podem variar.

Quais os impactos da e-wallet no mercado?

A evolução da tecnologia revolucionou o mercado e causou impactos positivos em todos os setores da economia. Especialmente com a otimização dos serviços na internet, as relações comerciais se tornaram mais simples, práticas e com condições favoráveis para clientes e empreendedores.

Nesse contexto, tanto no e-commerce quanto nas lojas físicas, a tecnologia e a conectividade trouxeram inovações importantes. Entender como e quais fatores foram impactados é o primeiro passo para adotar estratégias e acompanhar a inovação — fator crucial para os resultados.

Veja, a seguir, como a e-wallet impactou o comércio eletrônico.

Segurança das transações

A e-wallet é uma solução que oferece total segurança às informações do usuário por meio da criptografia, evitando crimes cibernéticos. Sendo assim, é um fator que influencia diretamente no mercado e na forma em que os clientes realizam as compras.

Além disso, a e-wallet oferece ao mercado mais uma forma segura para os clientes efetuarem os pagamentos das compras. Dessa maneira, exigiu que os comércios disponibilizem essa possibilidade para os clientes que aderiram ao uso da carteira digital.

Atração de clientes

Com a modernidade e praticidade que o e-wallet oferece, os clientes têm mais possibilidades para realizar os pagamentos. Isso proporciona ao negócio uma oportunidade a mais para atrair os clientes, facilitando as estratégias para a fidelização.

Por disponibilizar formas modernas para os pagamentos, a e-wallet contribui para passar a imagem de um negócio mais inovador e reconhecido pelos clientes que utilizam a tecnologia. Diante disso, é possível estabelecer um bom relacionamento e aumentar as chances de conversão.

Integração

Outro impacto causado pela e-wallet no mercado e que é considerada uma vantagem são as possibilidades de integração oferecidas. Ao utilizar a carteira digital, os clientes têm soluções de pagamento integradas e conectadas que facilitam o processo, seja em loja física ou virtual.

Praticidade de uso

Apesar do nome complexo, a e-wallet é um recurso moderno que tem como principal objetivo promover soluções práticas e fáceis de usar. Tanto para os clientes quanto para os lojistas, utilizar a carteira digital é uma maneira para otimizar as tarefas em relação aos pagamentos.

Agilidade

O tempo é um recurso precioso para qualquer pessoa, sejam empreendedores ou clientes. Por esse motivo, contar com recursos modernos para realizar pagamentos e lidar com questões financeiras é um diferencial importante que contribui para melhorar o os processos comerciais.

Nesse sentido, a e-wallet proporciona agilidade em pagamentos instantâneos e otimiza o tempo dos clientes e lojistas. Além dos pagamentos rápidos, os recursos digitais permitem o acompanhamento intuitivo do processo e facilitam notar qualquer tipo de contratempo ou irregularidade.

Economia

A carteira digital proporciona a economia dos custos operacionais para receber pagamentos, evitando taxas abusivas. Com isso, os empreendedores podem oferecer melhores condições para os clientes e ter um diferencial competitivo importante para se destacar no mercado.

Em outras palavras, ao conseguir evitar taxas comuns nos processos de pagamento e recebimento é possível reduzir o custo do produto, tornando-o mais atrativo ao cliente. Assim, a loja tem vantagens essenciais para aumentar o volume de vendas e os resultados.

Conveniência

A comodidade também é uma das vantagens mais expressivas do uso da tecnologia e dos recursos digitais para fazer compras e pagamentos. Dessa forma, essa é uma opção interessante para disponibilizar, pois permite que a pessoa faça compras pelo smartphone, sem sair de casa.

Portanto, consiste em um benefício que muitos clientes consideram indispensável para atender suas necessidades de forma personalizada e eficiente. Com a oferta de entregas rápidas, essa é uma grande possibilidade de melhorar a experiência do cliente e alavancar as vendas.

Como se adaptar à tendência e-wallet?

A e-wallet é uma tendência que promete ficar ainda mais comum entre os consumidores em um futuro breve. Dessa forma, é imprescindível acompanhar as inovações do mercado para sempre ter prioridade na preferência do seu público-alvo.

Entretanto, assim como em qualquer metodologia, é crucial planejar as ações para adaptar o negócio da melhor forma possível — livre de erros, problemas e riscos que possam comprometer a qualidade dos serviços prestados e a satisfação dos seus clientes.

Sendo assim, para adaptar a tendência da e-wallet é importante analisar os seguintes fatores:

  • conte com auxílio profissional;
  • escolha um tipo de carteira ideal para sua loja;
  • verifique as funcionalidades da carteira digital;
  • escolha formas de pagamento de acordo com seu público-alvo;
  • defina ações para divulgação;
  • garanta o treinamento dos funcionários do caixa.

Apesar de ser um processo simples, adotar cuidados é essencial para evitar transtornos e garantir a segurança dos pagamentos e recebimentos. Portanto, planejar bem a implementação é crucial para garantir a excelência nas suas atividades.

Quais as consequências de não se preparar?

O mercado evolui rapidamente e, a cada ano, se torna mais competitivo e dinâmico. Além disso, o nível de exigência dos clientes também aumentou de forma considerável. Portanto, a preferência de compra é voltada para negócios que oferecem bons preços, qualidade e uma experiência enriquecedora.

Diante disso, não se preparar para aderir ao e-wallet é um grande problema, que pode levar o negócio a perder dinheiro e clientes. Sobretudo, é um fator que provoca a perda de competitividade da loja e influencia diretamente os resultados, seja loja em virtual ou física.

Portanto, deixar de aderir a modelos de pagamentos modernos é um risco que provoca consequências desagradáveis — que vão além de perder vendas, impactando a imagem do negócio e dificultando as ações para o processo de fidelização.

Quais os cuidados tomar ao adotar a e-wallet?

Ao permitir as carteiras digitais no seu comércio eletrônico, é importante tomar alguns cuidados para garantir a segurança. O principal é escolher um aplicativo desenvolvido por uma empresa reconhecida e que atue com foco na qualidade dos serviços disponibilizados.

Ademais, também é importante garantir que os clientes tenham total apoio durante as operações e transparência para que os pagamentos sejam feitos com agilidade e eficiência, livres de transtornos, garantindo transações seguras, práticas e com todos os benefícios que a tecnologia oferece.

Sendo assim, é essencial preparar a sua loja para ter inovações e oferecer serviços variados ao cliente, capazes de se encaixar perfeitamente em qualquer perfil. Dessa forma, a marca estará pronta para aproveitar melhor as oportunidades e se sobressair em relação à concorrência.

Portanto, tomar os devidos cuidados para disponibilizar a e-wallet no comércio eletrônico é importante e merece atenção especial do empreendedor.

Como você viu neste artigo, a e-wallet é uma modernidade que promete ganhar espaço no Brasil, por isso, é essencial estar atento às tendências do comércio eletrônico. Afinal, investir em inovações é um requisito imprescindível para aumentar as possibilidades de sucesso de uma loja física ou e-commerce.

Leia também: Após Pix, Banco Central prepara moeda virtual para 2022

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER