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Webshoppers: uma análise dos números do primeiro semestre

por Jefferson Costa Quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Chegando ao fim do ano, é preciso entender como nosso mercado e-commerce tem se comportado. Essa compreensão é importante para repensarmos vários aspectos para o planejamento de 2017. Mas também é possível entender para que tipo de ações (e qual público) podem ser direcionadas as suas campanhas de Black Friday e Natal.

Trata-se de dados internos de sua inteligência de preço, inteligência de performance ou mesmo plataforma, ERP ou integradores com marketplaces são dados que podem – se estruturados – fornecer um diagnóstico do cenário do seu negócio. Mas também é importante compreender como tem sido o comportamento do mercado.

Um bom referencial é o Webshoppers, pesquisa realizada pelo E-bit há cada 6 meses e que apresenta dados importantes sobre o mercado. O relatório é amplo e abrange vários aspectos, mas resolvemos apresentar aqui alguns itens com potencial de impactar a sua loja virtual ou o segmento ao qual você está inserido.

Caso queira ter acesso ao Webshoppers completo, basta acessar este link.

Você sabe quem são os consumidores online?

Naturalmente, você consegue identificar quem é o seu público, e esse dado pode variar dependendo da categoria de atuação de sua loja virtual. Mas, segundo o Webshoppers, atualmente as mulheres são maioria do público do e-commerce no Brasil, totalizando 51,87% dos e-consumidores. Já os homens são 48,13%.

Segundo o estudo, a maioria dos clientes de e-commerce no Brasil tem 35 anos ou mais:

• 8% – têm até 24 anos
• 23% – têm entre 25 e 34 anos
• 37% – têm entre 35 e 49 anos
• 32% – têm acima de 50 anos

A idade média do consumidor online é de 42,8 anos. Na última edição do relatório, com dados de 2015, a média era de 43 anos – embora tenha caído, a faixa etária ainda está muito próxima.

Onde residem os consumidores online?

O sudeste concentra a maioria deles: 63,8% de e-consumidores residem na região, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro, centros importantes economicamente e que, por isso, impulsionam as vendas.

Os consumidores de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul fazem com que a região sul seja a segunda, com 14,5%. Nordeste (12,5%), centro-oeste (6,6%) e norte (2,6) ocupam, respectivamente, as 3ª, 4ª e 5ª posições em relação à compra no e-commerce.

Renda e formas de pagamento

Quando entramos no mérito de renda, 34,70% possuem renda familiar menor do que três mil reais; 21,97% entre três e cinco mil reais; 16,51% entre cinco e oito mil reais. Ainda temos 19,24% com renda familiar superior a oito mil reais.

Com relação às formas de pagamentos, 42% dos clientes optam por realizar pagamentos à vista. 25,1% disseram escolher pelo pagamento em duas ou três vezes e 33% de e-consumidores preferem pagar a compra em parcelas de 4 a 15 vez (ou mais).

Destaque mobile

O share de mobile no e-commerce já chegou a 23%. Com relação às transações, o mobile já é responsável por 18,8%. Se levarmos em conta que o share em 2011 foi de apenas 0,3%, tivemos um incrível crescimento de 6.300%! Isso mostra que se sua loja ainda não possui estratégia para os smartphones, precisa correr. Essa plataforma só cresce.

Esses dados, cruzados com sua base, podem ajudar na tomada de decisão sobre público-alvo, precificação de produtos, regiões e faixas de preço que podem ser trabalhadas, por exemplo, em suas campanhas de frete.

Vale sempre lembrar que os números, se utilizados de forma estratégica, serão um norteador imprescindível para seu negócio e, com eles, os resultados tendem a ser mais estratégicos.

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