E-mail marketing e sms sazonal no Carnaval: como criar campanhas de vendas

por Andressa Gonçalves de Almeida Sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020   Tempo de leitura: 5 minutos

As datas sazonais aquecem o mercado, e a chegada do Carnaval não somente movimenta as ruas e avenidas do país, mas também o e-commerce. Dentro desse contexto de marketing digital e sazonalidade, o e-mail marketing e o sms massivo são essenciais. Aprenda a criar campanhas efetivas para trazer mais vendas usando esses canais durante o período.

Mais que uma data festiva, o carnaval se tornou um período que alavanca as vendas em muitos setores do comércio, seja para as pequenas ou grandes empresas. Aprenda com dicas e exemplos, de como utilizar o e-mail marketing para aumentar suas vendas neste período.

Como construir campanhas de e-mail marketing e sms massivo para aumentar suas vendas no carnaval

Adeque sua comunicação ao período

Quando uma data sazonal se aproxima, o usuário espera receber comunicações relacionadas à ela. Por isso, ao enviar um e-mail ou sms é importante destacar isso. Indo desde o título do e-mail até a maneira que o seu design é construído. Isso aumenta a chance da sua comunicação ser mais relevante e chamar mais atenção do usuário para que ele compre um produto.

Por essas razões, durante o Carnaval use mais cores em suas campanhas. Utilize uma linguagem divertida para tornar o seu disparo de e-mail marketing mais relevante.

Automatize sua campanha de e-mail marketing para cada fase do Carnaval

Campanhas sazonais não acontecem somente em dias ou períodos exatos. Quando se trata de comunicá-las, é importante reservar um período anterior para falar delas. Dependendo da data, como no caso do carnaval, utilizar o período posterior também. Por isso, criar uma estratégia de campanha automatizada é uma maneira inteligente para comunicar a data sazonal de forma contínua, como se fosse uma conversa com o cliente — as chances de conversão aumentarão naturalmente.

O carnaval por exemplo pode ser dividido entre: Pré, durante e pós

Pré-Carnaval

Já no início do ano, automaticamente os bloquinhos de rua e algumas festas já começam a acontecer. Portanto, a data começa a ser comunicada. Quanto mais próxima ela está, mais forte o assunto fica. Aproveite para relacionar suas promoções à data de maneira mais intensa nas duas semanas antecedentes ao feriado.

Fale da proximidade da data em sua newsletter, indo desde o assunto até o layout. Relacione o seu produto ao tema: dessa forma, o usuário que já está animado para a chegada da data também se interessará mais pela sua comunicação.

Durante o Carnaval

Durante o feriado, os acessos aos e-mails ainda acontecem, mas com uma queda de acessos. Entretanto, o uso dos dispositivos móveis aumenta, pois muitas pessoas saem para viajar durante o feriado ou saem para festas — e as postagens em redes sociais são mais frequentes. Por isso, aproveite para mandar uma mensagem de sms informando de uma promoção relevante para o período ou apenas desejando um “bom Carnaval” para fortalecer o seu relacionamento.

Pós-Carnaval

Depois do feriado, a festa ainda não acabou de vez. Alguns blocos e shows acontecem até março, por exemplo, e muitas empresas aproveitam para fazer um período de saldão ou promoções dizendo que o Carnaval ainda não chegou ao fim. Assim, cria-se um gatilho para seguir em alta com as vendas fazendo o uso desse tema.

Como criar automatização para esse tipo de campanha

Para criar uma campanha automatizada, a fim de enviar o tipo ideal de comunicação em cada uma das 3 fases do Carnaval, o ideal é usar uma ferramenta de disparo de e-mail marketing e sms massivo que já integre os dois meios. Algumas delas permitem construir o layout dos e-mails de maneira fácil e simples, em um modelo de “arrastar e soltar”, além de agendar e automatizar o envio de cada tipo de comunicação.

Conclusão

Utilizar um período sazonal para realizar comunicações é essencial e alavanca as vendas. Para isso, é necessário adequar comunicação ao período, promocionar suas campanhas de maneira assertiva a cada uma de suas fases — como foi exemplificado no Carnaval — e utilizar uma ferramenta de automatização para deixar o processo mais simples.

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!

Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica? Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.