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E-mail marketing e sms sazonal no Carnaval: como criar campanhas de vendas

Por: Andressa Gonçalves de Almeida

Publicitária formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, mestranda em Marketing pela Universidad Autônoma de Barcelona. Atualmente atua como Content Manager na empresa Mailify, em Barcelona.

As datas sazonais aquecem o mercado, e a chegada do Carnaval não somente movimenta as ruas e avenidas do país, mas também o e-commerce. Dentro desse contexto de marketing digital e sazonalidade, o e-mail marketing e o sms massivo são essenciais. Aprenda a criar campanhas efetivas para trazer mais vendas usando esses canais durante o período.

Mais que uma data festiva, o carnaval se tornou um período que alavanca as vendas em muitos setores do comércio, seja para as pequenas ou grandes empresas. Aprenda com dicas e exemplos, de como utilizar o e-mail marketing para aumentar suas vendas neste período.

Como construir campanhas de e-mail marketing e sms massivo para aumentar suas vendas no carnaval

Adeque sua comunicação ao período

Quando uma data sazonal se aproxima, o usuário espera receber comunicações relacionadas à ela. Por isso, ao enviar um e-mail ou sms é importante destacar isso. Indo desde o título do e-mail até a maneira que o seu design é construído. Isso aumenta a chance da sua comunicação ser mais relevante e chamar mais atenção do usuário para que ele compre um produto.

Por essas razões, durante o Carnaval use mais cores em suas campanhas. Utilize uma linguagem divertida para tornar o seu disparo de e-mail marketing mais relevante.

Automatize sua campanha de e-mail marketing para cada fase do Carnaval

Campanhas sazonais não acontecem somente em dias ou períodos exatos. Quando se trata de comunicá-las, é importante reservar um período anterior para falar delas. Dependendo da data, como no caso do carnaval, utilizar o período posterior também. Por isso, criar uma estratégia de campanha automatizada é uma maneira inteligente para comunicar a data sazonal de forma contínua, como se fosse uma conversa com o cliente — as chances de conversão aumentarão naturalmente.

O carnaval por exemplo pode ser dividido entre: Pré, durante e pós

Pré-Carnaval

Já no início do ano, automaticamente os bloquinhos de rua e algumas festas já começam a acontecer. Portanto, a data começa a ser comunicada. Quanto mais próxima ela está, mais forte o assunto fica. Aproveite para relacionar suas promoções à data de maneira mais intensa nas duas semanas antecedentes ao feriado.

Fale da proximidade da data em sua newsletter, indo desde o assunto até o layout. Relacione o seu produto ao tema: dessa forma, o usuário que já está animado para a chegada da data também se interessará mais pela sua comunicação.

Durante o Carnaval

Durante o feriado, os acessos aos e-mails ainda acontecem, mas com uma queda de acessos. Entretanto, o uso dos dispositivos móveis aumenta, pois muitas pessoas saem para viajar durante o feriado ou saem para festas — e as postagens em redes sociais são mais frequentes. Por isso, aproveite para mandar uma mensagem de sms informando de uma promoção relevante para o período ou apenas desejando um “bom Carnaval” para fortalecer o seu relacionamento.

Pós-Carnaval

Depois do feriado, a festa ainda não acabou de vez. Alguns blocos e shows acontecem até março, por exemplo, e muitas empresas aproveitam para fazer um período de saldão ou promoções dizendo que o Carnaval ainda não chegou ao fim. Assim, cria-se um gatilho para seguir em alta com as vendas fazendo o uso desse tema.

Como criar automatização para esse tipo de campanha

Para criar uma campanha automatizada, a fim de enviar o tipo ideal de comunicação em cada uma das 3 fases do Carnaval, o ideal é usar uma ferramenta de disparo de e-mail marketing e sms massivo que já integre os dois meios. Algumas delas permitem construir o layout dos e-mails de maneira fácil e simples, em um modelo de “arrastar e soltar”, além de agendar e automatizar o envio de cada tipo de comunicação.

Conclusão

Utilizar um período sazonal para realizar comunicações é essencial e alavanca as vendas. Para isso, é necessário adequar comunicação ao período, promocionar suas campanhas de maneira assertiva a cada uma de suas fases — como foi exemplificado no Carnaval — e utilizar uma ferramenta de automatização para deixar o processo mais simples.


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