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Criando campanha de e-mail marketing e potencializando com SMS massivos

por Raúl F. Díaz Medeiros Quinta-feira, 22 de novembro de 2018   Tempo de leitura: 13 minutos

Todo negócio precisa mostrar seus produtos e manter em dia seus clientes sobre as últimas novidades. Criar e enviar um e-mail marketing é o método mais efetivo para implementar uma estratégia de marketing digital e disseminar os valores da marca.

Acompanhar suas campanhas com SMS massivos irá garantir uma maior difusão e visualização deste conteúdo.

Uma vez claros seus objetivos, sejam comerciais ou de fidelização, criar uma campanha de mailing não vai te custar nada!

Campanha de e-mail marketing potencializada por envios massivo de SMS

Em primeiro lugar, antes de criar sua peça de mailing, você precisa ter uma lista de contatos a qual direcionar o envio.

Esta lista de subscritores deve ser adquirida com o consentimento e confirmação prévia dos destinatários. O usuário deve demonstrar seu consentimento mediante um ato positivo claro e inconfundível. Uma das práticas mais recomendáveis seria configurar seu newsletter com duplo opt-in.

Dito de outra forma, dupla confirmação. Consiste em enviar um e-mail de confirmação uma vez que o usuário tenha validado seu formulário de subscrição. Confirmado o e-mail, estaria seguro 100% do interesse demonstrado.

A seguir veremos os elementos essenciais que se devem ter em consideração ao criar sua peça de e-mail marketing:

Escolha uma planilha

As ferramentas de e-mail marketing dispõem de extensos repertórios de planilhas para confeccionar um newsletter adaptado a seu negócio. Os editores mais comuns são os editores gráficos drag&drop, que funcionam com o mecanismo de selecionar e soltar blocos de texto, imagens e elementos multimídia. É muito intuitivo e fácil de usar. Se deseja economizar tempo, escolha uma planilha pré-estabelecida com desenho atrativo e claro, e complete os blocos com o conteúdo que deseja oferecer.

O assunto e o conteúdo

O assunto é de vital importância. É a primeira parte vista pelos seus destinatários antes de abrirem a mensagem. Ele deve ser pensado com cuidado. Requer um assunto que chame a atenção do usuário e o instigue a entrar na mensagem. Para o assunto, assim como no conteúdo, deve-se pensar a todo momento o que é que interessa e pedem seus destinatários.

Com o tempo conhecerá melhor estes interesses e poderá segmentar e personalizar os envios.

Em relação ao conteúdo, a maioria das informações oferecidas deve ser objetiva e aportar valor. Dentro do conteúdo da mensagem poderá incluir notícias relevantes do seu setor, últimas novidades de seus produtos ou do seu negócio e conteúdo personalizado curto e fácil de ler.

A newsletter é conhecida como boletim informativo. É um conteúdo enviado por meio de disparos de correio eletrônico massivo com uma periodicidade estabelecida. Contém artigos de interesse e de atualidade sobre a marca da empresa ou relacionado ao âmbito profissional. Ele cativa o interesse dos seguidores, que se habituam ao serviço periódico deste boletim.

A periodicidade pode se estabelecer como diária, semanal, mensal, bimensal… O importante é não interromper a frequência de envio e oferecer ao leitor o conteúdo prometido.

No fim da newsletter se podem incluir ofertas de seus produtos e uma chamada de ação para levar à uma oportunidade exclusiva de pagamento. Antes da inscrição, no e-mail de confirmação, é importante deixar claro ao destinatário quais serão os benefícios da “assinatura”, quais conteúdos receberá e com qual periodicidade.

Outro elemento imprescindível: transmitir a todo momento que se pode dar de baixa da subscrição. Para isso, a newsletter deve incluir um link para ele deixar de receber o conteúdo na parte inferior da mensagem.

Por último, pode reservar uma parte para ofertas e promoções, e um CTA (Call to Action) no fim da mensagem que direciona à página de destino destas. Seria a landing page, ou página de conversão a qual desejamos que chegue nosso destinatário para adquirir um produto ou solicitar algum serviço. Tudo isso com uma redação e um tom persuasivo ao longo do texto.

Utilizar o teste A/B

O teste A/B é uma ferramenta efetiva que pode ser utilizada antes do envio. Serve para comparar resultados com dois tipos de planilhas diferentes e comprovar qual das opções responde melhor e obtém melhores resultados. O indicador principal é a taxa de abertura.

Com esses elementos principais e um calendário editorial pré-estabelecido, estará pronto para disparar suas campanhas de e-mail marketing.

Se sua frequência de envio é muito alta deve se certificar de ter sempre conteúdo novo e original para oferecer. Mesmo que a entrega massiva seja um canal de marketing direto efetivo, dependendo de diversos fatores, a taxa de abertura pode deixar uma parte de destinatários esquecidos. Aqui é onde entram os SMS massivos, para se dedicar a este grupo de rejeitados.

Criar e enviar e-mail marketing com SMS massivos: potencialize seu mailing com mensagens de texto automatizadas

Os SMS massivos são um efetivo canal de envio para se comunicar com seus clientes. Portanto, são o complemento de marketing direto perfeito para sua estratégia de e-mail marketing.

A vantagem desta plataforma de envio é sua alta taxa de abertura: entre 95% e 98%. Incorporar SMS massivos em sua estratégia de marketing digital permitirá obter uma maior taxa de abertura para sua newsletter.

