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E-mail, telefone ou redes sociais? Qual o melhor tipo de atendimento pra minha loja?

Por: Albert Deweik

Albert Deweik é formado em Administração de Empresas na FAAP, especializado em Web Marketing e Marketing Direto pela University of Westminster de Londres. Quase 20 anos de mercado e empreendimentos voltado ao atendimento e relacionamento com o cliente. É CRO e Fundador da NeoAssist, pioneira em tecnologia omnichannel para atendimento ao cliente no Brasil. Atende em torno de 400 operações no Brasil, principalmente, e na América Latina.

Até os anos 1990, o consumidor tinha apenas três alternativas para ser atendido por uma empresa: ir pessoalmente até a sede, enviar uma carta ou fazer uma ligação telefônica. Entretanto, hoje a situação se inverteu.

Há uma diversidade de pontos de contato e as empresas sabem que deslizes nesta área mancham a reputação da marca. Mas com a grande quantidade de canais, qual é o mais indicado?

Veja os prós e contras de cada uma das principais ferramentas de relacionamento. Confira:

Canais Como funciona Prós Contras
E-mail A pessoa envia uma mensagem via correio eletrônico solicitando informações – Exclui o contato interpessoal

– Emissor consegue revisar a mensagem antes de enviar

– É possível tirar várias dúvidas em um mesmo e-mail

– Usuário consegue salvar e guardar o documento

– A resposta não é instantânea e pode demorar horas

– A impessoalidade gera “respostas automáticas”

– Empresas podem responder apenas parte das dúvidas

Atendimento

Inteligente

Sistema em que a empresa disponibiliza as principais dúvidas com as respostas e o usuário nem precisa entrar em contato para saná-las – O usuário consegue solucionar problemas sem entrar em contato com a empresa

– Ele visualiza quais são os assuntos que geram mais dúvidas para outros consumidores

– O cliente pode descobrir outros assuntos de interesse sobre a marca e o tema

– Não há interação. Logo, se o usuário continuar com dúvidas, precisará entrar em contato com a empresa

– As respostas também são automáticas e podem não satisfazer o consumidor

– Grande parte das pessoas ainda prefere atendimento personalizado

Telefone É o serviço de atendimento mais tradicional: o usuário liga diretamente para a empresa atrás de informações – A comunicação e a resolução dos problemas são instantâneas

– Não é necessária conexão com a Internet

– Com atendimento personalizado, é mais fácil estreitar o relacionamento

– Atendimento pode demorar e segurar o usuário na linha

– Geralmente há transferências entre departamentos, o que irrita os consumidores

– A interação humana faz as emoções aflorarem

Chat online Modelo de atendimento em tempo real, semelhante ao telefone, mas via Internet. – Une a rapidez do telefone com a impessoalidade do

e-mail

– O usuário acessa de qualquer dispositivo com acesso à Internet

– Melhor método para tirar dúvidas em horários fora do período comercial

– O atendimento fica restrito à Internet

– Instabilidade na navegação pode comprometer a conversa

– Algumas solicitações não podem ser feitas online

Redes sociais Canal mais recente, em que o cliente usa os perfis da empresa nas redes sociais para tirar dúvidas – O espaço é mais informal, ideal para tirar dúvidas e dar sugestões

– Usuário já conhece o ambiente das redes sociais

– Outros usuários podem ter acesso, aumentando a mobilização em torno de um assunto

– Da mesma forma que o e-mail, a resposta pode demorar

– Não é o lugar mais adequado para tratar de questões específicas

– A auto-exposição também pode ser prejudicial e afetar a prestação do serviço.

Vídeo Novidade no mercado brasileiro, o cliente consegue conversar por vídeo online com o prestador de serviços – É ideal para uma consultoria ao vivo, tirando dúvidas sobre produtos e serviços

– Substitui manuais de instruções por ensinamentos na prática

– Faz o relacionamento ir a outro nível, com “olho no olho”

– Precisa de conexão em banda larga para funcionar

– É indicado apenas para tirar dúvidas sobre o funcionamento de produtos

– Por ser uma interação audiovisual, pode inibir alguns consumidores

Review de Produtos Outra novidade para o mercado brasileiro, em que o relacionamento é feito por meio da análises de produtos – É possível esclarecer pontos importantes sobre os produtos e serviços

– Traz uma amostra das principais dúvidas que os consumidores possuem

– O atendimento é assertivo e voltado para resolver apenas o que está escrito

– Este tipo de relacionamento atende apenas quem já comprou na empresa

– Não é prático acompanhar respostas de críticas feitas na Internet

– a resposta pode demorar para sair