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Como vender mais investindo menos por meio do e-mail marketing

por Luiz Dias Quarta-feira, 16 de maio de 2018   Tempo de leitura: 6 minutos

Quando conectamos a meta de faturamento de um lojista online a um plano de ação, o primeiro indicador que observamos é o número de visitas necessárias para atingir o resultado. Um dos grandes desafios, talvez o principal para os lojistas, é atrair esta soma de visitantes.

Se não houver na administração de uma loja virtual conhecimento e qualidade, os métodos utilizados para conquistar clientes irremediavelmente serão pagos pelo clique. Não que investir em tráfego pago seja um problema em si. No entanto, é fundamental avaliar conscientemente a estratégia para que a dependência da aquisição dos visitantes PPC não seja uma constante, afetando fatalmente o lucro líquido da operação.

O e-mail marketing é uma fonte de tráfego muito negligenciada. Isso deve-se a uma suposta modernidade que se apresenta de uma maneira muito sedutora, principalmente por meio das mídias sociais. A ferramenta pode parecer ultrapassada. Alguns podem achar que o cliente, por ser jovem ou especializado, acessa mais as redes sociais do que o e-mail. Com a experiência que adquiri por mais de 11 anos de gestão e consultoria em e-commerce, posso dizer que e-mail marketing funciona.

Lojistas que não o utilizam ou que não a empregam da maneira correta faturavam em torno de apenas R$15 mil, R$20 mil ou R$30 mil. Ao utilizar o recurso de forma mais apropriada, alcançam resultados na casa de R$100 mil, R$200 mil e até R$500 mil em poucos meses. Tudo isso apenas com a utilização do e-mail marketing. O investimento é muito baixo e menor do que as outras soluções oferecidas no mercado.

Muitos pensam que gestão de e-mail marketing é somente criar uma peça e disparar para uma base. Ou seja, mensagens que você envia ao longo de um determinado período. Mas não é apenas isso. A gestão desse tipo de ferramenta deve levar em consideração uma série de processos que ajudam a ligar desde o tamanho da base até o faturamento propriamente dito.

O que precisa ser considerado

Em primeiro lugar, devemos considerar exatamente o tamanho do mailing, quantos e-mails o lojista tem em sua base. Em segundo lugar, é preciso pensar na quantidade de peças que serão enviadas para os contatos cadastrados. Em terceiro, levar em conta a quantidade de disparos necessários para atingir a meta. Outros pontos crucialmente importantes a serem considerados são a taxa de entrega, taxa de abertura e cliques.

Portanto, a gestão de e-mail marketing nada mais é que o conjunto de ações que incidem no tamanho da sua base e na quantidade de peças que você consegue disparar. Aliado a isso está sua taxa de entrega e percentual de e-mails abertos, bem como taxa de cliques que são os responsáveis por gerar a quantidade de visitas que determinada loja detém. A quantidade de visitas aliada à taxa de conversão visitas e ticket médio resultará no total em vendas.

 Este é o primeiro de uma série de artigos sobre como vender investindo menos através do e-mail marketing. Na sequência, vou abordar:

  • Técnicas avançadas para aumentar a sua base ativa de e-mails;
  • Dicas práticas de como aumentar sua taxa de abertura;
  • Método objetivo para aumentar a taxa de cliques;
  • Como desenvolver uma rotina agressiva de disparos de e-mails marketing.

 Espero vocês no próximo artigo.

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