Como tornar o seu disparo de e-mail marketing esteticamente atrativo e eficiente

por Duarte Queirós Sexta-feira, 02 de agosto de 2019   Tempo de leitura: 6 minutos

Quase 300 bilhões de e-mail marketing são enviados todos os dias, oriundos de mais de 5 bilhões de contas ativas. Um trabalhador recebe diariamente cerca de 90 e-mails, enviando menos de metade durante o mesmo período. E estes números só tendem a aumentar, sem um abrandamento à vista.

Fazer com que um e-mail se destaque numa caixa de correio tornou-se uma tarefa árdua — como encontrar uma agulha num palheiro. Uma grande porção dos e-mails que recebemos todos os dias é de teor comercial. O que há em comum entre eles? Foram desenhados para se destacar e nos estimular a tomar uma ação.

Mas, se todos pensamos no mesmo — e se existe uma intenção consciente de diferenciação entre os remetentes —, como é possível tornar o seu disparo de e-mail marketing realmente distinto do restante?

Qualquer profissional de marketing será capaz de fornecer dúzias de dicas sobre como tornar a sua newsletter especial, a rainha do baile no meio da multidão inexpressiva. Dicas que vão desde a otimização da entregabilidade à criação de um conteúdo vencedor.

Porém, neste artigo vamos focar na importância do lado estético de uma newsletter. Vamos demonstrar como a exploração do lado gráfico de um e-mail pode lhe trazer excelentes resultados.

Uma boa edição da mensagem é essencial para o disparo de e-mail marketing

Um dos passos mais importantes para tornar o seu disparo de e-mail marketing eficiente passa por torná-lo esteticamente atrativo. As probabilidades de atingir bons resultados neste campo vai depender em grande medida das potencialidades gráficas do editor do e-mail. O mesmo vale para o design e o layout do template que escolheu.

Apesar da preponderância da digital nos dias atuais, é injusto exigir que todos tenham grandes conhecimentos técnicos de informática. Algumas pessoas sabem um pouco disto e daquilo; outras simplesmente não foram feitas para dominar as novas tecnologias. Portanto, torna-se crucial ter à disposição um aplicativo cujo editor seja fácil de usar por qualquer pessoa.

Um bom editor de e-mail é aquele que não requer conhecimentos específicos de HTML e CSS para criar um e-mail com design sofisticado e responsivo. E que permita a personalização de todos os elementos (cores, espaços, fontes, bordas, etc.) por de métodos simples — como o drag and drop de blocos de conteúdo.

Além disso, um aplicativo de qualidade deve fornecer múltiplas opções, no sentido de escolher o melhor template da newsletter ao propósito e ao tom da sua mensagem. Ou mesmo de poder criar um a partir do zero, caso tenha uma ideia muito concreta que não esteja incluída na galeria de modelos disponíveis.

Zona de impacto do e-mail marketing

Está à procura de um design mais clássico ou moderno? Sóbrio ou eletrizante? Procure criar impacto sem esquecer a necessidade de coerência entre a forma e o conteúdo. A sincronização de todos os elementos é essencial para o sucesso do seu disparo de e-mail marketing.

Se quer atingir a todos, não esqueça do design responsivo

A mobilidade é uma keyword do estilo de vida contemporâneo. Viajar de uma capital à outra e regressar dois dias depois tornou-se tão comum como uma ida ao supermercado. Viagens a trabalho tornaram-se cada vez mais frequentes. Dispositivos como o smartphone foram gradualmente assumindo o estatuto de instrumento de trabalho.

Na verdade, a popularidade deste dispositivo atingiu enorme proporção. Estima-se que existam cerca de 2,5 bilhões de utilizadores desta tecnologia atualmente. Além disso, os mais recentes estudos indicam que mais de metade das aberturas de e-mails ocorrem neste formato.

O que podemos inferir a partir destes dados? Que a adaptação do disparo de e-mail marketing para design responsivo deixou de ser um extra, para passar a ser uma obrigação.

Um bom aplicativo permite a adaptação automática de um e-mail marketing para design responsivo, por meio da aplicação de media queries. A função destes é a criação de stylesheets harmoniosos à configuração de elementos, como largura, altura e orientação de cada dispositivo. Graças a eles é possível realizar ações como a deslocação de conteúdo, a alteração do tamanho da letra ou a redefinição dos espaçamentos.

Assim, evitam-se erros crassos como o look confuso — que resulta do amontoamento de colunas de conteúdo, em detrimento de uma única. Ou até a necessidade de o leitor estar sempre realizando zoom in e zoom out, a fim de ler o e-mail do início ao fim.

Estatísticas que lhe permitem melhorar

Às vezes insistimos no mesmo erro sem o saber. Em muitas ocasiões é porque nem sequer sabemos que estamos errando. Por isso, é importante poder contar com um aplicativo de disparo de e-mail marketing que assinala aquilo que estamos acertando e errando, com base em dados objetivos.

Há duas funcionalidades recomendáveis no âmbito da otimização do componente visual de um e-mail:

Heatmap (mapa de calor)

A aplicação de uma graduação de cores distingue as áreas mais clicáveis de um e-mail das menos clicáveis. Permite assim uma leitura intuitiva do sucesso do seu envio.

Eyetracking

Pode-se dizer que um bom vendedor é aquele capaz de se colocar na pele do consumidor. De modo a poder antecipar os seus desejos e preocupações. Esta funcionalidade é ideal nesse sentido, pois lhe permite ler um e-mail na perspectiva do consumidor. Poderá elaborar um e-mail marketing esteticamente atrativo e eficiente graças aos relatórios de Eyetracking. Nele, é atribuído um score em campos como a combinação das cores ou a utilização dos espaços. O propósito desta tecnologia é prever os movimentos do olhar e destacar os elementos que geram maior fixação.

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