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É hora de mudar o design do seu e-commerce!

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

Já faz algum tempo que você criou a página da sua loja? As operações funcionam corretamente até hoje ou tem deixado a desejar? Você sente que seu design já está ultrapassado? De tempos em tempos, precisamos parar e observar quão satisfatória está a nossa plataforma web. É provável que o layout já esteja cansativo e precisando de uma cara nova ou que alguns sistemas precisem ser atualizados para atender melhor aos clientes. Lembre-se, no universo online as mudanças são rápidas. É preciso estar atento para não ficar para traz!

Uma dificuldade facilmente percebida e que precisa ser resolvida com agilidade é o mau funcionamento do site. Se a página começa a apresentar mensagens de erro em uma seção de produtos, quando o cliente tenta se cadastrar ou fechar pedidos, por exemplo, é necessário que o sistema passe por consertos. A gravidade do problema é ainda maior caso o erro indique que algumas páginas não existem e os links estejam corrompidos. A chance do seu cliente voltar à sua página depois para uma nova tentativa ao invés de ir para o site concorrente é muito pequena.

Como bom empresário você acompanha o trabalho da concorrência. Acompanha, né?! Bom, se ao visitar o e-commerce de seus concorrentes você percebe que eles estão apresentando mais informações sobre os produtos, exibindo a mercadoria de forma criativa e com um design mais agradável é hora de repensar o seu. Sim, sua loja é sua marca e possui pontos fortes específicos. Mas, não se deixe levar por esse pensamento ao ver que seu adversário comercial teve uma boa ideia que pode lhe beneficiar. Adapte as inovações vistas em outros ambientes ao seu negócio. “Camarão que dorme, a onda leva”, não se esqueça!

Enquanto, algumas mudanças são decididas com base em necessidades claras e objetivas, outras são mais subjetivas, mas não deixam de pesar no resultado final do seu negócio. Quer um exemplo? Você tem um bom fluxo de visitas em sua loja e preços e condições de pagamento competitivas, mas sua taxa de conversão vem caindo cada vez mais. Já parou para pensar que talvez o layout da sua loja esteja antigo, que falte usabilidade ou não passe a confiança necessária para seu cliente fechar a compra?

Ou o bom movimento da sua loja tem diminuido?  Você não encontra nenhuma resposta “lógica” para isso. Os preços se mantém coerentes, não há feedbacks negativos que estejam afetando a confiabilidade do seu negócio ou problemas de operação no site. Atenção, um design defasado pode ser uma das causas para a queda de visitantes. Seu site é responsivo? Ou seja, adaptável para a infinidade de telas que seu cliente pode usar para acessar sua loja? Como você aparece na tela de tablet ou de um smartphone? Um visual desinteressante acaba com o desejo de compra do seu cliente,  assim como um design não-responsivo mata as chances de venda quando o consumidor utiliza dispositivos móveis. Adapte-se às novas exigências tecnológicas do mercado e atraia o visitante para todas as áreas da loja virtual.

E, por fim, a motivação mais forte para o redesign do seu e-commerce pode partir de dentro de sua empresa. Você e seus sócios decidiram mudar a missão ou visão da empresa? Mudaram a estratégia comercial, deixando de comercializar alguns produtos e priorizando novas opções? Você deseja atingir outro público? Todas as mudanças na “alma” da empresa precisam estar refletidas na vitrine do seu negócio: sua página na web. Seu consumidor precisa entender com quem você fala, porquê você fala e como fala. O redesign fará com que suas mensagens sejam transmitidas corretamente.

Não hesite em buscar ajuda especializada caso tenha percebido alguns desses sinais em seu e-commerce. Algumas inovações no layout e na programação são feitas por “capricho”, mas outras são necessárias para a manter e, por que não, aumentar o lucro da sua empresa. Fique atento!