No SMS pode utilizar-se um assunto similar que faça referência à sua mensagem de e-mail. Porém, a extensão do SMS é limitada e pode incluir um link que redirecione à sua newsletter ou para uma landing page.

Com um desenho responsivo que se adapte ao dispositivo móvel, poderá visualizar corretamente tanto a newsletter como qualquer tipo de página que for do seu interesse anexar.

Para sua estratégia funcionar deverá programar o envio de SMS massivos uns minutos após o envio do e-mail marketing. Assim, garantirá que aqueles que não abriram o correio recebam a mensagem pelo celular.

Além de potencializar sua mensagem, os SMS massivos são muito eficazes para enviar ofertas ou códigos promocionais, assim como criar alertas ou convites a eventos.

A instantaneidade dos SMS massivos faz com que esse tipo de ação seja correspondido com uma resposta rápida por parte do destinatário. E com uma vantagem: o celular é o dispositivo mais vezes consultado ao dia, um assistente 24 horas.

A seguir, confira 5 razões para você investir em uma campanha de marketing multicanal efetiva:

As 5 razões pelas quais deve criar sua campanha de e-mail marketing

Neste preciso momento, devido à alta competitividade do mercado e os últimos avanços tecnológicos que deixaram o panorama empresarial tão digitalizado, se existe um canal que ainda pode ser mais explorado pelas empresas, para melhorar seus resultados, é o e-mail marketing.

1 – Enviar e-mail marketing melhora sua imagem de marca:

Para começar, deve saber que o e-mail marketing permite melhorar a imagem e o posicionamento da sua marca na mente do consumidor.

Pode realizar campanhas de fidelização para gerar engajamento com seus contatos e conquistar uma melhor imagem.

Nos dias de hoje, onde internet está tão presente em nossas vidas, é comum decidir apostar por e-mailing em sua estratégia de comunicação. Seus contatos te percebem como uma empresa em dia tecnologicamente e terão uma imagem mais valorizada do seu negócio.

2 – O e-mail marketing é um meio rentável:

A razão mais óbvia para fazer e-mail marketing é sua rentabilidade. Ou por acaso existe alguma razão com mais peso que a efetividade do retorno de investimento?

Com um ROI de 43%, é a ferramenta de marketing online mais rentável das existentes. Para terem uma ideia do seu potencial, um estudo de McKinsey revela que o e-mail marketing converte 40 vezes mais que Facebook e Twitter juntos. Brutal! Impossível prescindir desta ferramenta.

Não requer um alto investimento para poder utilizá-lo. Há ferramentas adquiridas a partir de US$ 9, além de opção de teste gratuito de um mês antes de pagar por definitivo.

3 – Pode ser utilizado por qualquer pessoa:

Outro motivo pelo qual deve implementar o e-mailing em sua empresa é porque você conseguirá fazê-lo. Qualquer negócio pode utilizá-lo. Todas as empresas, sejam grandes ou pequenas, todas têm a necessidade de se comunicar.

Tanto faz se for uma sapataria, uma pizzaria ou uma academia. Todos precisam se comunicar com seus clientes da mesma forma. Também é indiferente o tamanho do seu negócio: não precisa ser uma multicanal para criar seu e-mail marketing.

A única diferença é que as grandes empresas terão que comprar packs entregas maiores para abastecer sua base de contatos. Enquanto isso, as PMEs com packs menores conseguirão suprir sua necessidade.

4 – É muito fácil de usar:

As empresas de e-mail marketing facilitam o trabalho aos clientes. Geram suportes com vídeos tutoriais, artigos de como utilizar sua aplicação, assessoria telefônica, suporte técnico… Ou seja, não será necessário um conhecimento avançado em tecnologia para poder levar a cabo as campanhas de mailing.

Além de contar com enorme variedade de planilhas pré-desenhadas por profissionais, as ferramentas de e-mailing contam com editores gráficos super-modernos. Eles permitem criar de zero a sua peça de e-mail marketing arrastando e soltando os blocos e conteúdos selecionados para o corpo da mensagem.

Realmente são aplicações bem intuitivas. Portanto não deve encontrar dificuldade para criar campanhas de e-mail marketing responsivo. Ainda assim, se tiver algum problema pode ligar para o suporte técnico e resolver em poucos minutos.

5 – Estatísticas em tempo real:

Não podemos deixar de lado o benefício de medição de resultados. Às vezes nos encontramos com a problemática de não poder medir nossas ações, mas no e-mail marketing o feedback é completo e instantâneo.

É possível acompanhar os resultados de suas campanhas desde o lançamento até a finalização da mesma. Obtendo dados importantes como: índice de abertura, número de clicks, conversões, etc.

Outro benefício importante de criar sua estratégia de e-mail marketing é que por ser um meio direto, se trata de uma ação rápida e poderá mensurar os resultados em questão de dias.

Dica: utilize uma plataforma profissional para seus envios

Para poder tirar o máximo de proveito ao criar suas campanhas de e-mail marketing multicanal é necessário que utilize uma plataforma especializada de mailing. Desta forma poderá garantir que seus e-mails cheguem à caixa de entrada de seus contatos. Como um bônus, ainda terá muitas facilidades, como planilhas pré-desenhadas ou dispor de ferramentas analíticas para medir resultados.

Não perca mais tempo e começa agora mesmo a executar sua estratégia de e-mail marketing.

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