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E-commerce: um mercado em movimento para empreendedores em transformação

por Mayra Gianoni Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022   Tempo de leitura: 9 minutos

A agilidade sempre foi um ponto forte do e-commerce. Afinal, quem não ama comprar um produto no conforto de sua casa e recebê-lo no dia seguinte ou até no mesmo dia? A conveniência e a praticidade desse modelo acabaram conquistando os brasileiros.

A chegada desses novos consumidores, somada aos que já estavam acostumados com as compras online, fez com que o e-commerce brasileiro batesse novos recordes de vendas no último ano. De acordo com a 44ª edição do Webshoppers, divulgado pela Ebit, foram realizados cerca de 100 milhões de pedidos online apenas no primeiro semestre de 2021, o que resultou em um faturamento de R$53,4 bilhões.

Os resultados reforçam o potencial desse mercado! Mas a verdade é que, por trás desses números, existem mais do que as vendas. Esses resultados são decorrentes de diversas análises, ajustes nos processos e muitas adaptações. Porque se tem algo que o último ano nos mostrou é que o varejo online é um mercado em constante movimento.

Na onda da transformação digital

A chegada da pandemia deixou claro como nossos hábitos podem mudar rapidamente e como o mercado pode se adaptar de forma acelerada a essas novas necessidades.

A partir do momento em que as pessoas passaram a ficar mais tempo dentro de suas casas, os lojistas que já estavam inseridos no digital, ou que logo se adequaram a esses canais, acabaram saindo na frente.

Dentro do e-commerce, esse cenário de mudanças e adaptações também acontece. E, no final, se destaca aquele que está atento às tendências e se adequa antes que algumas ações se tornem ultrapassadas.

Porém, antes de testar e adaptar o seu negócio, você deve fazer uma forte pesquisa de mercado para entender o que pode ser aprimorado e como isso pode ser colocado em prática. E com as ferramentas e os canais certos, você consegue realizar esse processo de forma eficaz e com mais agilidade.

Do teste à estratégia ideal de vendas

Você já sabe o que quer testar? Então, o próximo passo é encontrar o canal ideal para realizar esses experimentos, e os marketplaces podem ser uma excelente ferramenta de teste e validação.

Como os marketplaces já oferecem uma plataforma pronta para as vendas e, em sua maioria, sem cobrar um investimento inicial, os custos que você tem ficam atrelados apenas aos pedidos aprovados, ou seja, você corre menos riscos.

Além disso, muitas vezes, esses canais oferecem funcionalidades que facilitam essas análises. Em alguns deles, os parceiros podem acompanhar diversos insights, tendências dos consumidores e até os itens campeões de venda em todos os sites vinculados ao marketplace. São dados que podem fazer toda a diferença nesse momento!

Você pode testar o desempenho de novos produtos e até diversificar o seu sortimento com itens de categorias diferentes daquelas com que você já trabalha. Com os resultados, você consegue ver exatamente o que funciona e pode expandir o seu estoque de forma mais assertiva, tornando o seu negócio muito mais estratégico.

Use metodologias ao seu favor

Adaptar-se às tendências e colocar novas estratégias em prática de forma ágil e eficiente são essenciais. E, para garantir isso, você pode utilizar diferentes metodologias para facilitar as suas ações.

Por exemplo, você já ouviu falar em MVP? O foco desse conceito é lançar um produto o mais rápido possível, mas de forma bem simples, atendendo aos padrões mínimos de qualidade. Assim, você ganha espaço no mercado e aos poucos vai aprimorando a ideia inicial.

A aplicação do MVP pode envolver a sua operação no marketplace, até um projeto menor ou uma feature específica. O foco é ganhar a velocidade que a tecnologia exige para se adaptar às mudanças e não perder o timing.

Desenvolver um bom plano de ação antes de qualquer mudança é um passo bem importante, e ferramentas como o 5W2H – que desenvolve um checklist com sete pontos essenciais que devem ser concretizados em determinado plano 0, te ajudam a criar isso de forma bem objetiva.

Para visualizar de forma clara todos os passos necessários para esse lançamento, você também pode desenvolver um roadmap, que nada mais é do que um guia ou mapa que te mostra todos os caminhos pelos quais você deve passar para alcançar seus objetivos.

Já metodologias como o Kaizen ou o Ciclo PDCA – sigla em inglês que significa: Planejar (Plan), Fazer (Do), Verificar (Check) e Agir (Act) -, que focam na melhoria contínua de operações ou processos, podem ser fortes aliadas do seu crescimento e desenvolvimento no mercado, uma vez que elas melhoram a gestão do negócio, aumentando a sua produtividade e mantendo o seu negócio em constante evolução.

Busque sempre evoluir

Nós sabemos muito bem que vender online vai além de entregar os produtos aos clientes. E esses processos dos bastidores impactam diretamente a experiência de compra que a sua loja oferece e sua velocidade para gerir e expandir o negócio. Sendo assim, é preciso estar sempre atento às novidades do mercado para atualizar a sua operação.

Busque conteúdos sobre vendas, pesquise, estude e adapte a suas atividades sempre! Dessa forma, você mantém a sua marca sempre atualizada e faz com que o seu negócio esteja em constante evolução.

Hoje, algumas plataformas de marketplace também oferecem conteúdos e ferramentas de capacitação com treinamentos e aulas para impulsionar suas vendas e simplificar a gestão do seu negócio.

O que não falta são oportunidades para prosperar no e-commerce. Basta ficar atento às tendências e às novidades do cenário, agir rápido e estrategicamente, conciliando isso com as suas expectativas para o futuro! Espero que essas dicas impulsionem o potencial do seu negócio em 2022 (e depois também). Até a próxima!

Leia também: Oportunidades no e-commerce em 2022 

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