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Abri meu e-commerce, mas ele não está vendendo. O que eu faço?

por Henrique Rezende Quinta-feira, 12 de setembro de 2019   Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabia que em 2018 o faturamento nas lojas online passou de R$ 130 bilhões, segundo o WebshoppersMas onde sua loja estava que não viu parte dessa fatia no seu faturamento?

Muitos empreendedores têm investido no e-commerce como uma forma de começar um negócio ou alavancar sua loja física.Contratam uma plataforma gratuita e colocam seus produtos no ar. Alguns dias depois, se frustram por não terem faturado absolutamente nada.

Mas porque isso acontece? Porque seu e-commerce não vende? O que você precisa saber para vender? Atenção: não fórmula mágica, nem as tais das X dicas. Você precisa é do básico para começar bem o seu negócio!

Investimento

Todo negócio, seja uma loja física ou online, precisa de um investimento inicial. Mesmo no mundo online, com tantas ferramentas gratuitas, é importante ter essa preocupação. Lembre-se de que elas podem não ser a melhor opção para o seu caso.

Além disso, você vai precisar de um bom estoquede produtos. O e-consumidor precisa saber que aquilo que ele está comprando realmente existe. Pode parecer bobagem, mas ainda existe muita fraude no mundo online.

Não se pode ignorar, também, a necessidade de investimento em mídia. Para começar, você precisa que as pessoas conheçam a sua marca, saibam que sua loja “está aberta” e que você agora está de braços abertos para recebê-los.

Plataforma de e-commerce

A plataforma de e-commerce é o esqueleto do seu negócio. Ela que vai fornecer os braços e as pernas para sua estratégia dar certo.

No início, as plataformas de e-commerce gratuitas parecem a melhor opção. Masseráque vão entregar funcionalidades essenciais para o crescimento da sua loja?

Vale a pena estudar as opções e investir, mesmo que algo em torno de R$ 500 reais mensais para ter uma plataforma que vai entregar mais opções de customização e funcionalidades.

Leia também: Loja 4.0: como definir estratégia de venda online com ajuda da loja física

Se nesse momento contratar um terceiro é um investimento alto, procure plataformas que dão liberdade e auxílio na implantação. Plataformas como Uol Host, Nuvem Shop, Xtech e Loja Integradadão essa opção.

Mas se conseguir começar com algo melhor, vale investir em plataformas como JET, Vtex e Rakuten que irão dar mais liberdade na criação do layout e funcionalidades para operar.

Estratégia

Um dos principais problemas que vejo hoje em algumas empresas que estão começando online é a falta de estratégia. Não basta colocar a loja no ar sem pensar no restante do projeto.

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Você vai precisar de logística, pagamento, mídia, atendimento, preço e valor. Esses são pontos que muitos têm esquecido na hora de começar. Não se pode construir o barco enquanto está navegando. Planeje, execute, corrija a rota se necessário e venda!

Marketing e gestão

O seu consumidor precisa saber que sua loja está no ar. Mas quando ele chegar vai precisar ser bem recebido, atendido e se sentir seguro.

Invista em SEO, SEM, inbound, mas garanta que quando seu consumidor visitar sua loja ele possa ver o que procura. Mostre a ele que sua loja é segura. Certificados de segurança e selos de autenticidade são importantes nessa hora, mostre que as informações dele estão seguras com você.

Trabalhe bem o layout da loja, lembre-se de que o primeiro contato do usuário com a sua marca hoje é mobile. A sua loja é responsiva?

Experiência

A experiência que o consumidor vai ter com a sua marca define se ele volta ou não a comprar na sua loja. As pessoas hoje querem se sentir únicas, ser tratadas como “o melhor cliente”, independentemente de quanto elas gastem.

Use ações para fechar a primeira compra. Forneça um desconto, presente de aniversário, brinde por simplesmente ele ser seu cliente.

O consumidor hoje busca por um produto, mas a experiência com a marca e o produto vai definir se ele será um cliente.

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