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Como tirar proveito dos e-mails interativos AMP

por Francisco Sales D'Almeida Quarta-feira, 20 de julho de 2022   Tempo de leitura: 8 minutos

Muitos profissionais de marketing ainda se perguntam sobre a viabilidade de realizarem campanhas com a tecnologia AMP (Acceleratede Mobile Pages), ou páginas móveis aceleradas em uma tradução livre, que traz interatividade em tempo real para dentro do e-mail. Alguns acham que ainda não é o momento e que a tecnologia tem pouca adoção. Neste artigo, vamos mostrar como muitas empresas ao redor do mundo estão obtendo grande sucesso com os e-mails AMP.

A tecnologia AMP eleva o e-mail marketing a um nível totalmente novo. Isso porque agora, ações essenciais, como confirmação de registro, confirmação de agendamento, envio de feedback, preenchimento de formulários, atribuição de notas, compartilhamento/entrega de conteúdo em tempo real e muitas outras coisas podem ser feitas em boletins informativos.

A introdução AMP deu aos e-mails a capacidade de funcionar quase como um minissite. Os clientes podem pesquisar, comparar, escolher e comprar sem sair do navegador de e-mail. Os e-mails AMP permitem navegar por diferentes opções de produtos com base no preço, comentários de usuários, compras etc.

Uma das maiores objeções é que o AMP está limitado a usuários de Gmail, Yahoo! e AOL. A verdade é que só o Gmail e o Yahoo! juntos representam 70% do trafego de mensagens em todo o mundo. Outros provedores como Outlook já anunciaram planos de adesão a essa tecnologia.

O uso de algoritmos de IA, como o Raman, da Netcore Cloud, permite identificar e segmentar campanhas específicas para o público mais propenso a interagir com as campanhas interativas e gerar versões tradicionais para os demais públicos. Tudo isso em tempo real.

Casos de sucesso

A Netcore tem um histórico de mais de 50 implementações bem sucedidas. Alguns exemplos:

1) Yourstory, uma empresa de mídia e publicações, teve um aumento de 5,5 vezes nos registros de e-mail AMP.
2) A Axis Securities, parte do Axis Group e subsidiária do terceiro maior banco do setor privado da Índia, aumentou sua taxa de abertura em 27% e a taxa de cliques em 24% com e-mails AMP e outras ações.

O mercado de comércio eletrônico é muito competitivo. Como profissional de marketing, você precisa adotar novas estratégias de comunicação que tenham o máximo impacto. E graças ao AMP, você tem um canal que se tornou mais poderoso do que nunca.

Se um cliente puder navegar, comparar, escolher e comprar um produto dentro do e-mail, é mais provável que ele o faça – em comparação com sair do e-mail, fazer login com credenciais em um site e fazer a interação .

Os e-mails AMP têm tudo a ver com facilidade e velocidade de resposta. Os benefícios de tornar a interação com o cliente mais fácil e rápida por meio de um e-mail AMP são incomparáveis.

Os emails AMP são capazes de envolver os clientes de várias maneiras. O engajamento humano se torna mais forte ao poder interagir com a comunidade. Alguém que recebeu um e-mail AMP pode postar comentários, responder a comentários, compartilhar opiniões, discutir pontos de vista e dar feedback no e-mail.

Exemplos de aplicação

As aplicações são muitas e podem ser aplicadas em vários segmentos do e-commerce de moda, hotelaria a empresas que vendem crédito ou negociação de cobrança.

O cliente pode escolher as opções de quarto e realizar a reserva, sem precisar sair do navegador de e-mail. E isso já é realidade para clientes da rede de hotelaria OYO.

Já se foram os dias em que as informações nos e-mails permaneciam estáticas – uma vez que você enviava um e-mail, não podia alterar nada em seu conteúdo. Com e-mails AMP, você pode alterar o conteúdo várias vezes, e isso também em tempo real. Para o comércio eletrônico, significa uma ótima oportunidade para compartilhar e exibir atualizações de eventos promocionais, números de participação em pesquisas, estatísticas ao vivo sobre compras, tendências em movimento nos produtos. As possibilidades de exibir conteúdo em tempo real são infinitas.

Carrinho abandonado

Outra grande preocupação dos profissionais de marketing é a recuperação do carrinho abandonado. Aqui também o AMP tem comprovado grande eficiência. Quando um cliente consegue ver imagens de produtos, ler descrições, visualizar especificações e navegar por avaliações dos produtos em seu carrinho abandonado, ele tende a agir rapidamente. Mover produtos do carrinho abandonado para a colocação do pedido torna-se mais rápido e fácil quando acontece dentro do e-mail.

Gamificação

Nada atrai mais as pessoas do que poder jogar um jogo simples e ser recompensado por isso. Para o comércio eletrônico, gamificação significa tornar presentes, descontos e remarcações de preços muito mais empolgantes quando o cliente os ganha no e-mail AMP.

O AMP para e-mails pode fornecer conteúdo interativo, exibir dados dinâmicos, oferecer layouts com economia de espaço para conteúdo grande, facilitar os processos de participação em formulário/pesquisa/enquete, permitir uma experiência de jogo, mostrar conteúdo hiperpersonalizado, permitir que e-mails transacionais façam “upsell/cross-sell”, pedir ou exibir análises de produtos, executar campanhas de referência com convites incentivados por destinatários e muito mais.

Apesar de ser uma tecnologia relativamente nova, ela já se mostrou de grande valor para renovar um canal que parecia antigo e saturado. O bom e velho e-mail ficou ainda mais poderoso do que nunca. E esse é o momento de sair na frente e criar diferencial para sua marca.

Leia também: O grande negócio escondido no e-mail marketing

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