E-commerce x Marketplace: Qual o melhor?

por Thiago Sarraf Segunda-feira, 09 de dezembro de 2019   Tempo de leitura: 6 minutos

Como consultor, ouço muito sobre essa briga que é o marketplace versus a loja própria. Será que vale mais começar a vender no marketplace ou é melhor investir em loja própria?

A verdade é que essa guerra não tem sentido, pois quem sai perdendo é você mesmo. Antes de tudo, é preciso pensar em vendas e no que faz sentido para você e para o seu negócio.

Mas, vamos avaliar os pontos positivos do marketplace e do e-commerce e fazer uma comparação.

O que é bom no marketplace?

Quais são as vantagens de vender seu produto em marketplaces:

  • Audiência

Com uma audiência já estabelecida, essa é uma das grandes vantagens dos marketplaces. Assim, não há a preocupação de atrair audiência para o seu site, especialmente no começo.

  • Venda praticamente garantida

As chances de seu produto não ser vendido são baixas.

  • Alto Volume

Já existe um grande volume de visitantes do marketplace.

  • Confiança e credibilidade

Já estabelecido no mercado, não é preciso se preocupar tanto com estabelecer a confiança e a credibilidade dos consumidores para com o seu produto.

  • Sem verba de marketing

Não precisa gastar em divulgação da sua loja ou na divulgação do seu produto, o marketplace já tem audiência consolidada.

  • Sem taxa de pagamento

Não há a necessidade de negociar as taxas de pagamento também.

Marketplace é um tiro rápido, distribuição de oferta e começo rápido. Os maketplaces são ótimos para operações ágeis e sintetizadas, enxutas.

Existem vendedores dentro do marketplace que faturam, sozinhos, mais de 500 mil reais por mês. É um número legal, principalmente para quem trabalha sozinho, porém, o quanto você está sacrificando para isso?

Nas contas que fazemos no planejamento, esse faturamento já justifica até 6 funcionários para o funcionamento da loja.

Pontos positivos do e-commerce

Já o e-commerce tem a vantagem de conquistar o cliente e fazer a venda diversas outras vezes. Ou seja, é através do e-commerce que você fideliza seus clientes e cria laços com seus consumidores.

Seja através de atendimento, preço, oportunidades, produtos ou redes sociais, com a loja própria é possível criar esse laço com seu consumidor e criar um meio de comunicação direcionado.

Nos marketplaces, por exemplo, o consumidor entra procurando algo em específico e faz a compra daquele que tem o melhor preço ou melhores condições.

Quantas lojas você não sabe o endereço de cabeça e entra para ver alguma novidade, ou na necessidade, esse e-commerce é o primeiro que você acessa?

Afinal, qual é o melhor?

Para quem vai começar, costumo dizer que o trabalho vai ser o mesmo, independentemente da escolha. Então, por que já não abrir sua loja própria? O marketplace e o e-commerce tem suas vantagens e desvantagens individuais.

Porém, não significa que você não possa trabalhar com os dois. Os marketplaces são ótimos para começar as vendas e fazer com que seus produtos sejam conhecidos pelos consumidores.

Já o e-commerce, você fideliza e faz o cliente voltar a comprar direto com você. Pois, mesmo que você trabalhe bem com o marketplace, uma única mudança das regras deles e seu faturamento pode cair pela metade. Não há sentido em ser uma guerra, pois o único que perde é o próprio empreendedor.

Uma vez que todo o trabalho de pensar no planejamento do e-commerce, equipe, estoque, crescimento e faturamento já terá de ser feito, trabalhe também com um negócio próprio. Nada te impede de começar as vendas pelo marketplace ou mesmo usar as duas plataformas.

Não é questão de qual deles é melhor, é encontrar a maneira que funcione para o seu negócio prosperar. As ferramentas estão dispostas, então cabe ao empreendedor fazer uso delas.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

1 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Thiago, bom dia.
    Uma vez que se tem tanto marketplace como e-commerce, considerando a questão de “comissão” de cada site, posso praticar preços diferentes no Markeplace e e-commerce?

    Responder

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.