E-commerces devem se preparar para investimentos de segurança antes da Black Friday

por Vincenzo Di Giorgio Segunda-feira, 13 de novembro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

A Associação Comercial de São Paulo divulgou que as estimativas apontam crescimento de 15% em vendas de Black Friday, em 2017, no Brasil. A previsão é que os varejistas vendam cerca de R$2,19 bilhões, apenas no e-commerce.
 
Apesar de boas previsões, as empresas, que apostam exclusivamente em serviços online, precisam estar atentas para o possível ataque de hackers aos seus sistemas.
 
Entre os principais pontos críticos na segurança dos sites, podemos citar a falha de programação. É necessário fazer as checagens de segurança para que não existam brechas em seu código e ocorra uma invasão no site.

Ou seja, se algum hacker tem acesso ao código, muitos problemas podem surgir a partir daí no e-commerce. Este ponto crítico vale para as lojas de todos os tamanhos. Contudo, as empresas maiores geralmente têm mais verba para investir em segurança da informação se comparadas às PMEs.
 
A Black Friday no Brasil ganha mais força a cada ano. A primeira aconteceu inteiramente online, em 28 de novembro de 2010, em mais 50 lojas online do varejo nacional. Para se ter uma ideia, o crescimento foi tanto que em 2016 as vendas chegaram à R$ 2,1 bilhões, mesmo com a forte crise que o país enfrentou.
 
Apesar de ter se popularizado também nas lojas físicas, o foco das compras durante a Black Friday ainda está nos e-commerces. Não só pela comodidade de receber o produto em casa, mas pelos descontos que acontecem no frete, pela possibilidade de descontos progressivos, isso é, quanto mais se compra, mais se leva, e pelos custos mais baixos, pois os empresários não precisarem arcar com gastos de uma loja física, como aluguel de espaço, luz e etc.
 
Entre os maiores problemas de segurança da informação que podemos citar neste ano é o ataque de ransomwares. As empresas precisam estar totalmente preparadas para este tipo de ataque. Mas, se você quer saber como os ransomwares devem atacar durante a Black Friday, é simples.

Pelo fato de ser um dos períodos de maior lucratividade do ano, quando as pessoas, inclusive, aproveitam a oportunidade de descontos para fazer compras de natal, os hackers sabem que a empresa jamais deixaria de pagar o resgate, geralmente via bitcoins, para manter o seu e-commerce ativo. Caso contrário, os prejuízos seriam muito grandes. 
 
Por mais que este investimento voltado para a segurança do seu e-commerce talvez não esteja no orçamento da sua empresa, a dica é garantir um sistema de segurança eficaz e evitar prejuízos gigantescos no período em que seu negócio pode ter mais lucro no ano.

O que é comum acontecer durante a Black Friday nos e-commerces é a invasão do site através de hackers, que podem causar danos de infraestrutura. Os invasores podem apagar informações, modificar os dados e até mesmo ter acesso aos pagamentos que são feitos pelos seus clientes.

Além do prejuízo que o CEO vai ter para blindar o site de ataques, ainda será necessário se preocupar com desvio de dinheiro para outras contas. E lembre-se: o seu cliente não tem culpa disso e você precisará fornecer o que foi pago por ele.

A falta de segurança também pode acarretar na instalação de malwares no servidor onde a loja está instalada e furtar informações confidenciais do banco de dados, não só da sua empresa, como também dos seus clientes.

Uma das formas mais importantes de se evitar as fraudes é adotar uma certificação digital, que vai garantir por meio de um canal de criptografia a autenticidade do site, além da privacidade e integridade dos dados de quem está visitando o seu e-commerce.

A Black Friday está chegando. Você já está com sua empresa protegida? Se não, é melhor aproveitar enquanto há tempo.

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